TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de pessoas

Por:   •  10/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  985 Palavras (4 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 4

ENTREVISTA;

Vantagens:

- É possível conseguir sentir melhor a pessoa, ter uma impressão mais definida sobre ela, pois se está frente a frente com o candidato.

- Devido estar pessoalmente com o candidato, o entrevistador consegue ter uma interação maior na entrevista, onde é possível obter maiores informações conhecer melhor a pessoa interessada na vaga.

- Como a entrevista ela permite maior contato com as pessoas, então o entrevistador ele consegue avaliar as reações e o comportamento delas e a partir de aí tirar maiores conclusões.

Desvantagens:

- Fica mais difícil falar se um candidato foi melhor que o outro, porque as vezes o entrevistador esquece de pergunta alguma coisa para um, e pergunta para outro.

- Dentro da seleção tem essa margem de erro de subjetividade, por isso é importante ter muito cuidado com a entrevista, pois a mesma tem que ser voltada e direcionada pelo que a empresa quer.

- Pode acontecer de o candidato mentir, passar informações falsas, e o entrevistador se encantar com a pessoa, e depois ter problemas e prejuízos futuros.

- O nervosismo é um fator que prejudica muito, pois as vezes o candidato é um excelente profissional que daria certo para a vaga, porém devido ao nervoso na entrevista ele não consegue mostrar seu potencial, onde o mesmo acaba tendo desvantagens sobre os outros candidatos, pois sua chance de ser contratado diminui a partir desse primeiro contato.

-Falta de técnica e treinamento do entrevistador para conduzir a entrevista, por isso é muito importante que o entrevistador esteja preparado tecnicamente, e bem treinado para avaliar os candidatos.

PROVAS DE CONHECIMENTO OU CAPACIDADE;

Vantagens:

- Com provas de conhecimento é possível avaliar o candidato mais a fundo, como seu nível de conhecimento de uma maneira geral, técnica, profissional ou especifico sobre determinado assunto.

- Existem várias maneiras de se aplicar as provas de conhecimento para avaliar o candidato, como avaliação oral, escrita, pratica.

- Fica mais fácil avaliar entre um candidato e outro, se as avaliações forem padronizadas e objetiva, então as correções são mais rápidas e a escolha se torna mais fácil.

-Se o teste for de respostas livres, é possível verificar a capacidade de interesse do candidato.

Desvantagem

- O candidato pode esquecer de colocar informações importantes e relevantes, e passar a impressão de não ter tanto conhecimento como alega.

- Se a avaliação for de questões fechadas, por exemplo, o candidato não consegue expor seus pensamentos e ideias, onde não é possível avaliar mais detalhadamente o candidato.

- A elaboração de uma prova objetiva pode ser demorada.

C) TESTES PSICOLÓGICOS;

Vantagens

- É possível avaliar vários fatores como o potencial intelectual do candidato, sua personalidade, equilíbrio emocional, temperamento, nível de ansiedade, atitude entre outros.

- Através dos testes psicológicos se consegue avaliar as aptidões do candidato com sua atenção, concentração, memoria visual, aptidões mecânicas, coordenação.

- Os testes resultam em uma economia de tempo, sendo útil e pratico quando se trata de avaliar um grande numero de pessoas.

- A aplicação do teste é muito útil, pois é possível se antecipar de acordo com as informações do resultado, vários fatores em relação ao candidato.

Desvantagem

- Tempo pré-determinado para se fazer os testes, isso acaba sendo desvantajoso par muitas pessoas pois o candidato fica nervoso e não consegue dar o seu melhor desempenho devido a pressão do tempo.

- A maneira e a postura do aplicador, que são os psicólogos, pode afetar o candidato, pois é necessário que se explique e oriente bem o que deve ser feito em relação ao teste.

- A desqualificação do psicólogo afetará todo o processo, fazendo assim com que o resultado final não seja satisfatório,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (66.2 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com