TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas

Por:   •  8/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.037 Palavras (9 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

O objetivo do estágio na área de Gestão de Pessoas é conhecer e organizar as ferramentas de trabalho tais como relatórios e controles, que serão utilizados como recursos de acompanhamento na execução dos planos, servindo para uma tomada de decisões da organização como um todo. As rotinas do setor pessoal é o primeiro passo para entender como essa área funciona dentro da empresa, por essa razão vamos estudar os conceitos de gestão e as atividades exercidas no cotidiano do departamento de pessoal.

A Gestão de Pessoas é de suma importância par qualquer empresa e deve tratar os funcionários como parceiros, pois eles contribuem com seus conhecimentos, capacidades e habilidades, assim como trata os fornecedores e os clientes. Segundo Chiavenato (1999), a gestão de pessoas é contingencial e situacional, pois dependem de vários aspectos como a estrutura organizacional adotada, a cultura que existe em cada organização, as características do contexto ambiental, o negócio da empresa, os processos internos e outras variáveis importantes. 

1.         CARCTERIZAÇÃO DA EMPRESA E ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO

  1. Características da empresa

A Padaria e Mini Mercado Figueiredo é uma empresa na condição micro empreendedora individual, as atividades foram iniciadas em 25 de janeiro de 2011, fica situada à Rua Ângelo Pastor, 20 – bairro regalinho – Araci-Ba, é uma empresa que tem a fabricação própria de diversos tipos de pães, na parte comercial trabalha com gêneros alimentícios, mat. de limpeza, laticínios, frios, entre outros. Esse ramo de atividade tem o preço da matéria prima instável devido à alta e baixa cotação da farinha de trigo, quanto ao restante das mercadorias são adquiridos através de grandes revendedores e representações, atendendo a todos com presteza e bons preços, para que os clientes tenham mais uma opção de compra na própria comunidade.

A parte organizacional da empresa é dividida por setores, parte interna onde fica a administração que controla a parte financeira, setor pessoal e a área de produção de pães, na parte externa fica a comercialização dos pães e demais mercadorias de outros segmentos de supermercado, o início de suas atividades buscou trazer progresso e desenvolvimento para o município, gerando emprego e economia, fabricando produtos de qualidade para vendas a clientes e revendas para outros comerciantes.

Cada setor é equipado adequadamente com suas ferramentas de trabalho: parte da produção de pães tem forno, cilindro, amassador, batedeira, entre outros; parte de atendimento e comercialização tem balcão para pães e refrigerado, freezer, caixa informatizado, entre outros; parte administrativa tem uma sala com mesas, cadeiras, computadores, arquivos, armário, entre outros. Por se tratar de uma micro- empresa a gerente administrativa organiza e executa a parte dos controles internos onde está inserido a área de gestão de pessoas da organização.

1.2        Conceitos de Gestão de Pessoas  

O contexto da gestão de pessoas é formado por pessoas e organizações. As pessoas passam boa parte de suas vidas trabalhando dentro das organizações. De um lado, o trabalho toma considerável tempo das vidas e dos esforços das pessoas, que dele dependem para sua subsistência e sucesso pessoal. Separar o trabalho da existência das pessoas é muito difícil, senão quase impossível, diante da importância e do impacto que o trabalho nelas provoca. Assim, as pessoas dependem das organizações nas quais trabalham para atingir seus objetivos pessoais e individuais. Crescer na vida e ser bem-sucedido quase sempre significa crescer dentro das organizações. De outro lado, as organizações dependem direta e irremediavelmente das pessoas para operar, produzir seus bens e serviços, atender seus clientes, competir nos mercados e atingir seus objetivos globais e estratégicos. Na verdade, cada uma das partes depende da outra. Uma relação de mútua dependência na qual há benefícios recíprocos.

Mais do que buscar uma definição conceitual, faz-se necessário o alcance de um maior entendimento do papel das competências em uma organização.  Dependendo da forma como é feita a gestão das competências, essas podem favorecer a aquisição de vantagens competitivas, contribuindo para diferenciar a organização de suas concorrentes ou gerar rigidez. A segunda possibilidade, indesejável, ocorre quando a organização adquire um determinado conjunto de competências e se acomoda por possuí-las, esquecendo-se que somente o aprimoramento contínuo poderá garantir a consolidação das vantagens conquistadas.


2.        CARCTERISTICAS DAS ÁREAS E ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

2.1        Gestão Estratégica de Pessoas 

A Gestão Estratégica de Pessoas e a estratégia da organização se influenciam reciprocamente em várias dimensões. De acordo com DUTRA (2002), a estratégia da organização é determinada em função da forma como esta deseja atuar no ambiente e do seu patrimônio de conhecimento, que está em constante desenvolvimento, à ação consciente das pessoas é um grande diferencial competitivo na estratégia organizacional, para que o Recurso Humano estratégico funcione com êxito.

Dutra (2002) menciona que a Gestão Estratégica de Pessoas está relacionada à clareza por parte da empresa sobre o que ela espera das pessoas. Essa relação requer maior efetividade nos seguintes aspectos de conhecimento de desempenho dos funcionários, aumentos ou redução de quadros de pessoal em função do ambiente externo à organização, conhecer o posicionamento em relação ao mercado de trabalho em geral, com quem compete por profissionais, quais seus maiores atrativos, pontos fracos, qual o perfil exigido, pois a adequação entre a estratégia e a estrutura tem sido questionada. Sendo assim, estabelecer estratégias permite otimizar as diretrizes e os recursos para o atendimento dos objetivos organizacionais.

2.2        Planejamento de Recursos Humanos

O Planejamento de Recursos Humanos é importante para a empresa, pois é através dele que conseguimos prever as necessidades futuras de mão de obra e conseqüentemente a realização de recrutamento e seleção de candidatos, além de estabelecer metas e objetivos a ser alcançados na área de RH, este setor estará agregado ao planejamento estratégico da empresa, assim como o planejamento financeiro,o planejamento de marketing e outras áreas.

Podemos definir o Planejamento de R.H como o processo de gestão que identifica as necessidades de recursos humanos na empresa e conseqüentemente realiza o desenvolvimento de programas, políticas e sistemas que satisfaçam essas necessidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (214.1 Kb)   docx (87.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com