TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas

Por:   •  6/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.184 Palavras (9 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 9

Sumario

Introdução

Devido á mudanças e a globalização mundial acompanhamos a nova era do ramo de RH dentro das organizações.

As empresas necessitam agora de lidar com as pessoas com mais cuidado e analisar cada individuo de maneira especifica.

Neste trabalho tomamos conhecimento da importância da gestão de pessoas dentro das organizações e qual os desafios que as empresas devem enfrentar para incentivar e manter seus colaboradores.

Etapa 1 passo 2

Vantagens

Agregar e aplicar pessoas:

Processo de inclusão de novas pessoas na empresa, inclusão de recrutamento e seleção.

O processo irá melhor definir as atividades que as pessoas irão realizar na empresa. Exemplo analise organizacional, desenho de cargo e avaliação de desempenho.

Recompensar e desenvolver pessoas:

Processos de incentivo podendo ser em forma de remuneração, benéficos ou serviços sociais.

Capacitação profissional e pessoal, treinamento e desenvolvimento e programas de carreiras.

Manter e monitorar pessoas:

Criação de ambiente satisfatório para realização das atividades, clima, disciplina segurança e qualidade no trabalho.

Controlar atividades desenvolvidas e acompanhamento de resultados

Dessa maneira fica alinhado o processo de posições, ajuda a tomada de decisões e organiza a companhia, diminui os riscos de descumprimento de regras.

Com a implantação da gestão de pessoas o empresário tem a garantia de conhecer o fluxo do trabalho desenvolvido.

Terá controle dos processos do negocio e poderá assim tomar as melhores decisões dentro da organização, já que estará á par das posições, tarefas e funções da companhia.

Etapa 1 passo 3

Após analise identificamos que a gráfica Impress cresceu rapidamente pelo fato do atendimento concedido pela equipe ser diferenciado.

Para evitar que os problemas aumentem a empresa deve contratar um gestor de RH que seja responsável pela implantação de um planejamento estratégico que vise dar um norte a organização, que no momento passa por problemas devido á falta de conhecimento do Sr. Pedro.

Com a implantação do planejamento estratégico haverá uma melhor analise dos pontos críticos  para que a partir daí seja realizado um plano de ação, com o levantamento das informações  a gestor terá a analise dos que há de negativo e positivo na empresa.

Desse modo poderão dar aos colaboradores o devido treinamento, poderão realizar programas de incentivos  e garantindo  a boa eficiência do trabalhos.

A empresa precisa aumentar o quadro de funcionários e para isso deve contar com o planejamento estratégico, que irá possibilitar assertividade nas novas contratações e voltar á garantir a  qualidade no atendimento, atendimento  este que os está levando a ter problemas, já que a não conseguem atingir os antigos níveis de pontualidade e as reclamações estão se elevando e  prejudicam os clientes.

Com o programa o gestor será responsável por desenvolver as habilidades de cada funcionário, tornando melhor o ambiente de trabalho, empresas precisam além de remunerar incentivar os trabalhadores, quando os estimulam e os recompensam trazem segurança para os mesmos.

O que se vê é que os funcionários estão desmotivados, sobrecarregados com isso não tem bom desempenho, sendo assim, não atingem os resultados é preciso motivá-los e reconhecê-los.

Um programa de incentivo seria o que melhor se adequaria, pois motivado ele pode ser levado a eficiência, quando o funcionário enxerga seu valor a empresa ele como retorno do reconhecimento dá o seu melhor e são direcionados para alta performance.

Ao que ver que quando se dedica em fazer seu melhor será recompensado com prêmios, bônus e promoções ele passa a valorizar seu trabalho. Se tudo isso se alinhar com treinamentos o funcionário terá melhor conhecimento e habilidade para desenvolver sua função gerando um ótimo resultado, as pessoas que são abertas a mudanças contribuem para melhor qualidade nos serviços que são prestados.

A empresa precisa através de a gestão ter sua missão, visão e valores bem definidas para que assim possam agir e orientar melhor seus colaboradores.

A gestão de pessoas tem como objetivo desenvolver e envolver pessoas, valorizar os profissionais, buscando sempre colaborar para o crescimento da organização, sendo por parcerias e interação dos funcionários, o setor cria uma relação positiva já que as atribuições passam a ser claras, a motivação será parte da rotina e o agente transformador das carreiras.

Os colaboradores passam a ter mais postura por estarem melhores orientados, o  planejamento é capaz de tornar a empresa até mesmo mais competitiva por melhor capacitar os funcionários, já que também é responsável por mudanças e transformações que se adéquam ao mercado. Através dessa implantação a empresa passa a ter a confiança dos funcionários, se torna aberta, receptiva, proporciona estrutura e segurança e melhora o ambiente de trabalho.

Sugestão de Missão, Visão e Valores para gráfica Impress

Missão: Oferecer materiais de impressão com qualidade e rapidez para nossos clientes.

Visão: Facilitar a comunicação entre empresas e as pessoas com qualidade e excelência.

Valores: Agilidade e qualidade nos serviços prestados, nos preocupando com a opinião do cliente.

Etapa 1 passo 4

Conforme visto a Gráfica Impress possui uma ampla área de trabalho que possibilita a contratação de novos colaboradores, e tratando da parte administrativa foi detectada a falta de um profissional responsável pela área de recursos humanos o que é extremamente necessário para futuras contratações, treinamentos, planejamentos e enfim, as melhorias da empresa no quesito reconhecimento e continuidade em seu trabalho de qualidade.

Em suas futuras contratações a empresa deverá fazer um planejamento estratégico onde constarão benefícios básicos aos quais ela pode arcar sem prejudicar seu orçamento juntamente com os benefícios obrigatórios previstos pela CLT, sendo assim que atrairá os colaboradores como, plano de saúde, vale alimentação, pois a refeição será disponibilizada no refeitório que a Gráfica Impress possui em sua nova sede, um plano de carreira para aqueles que se empenham em seu crescimento buscando o aprendizado de modo teórico e pratico o que levará ao crescimento da gráfica. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (86.1 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com