TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de pessoas

Por:   •  15/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.384 Palavras (14 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 14

Introdução 

Por intermédio dos estudos realizados na disciplina Gestão de Pessoas, o trabalho desenvolvido que tem como tema central “Gestão de Pessoas, nos processos organizacionais”, foi elaborada através de pesquisas sobre a organização Rextur.
Este estudo tem por objetivo a análise dos fundamentos teóricos dados, dentro da prática administrativa de uma organização, dando uma visão mais efetiva do quanto é importante a Gestão de Pessoas; o processo de aplicar pessoas; de desenvolver pessoas todas anteriormente estudadas pelos autores. Apresentaremos também o perfil da organização escolhida como objeto de estudo, citando quais são os seus clientes, produtos e insumos. 
As conclusões aqui definidas tiveram como base, dados sobre a empresa estudada colhida pelos autores através de pesquisa. Conforme será apresentado no decorrer deste trabalho, a empresa Rextur  iniciou suas atividades no ano de 1974 para atuar especificamente nos segmentos de Passagens Aéreas. 

1 Revisão Conceitual 

1.1 Fundamentação teórica 


As pessoas passam boa parte de suas vidas dentro das organizações trabalhando, dependendo de outras para poderem funcionar e alcançar sucesso, e as organizações dependem diretamente das pessoas para operar, atender seus clientes, competir no mercado e atingir seus objetivos. 
O trabalho toma considerável tempo das nossas vidas e dos esforços das pessoas, que deles dependem a subsistência e sucesso pessoal. 
O contexto em que se situa a Gestão de Pessoas é representado pelas organizações e pelas pessoas. 
Verificou-se que, se a organização busca alcançar os seus objetivos, ela precisa saber canalizar os esforços das pessoas para que também elas atinjam os seus objetivos individuais e que ambas as partes saiam ganhando. 
Parceiros da organização: 
-Acionista e investidores, contribuem com capital de risco, investimentos esperam lucros, dividendos. 
-Empregados, contribuem com trabalho, esforços, conhecimentos, competências, esperam salários, benefícios, retribuições e satisfações. 
-Fornecedores, contribuem com matérias-primas, serviços, insumos, tecnologias, esperam lucros e novos negócios. 
-Clientes e consumidores, contribuem com compras, aquisição e usados bens e serviços, esperam, qualidade, preço, satisfação e valor agregado.

O processo produtivo de uma empresa é realizado com a participação de diversos parceiros.
Ex: Fornecedores contribuem com a matéria-prima; os acionistas, contribuem com o capital; os empregados, contribuem com conhecimentos, habilidades; os clientes, contribuem para Organização adquirindo seus bens; que continuam investindo na medida em que se obtém retornos satisfatórios. 
Atualmente as Organizações através de uma visão sistêmica, reconhece que todos os parceiros são indispensáveis para o sucesso da empresa. Os empregados podem ser tratados como recursos produtivos, recursos humanos, precisam ser administrados, envolve planejamento, organização, direção e controle de suas atividades, devem ser visualizadas como parceiros, fornecedores de conhecimentos, habilidades, competências, mas o que é mais importante: a inteligência que proporciona decisões racionais e que dá significado e rumo a objetivos globais. 
Há necessidades de tornar as organizações mais conscientes e atentas para seus funcionários. 
A Gestão de pessoas é a função que permite a colaboração eficaz dos funcionários, para alcançar os objetivos organizacionais e individuais das pessoas. As pessoas podem aumentar ou reduzir as forças e fraquezas de uma organização, dependendo a maneira como elas são tratadas, Elas podem ser a fonte de sucesso como podem ser a fonte de problemas. 
Os objetivos da Gestão de Pessoas é dar ênfase aos funcionários em fazer as coisas com eficiência e eficácia, isto é, fazer as coisas corretamente atingindo metas e objetivos, assim ajudando a organização atingir os seus objetivos e suas missão; fazer com que as forças das pessoas sejam mais produtivas; preparar, capacitar e dar reconhecimentos as pessoas, as pessoas devem sentir que o trabalho é adequado às suas competências e que tenham reconhecimento pelo que realizam, assim tornam-se mais produtivas; desenvolver a qualidade de vida no trabalho; adaptar-se a novas abordagens; ser mais flexível e mais ágil para garantir sobrevivência das organizações; manter a transparência, justiça, ética e a responsabilidade social nas organizações; cuidar do local de trabalho envolve a organização, cultura e o estilo da gestão. 
A Gestão de Pessoas dentro de uma organização ajuda o administrador a realizar seu trabalho, através das pessoas que formam sua equipe e através da equipe o administrador executa as tarefas e alcança seus objetivos utilizando os processos de Gestão de Pessoas que são: recrutar e selecionar pessoas; modelar o trabalho e avaliar o desempenho das pessoas; recompensar com remuneração, benefícios e incentivos; desenvolver com treinamento e aprendizagem; manter pessoas; monitorar as atividades das pessoas através de banco de dados e sistema da informação. 
A Administração de Recursos Humanos envolve profissionais especializados em cada divisão, trazendo vantagens pela concentração e integração de profissionais, mas por outro lado estão voltados nos objetivos de cada função específica e não para objetivos globais. 
Com a abordagem sistêmica, o foco está nos processos que transitam de ponta a ponta no trabalho em equipe, foco no todo, está ocorrendo uma reorganização empresarial. 
Administrar pessoas é uma responsabilidade de linha, líder de equipe, que precisa receber assessoria e consultoria de ARH (Administração de Recursos Humanos) que é função do Staff. Na área de ARH, onde se concentra e centraliza a prestação de serviços para as demais áreas empresariais. 
Os especialistas em Gestão de Pessoas atuam como consultores internos e os líderes de linha estão envolvidos diretamente nas atividades de Gestão de Pessoas por serem responsáveis pela utilização eficaz de seus subordinados. 
Há conflitos entre linha e Staff, quando é tomada decisões sobre a mesma pessoa, o conflito pode diminuir quando é demonstrado aos líderes os benefícios de usar programas de gestão, definindo responsabilidades e treinamentos para ambos, rodízio de posições para que haja compreensão dos problemas. 
A tendência moderna é descentralizar as decisões e ações da Gestão de Pessoas, adequação às diferenças das pessoas, tornando-se consultores internos dos líderes de linha, focalizando no cliente interno, favorecendo a participação dos líderes de linha, promovendo a visão estratégica. 
Processos de Agregar Pessoas – incluir novos funcionários na empresa, busca e atração de mão-de-obra 
para a organização, procurando prover o número adequado de candidatos para as posições em aberto , 
uso de técnicas e procedimentos para atrair profissionais qualificados para as organizações. 

Processos de Aplicar Pessoas - desenhar as atividades que as pessoas irão realizar na empresa, 
descrição de cargo, detalhes daquela função orientar e acompanhar seu desempenho, checar o 
trabalho executado daquele funcionário, com a finalidade de realçar o seu mérito e corrigir falhas 
na execução de tarefas. 

Processos de recompensar pessoas- incentivar as pessoas e satisfazer suas necessidades 
individuais mais elevadas, recompensas quantificáveis recebidas pelos empregados em troca 
de sua força de trabalho. 

Processos de Desenvolver Pessoas – capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal. 
Dar-lhes a formação básica para que aprendam novas atitudes, soluções, idéias, conceitos e que modifiquem 
seus hábitos e comportamentos e se tornem mais eficazes naquilo que fazem. 

Processos de Manter Pessoas –condições ambientais e psicológicas satisfatórias as atividade e 
tarefas das pessoas. Ambiente saudável de trabalho, segurança e qualidade de vida. 

Processos de Monitorar Pessoas – acompanhar e controlar as atividades das pessoas e 
verificar resultados, é a ação que ajusta as operações aos padrões pré-definidos e sua base 
de ação é a informação de retorno. 


CITAÇÃO Todos esses processos estão intimamente reolacionados 
entre si, de tal maneira que se 
interpenetram e se influenciam reciprocamente. 
Chiavenato, 2010, pag 16) 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (145.8 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com