TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas Motivação e Liderança

Por:   •  9/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.583 Palavras (15 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2]

[Dezembro/2021]

[pic 3][pic 4]

        

        

pastora da Fazenda

Gestão de pessoas                       Motivação e Liderança

        

Elaborado por: Jessica Gutierrez Lazaro - A55616813

Disciplina: Gestão de pessoas

Turma: IBE120A5-PAADM138

1. PASTORA DA FAZENDA

A PASTORA DA FAZENDA foi fundada em 2009 na cidade de Itapira, interior do Estado de São Paulo, proveniente da experiência de cinco irmãos, cada um com experiência em uma área, produção, logística e administração, conseguiram fundar a empresa.

 É uma indústria de laticínios com um leque de mais de 30 produtos na área. Com uma capacidade de produção de processar 60.000 (sessenta mil) litros de leite diariamente, atualmente ela trabalha apenas com 1 terço da sua capacidade.

[pic 5]

Figura 1 – Logo empresa

1.2 Histórico da empresa

A PASTORA DA FAZENDA é uma empresa familiar com propósitos bem claros, oferecer uma experiência única de sabor e bem-estar aos seus consumidores, oferecendo uma qualidade suprema preservando seus processos para não perder suas raízes que são manter o sabor e frescor de um produto artesanal.

1.3 Visão e Missão

A PASTORA DA FAZENDA tem como Visão ser referência na fabricação de laticínios com sabor único, aprimorando e inovando no processo de fabricação e qualidade do produto final. Com a Missão de produzir laticínios com qualidade sem perder o sabor caseiro e artesanal, além de proporcionar qualidade de vida para os clientes oferecendo o melhor em produtos e aos colaboradores oferecendo boas condições de trabalho.

1.4 Valores

Respeitando os princípios da Ética, acreditando no senso de justiça e respeito por todos, desde nossos colaboradores e clientes, inovação com excelência, cultivando uma cultura criativa em todos os nossos processos, preservando a qualidade de nossos produtos.

Transparência com o consumidor, entregando-lhe bem-estar e qualidade de vida, tudo isso com muito respeito ao meio ambiente visando preservar e mantar recursos naturais.

2. TEORIAS DA MOTIVAÇÃO

De acordo com Hélio Arthur Reis Irigaray, a motivação é o conjunto de forças internas e externas que definem como as pessoas escolherão determinada ação e adotarão um comportamento específico. Dessa forma, os fatores psicológicos individuais fazem parte do conceito da motivação.

        De um modo geral, a teoria da motivação é dividida em dois pontos de vistas diferentes: Teoria de conteúdo e Teoria de Processo.         

Na teoria do conteúdo, o primeiro objetivo é entender o que desencadeia a motivação para o trabalho, e para ajudar é necessário responder a seguinte questão: O que motiva os funcionários?

Já na teoria do processo, é explicado o mecanismo por trás da motivação, ou seja, como que a motivação permite que os colaboradores ajustem seu comportamento?

        Para a realização desse trabalho serão apresentadas a seguir três teorias da motivação, serão elas:

  • Modelo de dois fatores de Herzberg
  • Teoria da motivação humana de Maslow
  • Teoria das expectativas de Vroom

2.1         Teoria dos dois fatores

Com a seguinte pergunta: Quais são os determinantes da motivação do trabalho? Frederick Herzberg, na década de 1950 desenvolveu através de um estudo, um modelo de teoria motivacional denominada de teoria dos dois fatores, essa teoria visa explicar quais são os fatores motivacionais.

O estudo de Herzberg aconteceu a partir de entrevistas que ele realizou com trabalhadores sobre a satisfação e insatisfação no trabalho. Ele fez com que os colaboradores pensassem em uma ocasião na qual eles se sentiram bem em seu trabalho e em outra na qual tenham se sentido mal.  Herzberg pediu também que eles descrevessem as condições que levaram eles a se sentirem daquela maneira.

 A partir dessa pesquisa, Herzberg concluiu que os trabalhadores mencionavam diferentes tipos de condições que desencadeavam emoções boas e ruins. Isto é, se um sentimento de autorrealização leva a um sentimento positivo, então a ausência da autorrealização raramente será exposta como causa de um sentimento negativo. No entanto, qualquer outro fator citado como negativo, como por exemplo o ambiente de trabalho, não aparecerá como fator positivo.

Herzberg conclui também que existem dois fatores distintos que influenciam na motivação: fatores higiênicos (ou de manutenção) e fatores motivacionais.

De acordo com Hélio Arthur Reis Irigaray, os fatores de higiene contemplam o salário, as condições de trabalho, as relações com os colegas, o estilo de gestão, a justiça e a equidade das políticas e das práticas organizacionais, o sentimento de segurança, a percepção de controle, entre outros. A percepção de tais fatores tem impacto direto no grau de não satisfação dos empregados. Dessa forma, quando um funcionário percebe que recebe salário e benefícios (diretos e indiretos) decentes, que ele ou ela está protegido de perigos e se sente respeitado pelos seus superiores, ele ou ela apresentará uma tendência a dizer que não está insatisfeito com o seu trabalho.

 A teoria de Herzberg sugere então que um funcionário insatisfeito com seu salário não ficará totalmente satisfeito se receber um aumento de salário. Nesse caso, ele ficará, apenas, menos insatisfeito.

Na tese defendida por Herzberg, os fatores de motivação podem estimular os interesses dos funcionários pelo trabalho. Esses fatores estão associados ao interesse pelas tarefas, à possibilidade de aprender e de se realizar no trabalho, às responsabilidades e às oportunidades de promoção e avanço na vida organizacional. Desse modo, os fatores de motivação estimulam o interesse dos funcionários ao despertar as necessidades de crescimento, tal como as necessidades de aperfeiçoamento, de poder e de atualização. (Hélio Arthur Reis Irigaray)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)   pdf (459.2 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com