TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas na Administração

Por:   •  1/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.916 Palavras (8 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 8
  1. Gestão de Pessoas - Aula 2

Data: 13/09/2018

Dinâmica Local 4: Cargos

O cargo do Engenheiro Paulo

  1. Paulo é um engenheiro que trabalha na Total Food, um grande grupo industrial multinacional da área alimentícia. Ele ingressou na empresa há três anos, na época em que estava sendo construída uma nova fábrica da empresa, para uma nova linha de negócio: produção de biscoitos.
  2. Tendo sido recrutado devido à experiência que possuía em construção civil, ele ficou encarregado de supervisionar as obras. Logo, porém, acabou assumindo, informalmente, tarefas bem mais amplas. Estando a matriz sediada em São Paulo e a nova fábrica em Belém, ficava difícil para a diretoria estar constantemente presente no local da construção. Com isso, muitas outras funções foram assumidas por Paulo, que se revelou um excelente líder e um negociador bastante eficaz. Durante os 30 meses que durou a obra, ele tomava todas as decisões sobre contratações e demissões, relacionava-se com os futuros fornecedores locais e internacionais, recepcionava autoridades nacionais e do país onde localiza-se a matriz da empresa, mantinha contatos com futuros distribuidores, promovia notícias sobre a fábrica nos jornais locais, dentre outras atividades. Era um exemplo de dedicação e eficácia.
  3. O problema está no desempenho atual de Paulo, que ficou irreconhecível depois que a fábrica foi inaugurada. Tão logo foi designada a pessoa para a uma posição de gerência média, a cargo da unidade local, ele começou a insubordinar-se e a criar todo tipo de problema. Dizem que o que ocorreu é que Paulo esperava ser nomeado diretor geral, cargo que até então não existia na empresa.
  4. Anteriormente, as unidades operacionais locais eram gerenciadas por superintendentes locais, subordinados ao superintendente geral da região. O seu grupo representa o Superintende Geral, a quem cabe decidir o que fazer com Paulo e a decisão foi demiti-lo. Contudo, agora, é preciso colocar alguém em seu lugar, alguém que faça o que Paulo fazia e com características bastante parecidas com as dele. O Superintendente Geral da Região decidiu criar o cargo de Diretor Geral, uma vez que a fábrica tem um porte até duas vezes maior do que a maior unidade operacional do grupo e representa 56% do faturamento da região.
  5. Para dar andamento a sua decisão, ele deverá informar ao RH qual é o perfil desejado para o cargo de Diretor Geral, a quem ficarão subordinados todos os funcionários naquela unidade operacional.
  6. Utilize o handout a seguir para preparar a descrição do novo cargo de Gerente Geral.


Descrição do cargo

Data:__18/09/2018________

Cargo: Supervisor de Manutenção

Status do emprego: Efetivo

Regular

Temporário

Período integral

×

Meio-período

Interno

Uma descrição do cargo é feita para descrever o trabalho atualmente organizado e executado por um funcionário completamente qualificado (com habilidade, experiência e os conhecimentos exigidos pela posição). Um funcionário deve estar registrado para cada cargo regular de período integral ou meio-período.

Qual é o objetivo geral desse cargo (por que o cargo existe)?

Gerir a manutenção, paisagismo e utilidades de todo o complexo, desenvolver atividades de natureza de supervisão administrativa e operacional, envolvendo controle, orientação, treinamento e avaliação de desempenho de equipes e ocupantes de classes anteriores. Gerindo equipes de (03) turnos com 28 Recursos humanos diretos e 04 indiretos. Responsável pela manutenção preventiva e corretiva dos sistemas elétricos de BT e MT, Automação, hidráulica, civil, mecânica, ar condicionado e paisagismo. Elaboração de relatórios setoriais (Normas internas da empresa, Performance e controle orçamentário).

Desenvolvimento de Budget anual e execução.

Gestão de consumo de energia e água, conhecimentos e aplicação de normas ABNT/NBR.

Responsável pelas obras de lojas e do condomínio (projetos e fiscalização). Efetuar o controle e requisição de materiais para o setor. Realizar a supervisão e a fiscalização dos serviços de contratos sob a minha responsabilidade.

        

        

        

Liste, em ordem de importância, as principais responsabilidades do cargo.

1.

Responsável pela manutenção e conservação de todo complexo;

2.

Reportar custos de utilidades como, energia, água, ar condicionado e gás;

3.

Gestão de pessoas (equipe);

4.

Conservação de ativos;

5.

Tomar decisões sobre contratos, contratações e demissões.

6.

Desenvolvimento das equipes, através de treinamentos operacionais.

7.

Conservação e economia.

Essa posição é supervisionada rigorosamente, moderada ou minimamente? Moderada        

Explique: Devido a grande importância do cargo, de ser um cargo de confiança, não haverá uma grande necessidade de acompanhamento de perto, mas sim, de apresentar resultados.        

Esse cargo tem responsabilidade de supervisão (por exemplo, por contratação, demissão, avaliações de desempenho, etc.)? Sim __X___  Não _____  

Se sim, liste o número e os cargos que são subordinados diretos ou indiretos dessa posição (por exemplo, três secretárias, quatro programadores, etc.):

04 encarregados de manutenção, 01 Tec. De automação, 01 Analista de obra, 06 eletricistas de manutenção, 07 auxiliares de manutenção,  03 operadores de ar condicionado, 02 mecânicos de ar condicionado, 01 encarregado de paisagismo, 03 jardineiros, 03 auxiliares de paisagismo.               

        

        

Esse cargo tem acesso a informações confidenciais?

Sim __X___  Não _____  Se sim, explique:

Quando falamos em informações de gestão, sim.        

Esse cargo tem acesso ou lida com fundos da empresa?

Sim _____  Não ___X__ Se sim, explique:

É importante para esse cargo que a pessoa possa se comunicar fluentemente em inglês?

Sim ___  Não __X___  Se sim, explique:

        

        

Que tipo de experiência profissional (incluindo tempo), treinamento e/ou nível de educação é necessário para esse cargo?

Experiência de no mínimo 05 anos de gestão em manutenção, muito conhecimento/vivencia na área técnica (elétrica, Ar condicionado, automação, civil, mecânica e hidráulica) treinamentos específicos de gestão.        

        

 

Liste quaisquer habilidades técnicas necessárias (digitação, computação, etc):

Inglês, MBA, informática avançada (excel). Graduação em Engenharia, Pós graduação e pacote office, software de manutenção (Sap/Prisma)        

        

Que outras habilidades especiais e/ou treinamentos são necessários para se candidatar a esse cargo?

Software de manutenção, treinamentos constantes para gestão de pessoas.

        

Verifique quais dos seguintes fatores são importantes para desempenho bem-sucedido nesse cargo:

Resolução de problemas

×

Network local

Habilidade analítica

×

Habilidades interpessoais

×

Habilidades de comunicação

×

Destreza

x

Descreva os requisitos que tornam esses fatores importantes para o cargo:         

Comunicação clara com lojistas (clientes), analisar e planejar serviço de problemas do condomínio, habilidade para coordenar as equipes        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (262 Kb)   docx (34.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com