TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas I

Por:   •  10/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  999 Palavras (4 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 4

Leia com atenção os enunciados e responda as questões a seguir.

Estudamos que a gestão de pessoas tem como um de seus principais objetivos a busca da parceria entre empresa e pessoas. Assim, as pessoas dependem das organizações para alcançarem seus objetivos e, por sua vez, as organizações também precisam das pessoas para crescer e terem sucesso, em uma espécie de dependência mútua.

O grande desafio é mudar o ambiente organizacional, de um sistema de confronto para um sistema de parceria.

1- Em face destes objetivos e expectativas de ambas as partes, o ideal e que haja uma parceria entre o colaborador e a empresa, dentro de uma relação ganha-ganha. Ou seja, ganham os colaboradores na medida em que, gradativamente, possam alcançar seus objetivos e as organizações da mesma forma.

Diante disso, analise o case abaixo e levante pelos menos 2 estratégias aplicáveis que sejam possíveis para que ambos (colaborador e organização) experimentam a relação ganha-ganha. (3,0 pontos)

As duas formas de resolver este problema que eu proponho são:

Redução na carga-horaria do funcionário que aceitar trabalhar no período noturno de 10 horas para 6 horas, trabalhando num período de 16:00 às 23:00 para a partir das 23:00 trabalhar sobreaviso, o que não força os outros três funcionários e assim podendo expandir o horário evitando tantos chamados de sobreaviso, sem obrigar o funcionário a trabalhar por um período prolongado.

A outra estratégia seria dividir os turnos entre os três técnicos, fazendo que um trabalhe das 8:00 às 13:00, o outro das 13:00 até às 18:00 e o ultimo trabalharia das 18:00 até às 23:00. O restante dos chamados seria sobreaviso. Porem está ultima opção pode prejudicar a agilidade do setor por que sempre existe apenas um técnico para cuidar das varias cidades.

Mas é claro que a melhor opção seria dependente da aceitação dos funcionários e de analise da demanda do setor durante as horas do dia, em média.

2- Em relação aos estudos realizados sobre empregabilidade, assista ao vídeo "O fim do emprego e o empreendedorismo", disponível em: http://br.youtube.com/watch?v=BB1ZwCVueco.

Depois faça uma pesquisa em reportagens, artigos, case sobre empregabilidade, em relação aos aspectos como: perfil do empreendedor, vantagens, oportunidades.

Alguns repositórios que podem ser utilizados para sua pesquisa:

http://www.ludwig.com.br

http://revver.com/video/862560/entrevista-empregabilidade-mario-persona/ (o site revver.com não existe desde dezembro de 2008)

A partir do vídeo e pautando-se em sua pesquisa, escreva um texto de 10 a 15 linhas, levantando no mínimo 4 aspectos fundamentais para conquistarmos uma postura empreendedora dentro do atual mercado de trabalho. (3,0 pontos)

Orientações:

* Realize leituras de artigos ou outro material externo ao livro didático.

* Os textos motivadores não devem ser copiados;

* O texto deve ser escrito de forma fundamentada;

* Linguagem coesa e coerente;

* Cite as fontes da pesquisa;

* Acesse o PDF do livro didático: Trabalhos acadêmicos na Unisul: http://www.unisul.br/content/site/biblioteca/apresentacaografica.cfm) e veja como realizar citações e referências.

De acordo com Waldez Ludwing no vídeo, “O fim do emprego e o empreendedorismo” o emprego está diminuindo e as principais empresas geradoras de empregos são as pequenas empresas. Pois as empresas estão investindo em novas tecnologias para ocuparem o espaço dos trabalhadores.

Assim a única opção que resta ao empregados é se atualizar, buscar novas alternativas, novas tecnologias, ou mesmo virar um empreendedor.

Para ser um empreendedor tem que ter postura de Liderança é necessário um ambiente em que a parceria seja mutua, empregado versos patrão. Além desta relação o empreendedor precisa ter o conhecimento, administrativo, e do próprio processo produtivo da empresa, comercial, industrial ou de base.

Mas este conhecimento não é ensinado nas escolas, a atual situação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (50.2 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com