TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas - Liderança

Por:   •  10/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.097 Palavras (9 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 9

        MATRIZ DE ATIVIDADE INDIVIDUAL

Disciplina: Gestão de Pessoas

Módulo: 0121-1

Aluno: Cristiano Veloso Ferreira

Turma: 9

Introdução

Na era atual que estamos, classificada como "Era do Conhecimento", na maioria das vezes, os profissionais que exercem cargo de liderança devem ter uma visão global, conhecer as pessoas, os processos das equipes, a cultura organizacional e o modo como os processos interagem entre si, permitindo maior grau de liberdade para que as pessoas desenvolvam suas atividades assumindo desafios e participando das tomadas de decisões. Com isto, os colaboradores terão consciência de seu papel dentro da organização e das responsabilidades que assumirão, fazendo com que se comprometam e se dediquem cada vez mais com os processos e metas estabelecidas.

Sendo assim, podemos verificar que existem vários tipos de liderança e por isso é importante entender estes tipos e como eles poderão beneficiar ou prejudicar a empresa. Assim fica máis fácil de lidar com as dúvidas e desafios do dia a dia e de forma estratégica compreender a melhor forma de aproveitar ao máximo as características de cada tipo. Abaixo, iremos destacar três tipos de liderança, saão eles Liderança Situacional, Liderança Adaptativa e Liderança Vuca, suas principais características, vantagens e desvantagens deste tipo de líder e os estilos de liderança mais frequentes no ambiente organizacional.

Desenvolvimento – análise de diferentes perfis de liderança

Liderança Situacional

Vamos iniciar nosso desenvolvimento destacando as características da Liderança Situacional, ela foi desenvolvida no ano de 1969 por Paul Hersey e Ken Blanchard e neste tipo de liderança, a principal característica consiste em adaptar a forma de liderar conforme o contexto em que a equipe se encontra e os profissionais que a compõe. De acordo com essa teoria, não há um estilo de liderança melhor que o outro, tudo depende da situação que se enfrenta e das pessoas com as quais está lidando, sendo que o gestor deve ser flexível e se adaptar ao cenário em que está inserido.

Há quatro estilos de liderança que coforme liderança situacional podem ser desempenhadas de acordo com a situação enfrentada, são elas:

E1 - Direção: Dentre os quatro estilos, é onde o subordinado tem menos autonomia, as atividades são todas supervisionadas até que o subordinado tenha mais capacidade.

E2 - Orientação: Neste estilo, o líder ainda acompanha constantemente porém estimulando a execução das tarefas através de apoio e sugestões aos subordinados. Aqui ainda a palavra final é do gestor e ele tem grande participação para que a equipe se sinta motivada e contribua com idéias.

E3 - Apoio: Neste estilo o líder já não há uma necessidade constante de supervisão ao subordinado. Importantíssimo neste nível que o líder seja um facilitador, incentivador e que analise as diferentes idéias e perspectivas que possam surgir enriquecendo assim os processos de forma colaborativa.

E4 - Autonomia: Neste momento o líder já determina ao subordinados tomadas de decisões e realizações de atividades, a equipe deve se tornar autônoma para tomar a maior parte das decisões e assumir as responsabilidades pelas consequências. Aqui o lider tem liberdade para delegar atuando basicamente para manter a organização do trabalho.

As desvantagens desse tipo se afloram quando há necessidade da liderança ainda centralizada, isso sobrecarrega o gestor tornando o processo mais lento devido a necessidade de supervisão constante, isso dificulta um pouco a inovação e pode trazer insatisfação aos subordinados.

As vantagens são em relação as equipes com pessoas mais capacitadas que acabam por colaborar com o líder e com o passar do tempo e reconhecimento das capacidades da equipe o líder passa a ter uma equipe mais autônoma, formada por profissionais que colaboram com idéias, são ágeis na execução de tarefas e tomada de decisões e são capazes de manter seu trabalho mesmo na ausência do líder.

Liderança Adaptativa

Falando agora sobre nosso segundo tipo de liderança, vamos destacar as definições, vantagens e desvantagens da Liderança Adaptativa. O conceito deste tipo de liderança foi criado pelo professor da Harvard University Ronald Heifetz. No conceito, ele deixa claro que liderar de forma adaptativa requer, essencialmente, pensar de maneira experimental em vez de dizer "eu tenho as respostas". Para Heifetz "o líder adaptativo não hesitará em desviar-se do planejado quando perceber que a realidade não é como ele antecipou e faz isso sempre que necessário", enfatiza. Para explicar a teoria da liderança adaptativa, Heifetz gosta de lembrar que o DNA do ser humano só tem 1% de mudança em relação ao do chimpanzé, o restante é tudo igual.

Neste tipo de liderança, a intenção é preparar melhor os gestores, o líder não apenas guia e aponta direções, mas é capaz de fazer um diagnóstico preciso e identificar problemas que não são meramente técnicos, mas também adaptativos. Dentre as ações baseadas neste conceito, iremos destacar cinco delas com suas vantagens e desvantagens que acreditamos ser importantes para a aplicabilidade da mesma.

A primera é o Diagnóstico. Aqui a intenção é identificar corretamente o problema, que pode ser algo meramente técnico ou um problema adaptativo. Sendo técnico será necessário a detecção se o problema se refere a infraestrutura, sistema ou algum mal funcionamento tecnológico, estas falhas tratam de falhas puramente técnicas e podem ser resolvidas de forma pontual com o auxílio de um especialista. Já problemas adaptativos podem envolver mudanças na cultura da organização, nos valores e nas competências. Sendo assim com certeza trata-se de um problema mais difícil de resolver pois envolve mudanças internas na organização que podem ser significativas, tirando pessoas da sua zona de conforto e gerando conflitos.

A segunda é a Exposição do Desafio.  Assim que o líder conseguir identificar os problemas ou erros que estão acontecendo será necessário comunicar a organização e seus colaboradores o desafio a ser enfrentado. Para isso o líder precisa deixar claro o objetivo e qual o resultado a ser alcançado, buscando obter as informações corretas e entender nas entrelinhas quais fatores podem gerar resistência a mudança. Neste mesmo empenho, o lider deve ter empatia ao lidar com sua equipe aumentando assim seu engajamento.

A terceira ação citada é a Mobilização das Pessoas. Para solucionar problemas adaptativos também é necessário inspirar e engajar a equipe, fazendo com que assumam suas responsabilidades, enfrentem as mudanças necessárias e saibam lidar com as dificuldades. O líder precisa estar atento para ser flexível quando necessário, encarando e resolvendo os conflitos.

Na quarta ação, devemosRegular o Nível de Conflito. É comum para um bom líder, ser visto como um porto seguro, aquele que aponta as melhores direções protegendo sua equipe.Esta visão da equipe alinhada a uma autoridade é muito útil quando se tem um problema técnico mas com desafios adaptativos se o líder não tiver a capacidade de gerir a pressão da situação, dos conflitos, das mudanças, tudo pode dar errado, o ideal é administrar bem a situação para que a adaptação seja tranquila.

E finalmente, a quinta ação que é Consolidar e Institucionalizar. Após os embates e a mobilização da equipe para gerir bem os conflitos, este é o momento de consolidar as mudanças, institucionalizar as mesmas cristalizando-as em novas rotinas e processos mais eficientes e necessários a organização. Todo um trabalho como esse se não for consolidado tem o risco de ser descontinuado.

Liderança VUCA

No nosso terceiro tipo de liderança, vamos falar da Liderança VUCA,que provém do termo em inglês Volatility, Uncertainty, Complexity, Ambiguity, que em português seria Volatilidade, Incerteza, Complexibilidade e Ambiguidade (VICA). Trata-se de adjetivos que podem afetar diretamente a maioria das organizações e seus colaboradores e comprometer seus planos, decisões e gestão. Este conceito foi apresentado pela primeira vez pelo United States Army War College com a intenção de descrever as condições resultantes da Guerra Fria, na década de 90.

Para entendermos melhor sobre as características do Mundo VUCA, destacamos abaixo alguns conceitos que devem ser considerados para utilizar este tipo na sua organização.

Volatilidade (Volatily)

Neste conceito a principal característica se refere a velocidade, as rápidas mudanças que ocorrem no nosso cotidiano. As mudanças são tão rápidas que nem sempre estamos preparados ou atualizados com as novas informações e tendências que chegam em tempo real. Assim, esteconceito nos leva e pensar melhor e encontrar um propósito e fluides para que as organizações e seus líderes saibam como agir e definir qual a melhor direção a seguir, de acordo com o alinhamento de um propósito trazendo resultados positivos em relação a toda estratégia de gestão.

Incerteza (Uncertainty)

Exatamente devido a volatilidade ou velocidade das mudanças que podemos verificar mais uma característica deste modelo,que é a incerteza. No cenário atual por exemplo, onde fomos atingidos por uma pandemia, no mundo inteiro vimos elevar as crises econômicas o que nos trouxe necessidades de adaptação urgentes, de forma socioeconômica e também nos modelos de trabalho. Assim, quanto mais as incertezas forem contidas através por exemplo de uma visão de longo prazo, facilitaria no momento das decisões rápidas a saber o caminho que a empresa deve seguir visto sabemos que a evolução do negócio é constante.

Complexidade (Complexity)

A complexidade traz a dificuldade de fazer escolhas e encontrar soluções realmente eficientes. O fluxo organizacional também esbarra na complexidade, sendo necessários investir em agilidade e ter disposição utilização de métodos ágeis de desenvolvimento, que auxilia na tomada de decisões, aumenta a capacidade de liderança logicamente influenciando na dinâmica da equipe. Isso trará melhores aspectos como comunicação clara e objetiva.

Ambiguidade (Ambiguity)

Fechando os conceitos, todas as característica listadas acima se completam causando na maioria das vezes uma ambiguidade pois devido as constantes mudanças sempre haverá mais de uma interpretação do ocorrido complicando a definição das respostas que se almeja. Por isso é importante que a empresa tenha uma comunicação bem definida para lidar com essa ambiguidade. Alinhamento de tomada de decisão estabelecendo uma comunicação clara e com foco ajuda a diminuir as ambiguidades o que é importantepara líderes terem sucesso no Mundo VUCA.

Diante destes cenários o líder é o principal ator abrangido pelo VUCA, é ele quem irá fazer a leitura dos ambientes internos e externos conduzindo a empresa pelos caminhos necessários ao sucesso. Apostar também em uma gestão estratégica de pessoas é importante neste cenário, pois assim pode ser desenvolvido uma visão sistêmica através das múltiplas perspectivas e aspectos como proatividade e acessibilidade são características indispensáveis para essa alta liderança.

Não poderíamos deixar de citar o uso da tecnologia, este recurso é primordial para gerir pessoas pois possiblita processar um grande volume de dados e separar o que é ou não relevante. Essa adesão a tecnologia traz também mais eficiência e com ferramentas e tranquilidade, os líderes poderão enfrentar seus principais desafios como ter visão e pensar "fora da caixa".

Então, no mundo VUCA existe a necessidade de consciência sobre forças que afetam e moldam a gestão organizacional, as estratégias de negócios e os desafios que os gestores enfrentarão.

Considerações finais

Liderança é estudada desde a antiguidade e até a presente data ainda não temos um consenso do seu verdadeiro significado, porém estudando a avaliando um pouco os tipos de lideranças, destacando neste documento três delas, podemos chegar a uma opinião de que um modelo ideal de líder talvez ainda não seja possível destacar, porém aquele líder que conseguir reunir características destes vários conceitos, sabendo aplicá-las na situação adequada, sendo autoritário quando a equipe estiver dispersa, agindo democraticamente para que assim os interesses e sugestões de todos sejam levados em conta pelo bem comum, conseguirá gerar confiança em seus liderados fazendo que sua equipe esteja sempre motivada e desenvolvendo humildade, espírito de serviço e lealdade.

Liderar é ser capaz de influenciar pessoas a fazerem de boa vontade o que necessita ser feito em favor do coletivo. Siginifica, incentivar os membros de um grupo para agirem em torno de um objetivo comum e que todos possam crescer com os resultados dos esforços da equipe. Dos estudos sobre a teoria dos estilos desde o início do século 20, destacam-se nas organizações três. São eles: LIDERANÇA AUTOCRÁTICA, DEMOCRÁTICA e LIBERAL. Também sabemos que não existe um estilo correto, os três estão certos, porém, o grande desafio do líder é saber quando aplicar cada estilo.

Referências bibliográficas

NASCIMENTO, Denise Varela. O que é a liderança situacional e como ela pode ajudar as organizações a terem mais sucesso?.Administradores.com,2018. Disponível em: <https://administradores.com.br/artigos/o-que-e-a-lideranca-situacional-e-como-ela-pode-ajudar-as-organizacoes-a-terem-mais-sucesso>. Acesso em 25/02/2021.

FERNANDES, Kátia Regina. Liderança Situacional: descubra o que é e qual o estilo ideal para a sua equipe.Twygo,2020. Disponível em: <https://www.twygoead.com/site/blog/lideranca-situacional/#:~:text=Lideran%C3%A7a%20situacional%20%C3%A9%20um%20modelo,Paul%20Hersey%20e%20Ken%20Blanchard.>. Acesso em 25/02/2021.

Liderança adaptativa: por que quase ninguém faz?.hsm experience,2020. Disponível em: <https://experience.hsm.com.br/posts/lideranca-adaptativa-por-que-quase-ninguem-faz.>. Acesso em 26/02/2021.

Liderança Adaptativa.ThougthWorks Brasil,2017. Disponível em: <https://medium.com/coragem/lideranca-adaptativa-7876b85e003c.>. Acesso em 26/02/2021.

O que é Liderança Adaptativa?. CLP Liderança Pública,2017. Disponível em: <https://www.clp.org.br/tipos-de-lideranca-a-lideranca-adaptativa-no-setor-publico-mlg2/.>. Acesso em 26/02/2021.

Mundo VUCA: Aprenda tudo sobre liderança em ambientes mutáveis. MEREO,2020. Disponível em: <https://mereo.com/blog/mundo-vuca/#:~:text=Do%20termo%20em%20inglês%2C%20VUCA,português%2C%20a%20sigla%20é%20VICA..>. Acesso em 26/02/2021.

FREITAS, Lorrana. O que é mundo VUCA: aprenda a lidar com a insegurança. Siteware,2020. Disponível em: < https://www.siteware.com.br/blog/gestao-estrategica/mundo-vuca-o-que-e/>. Acesso em 26/02/2021.

BASSO, Carlos. Principais estilos de liderança e suas consequências na organização. CR Basso,2016. Disponível em: < https://crbasso.com.br/blog/principais-estilos-de-lideranca/>. Acesso em 28/02/2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (265.8 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com