TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas na Administração Pública

Por:   •  10/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  969 Palavras (4 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 4

Gestão de Pessoas na Administração Pública

A Libéria, país fundado por ex-escravos americanos em 1847, chegou ao fim da década de 80 mergulhado em uma guerra civil sanguinária que, por trás dos combates, estava à disputa pelo controle da exploração dos chamados diamantes de sangue, que também levaram a guerras igualmente sangrentas dos vizinhos Burquina Fazo e Serra Leoa. Nesta década, durante uma pequena trégua, foi eleito presidente Charles Taylor, um dos senhores da guerra, mas não houve mudança significativa e os combates foram retomados. Soldados armados, denominados Exércitos dos Descalços, mataram, saquearam e o estupro foi usado sistematicamente para aterrorizar e subjugar aldeias. No período de 2003 a 2011, Leymah Gbowee, que dividiu o Prêmio Nobel da Paz de 2011, com Liberiana Ellen Jhonson Philley e Tauatu Karman, Leymah, liderou mulheres cristãs e muçulmanas das trinta etnias a forçar os senhores da guerra a negociarem a paz. Todas vestidas de branco, se sentavam dia após dia no caminho do palácio presidencial com uma única mensagem, “chega de guerra”, usaram todos os recursos que tinham, inclusive greve de sexo, pra coatar os homens a depor as armas. Em um de seus relatos, Leymah afirma:

 É muito difícil viver numa situação onde não há esperança e acordar de manhã sem ter um motivo de esperança. Em tempos de guerra, é difícil enxergar as flores e o sol e encontrar esperança. Mas você pode dizer a sim mesmo, que isso vai acabar. Eu sempre mantive esse pensamento vivo. Isso também vai passar, isso também vai passar... e, com o nosso trabalho, existem pessoas que sempre nos dizem – “vocês são a minha fonte de esperança”. Então, era necessário que mantivéssemos a esperança para inspirar os outros.

Durante toda a entrevista fica claro que a sua liderança da Sra Leymah Gbowee aconteceu de forma natural, ou seja, é nato, e no decorrer da guerra as suas interferências a tornam líder naturalmente e a sua liderança é da forma democrática. 

O filme “O Clube do imperador” ocorre em uma escola tradicional frequentada por jovens da classe alta, onde o professor Willian Hundert é um dos melhores educadores daquela instituição e nunca teve problemas com seus alunos, mas a rotina dele mudou ao conhecer o novo aluno. Um jovem arrogante filho de um senador chamava-se Sedgewick Bell e usava o poder do seu pai para fazer o que queria na escola. O filme mostra um educador renomado que não consegue mudar a conduta de um aluno. Após alguns anos o aluno convida o educador para uma festa em sua casa e os ex-colegas de classes, mostrando que o caráter e sua falta de honestidade não influenciaram no seu status atual, pois era um político igual ao seu pai. Enfim, Willian se sentiu fracassado como educador, pois seu ex-aluno não teve a mudança que ele esperava e terminou prejudicando um excelente aluno que poderia ter se classificado naquela época. O filme mostra a relação entre professor com uma classe de alunos, mostrando que às vezes a ética é deixada de lado, quando damos prioridade ao que achamos importante. Mas também mostra o papel do professor e que o mesmo pode influenciar seus alunos.

Neste vídeo temos a liderança democrática, onde o líder é comunicativo e encoraja a participação dos alunos e se preocupa com o trabalho e com o grupo.

O vídeo de uma palestra apresentada pelo ex-técnico da seleção brasileira de voleibol, Bernardinho, mostra a imposição a seus atletas de treinamentos em lugares improváveis ou impróprios, como exemplo em asfalto ao chegarem no local de uma disputa, e outros. Logicamente que isso não agradou seus jogadores, mas o ex-técnico seguiu com seu planejamento independente da aceitação ou não do seu grupo. Como vemos há um estilo de liderança autocrática, pois o papel do chefe é centralizador, impondo sua autoridade na busca dos melhores resultados, mesmo que isso não agrade ao grupo  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (79.4 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com