TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Globalização, a Crise Econômica Global e o Surgimento dos BRINCS

Por:   •  16/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.232 Palavras (9 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 9

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

 NOME

Leonardo Oliveira do Nascimento

 RA

8405109944

        

Atividade de Autodesenvolvimento

[pic 1]

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

A Globalização, a Crise Econômica Global e o Surgimento dos BRINCS

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.[pic 2]

Introdução

Vamos aborda este trabalho que tem como finalidade explorar o fenômeno da globalização, nos campos, cultural, econômico e político, o mesmo deu-se início  por volta do século XIX, destacando o capitalismo contemporâneo e o outsourcing onde grandes marcas aproveitaram para ampliar sua produção e mercado de consumo, ao qual se destaca várias redes e empresas aproveitando para dar um upgrade em se tratando em uma relação ao mercado. Iremos também descrever como determinada empresa se comportou ou se comporta diante da evolução da globalização e do mundo corporativo considerando os aspectos econômico-financeira tal como os resultados consolidados em temos de trabalho a ser executado.

PASSO 1

A Globalização, a Crise Econômica Global e o Surgimento dos BRINCS

Globalização: Descrição e suas definições

A globalização é um processo de integração política, cultural, social e econômica  como ponto de partida do nosso desenvolvimento as mesma está interligada entre elas  no qual uma depende da outra para o bom funcionamento das partes. Podemos dizer também que ocorre concomitantemente em três processos, no qual o primeiro processo citaremos o crescimento extraordinário dos fluxos internacionais de bens, serviços e capital.  O segundo processo é o acirramento da concorrência internacional. É de suma importância relatar que  à globalização abrange diversas óticas tais como política, cultura, social e econômica com foi citada no início lembrando que o processo de globalização afeta diversos aspectos das relações sociais

Em uma abordagem sob uma ótica estritamente econômica a evidência é pontual e, portanto, não há indicadores agregados a esse respeito. No entanto, a chamada “agenda da competitividade” tem tido um papel cada vez maior na definição das estratégias de desenvolvimento econômico ou das políticas de relações exteriores. Por exemplo, No período de 1982-2000, os ativos totais das empresas transnacionais cresceram a uma taxa média anual de 14,4% e as vendas das subsidiárias e filiais dessas empresas cresceram 10,8% ao ano (IBID). Na medida em que as exportações e as importações de bens e serviços tendem a crescer a taxas superiores à renda nacional, há o aumento do grau de abertura externa das economias nacionais na atualidade podemos citar o Brasil com um bom exemplo, o seu déficit é bem maior do que o seu superávit isso ocorre por que o país importa mais do que exporta, ou seja, gasta mais do que arrecada.

Em relação à globalização cultural é um conceito bastante complexo, no entanto é basicamente o conjunto de diversos aspectos, tais como crenças, valores, tradições, leis morais e línguas de uma sociedade.

Globalização é um conjunto de transformações na ordem política e economia mundial visíveis desde o final do século XX. Podemos dizer também que a mesma é um processo econômico e social, cultural e político que estabelece uma integração entre os países e as do mundo através desse processo, as pessoas, os governos e as empresas se interagem, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais por todo o mundo. Trata-se de um fenômeno que criou pontos em comum na vertente econômica, social, cultural e política, e que consequentemente tomou o mundo interligado, uma Aldeia Global.

Processo de globalização

 O processo de globalização é a forma de como os mercados de diferentes nações interatuam e aproximam pessoas e mercadorias. A quebra de fronteiras gerou uma expansão capitalista onde foi possível realizar transações financeiras e expandir os negócios até então fechados ao mercado interno para mercado externo e emergentes no qual amplificaram as relações comerciais entre os membros. As transformações vão estabelecendo uma configuração dos que vivem do trabalho entre os quais se destacam a diminuição do operariado, o crescimento dos trabalhadores no setor de serviços, a subcontratação e a organização em rede. Mudanças que nem sempre significa uma valorização das ocupações. Pelo contrario, estão produzindo uma maior segmentação e pulverização dos trabalhadores. Nesta perspectiva, a tendência é construir uma polarização social, em dois sentidos.

Por um lado, há a criação de forma minoritária de ocupações, que exigem maiores qualificações e competências, em contraposição a um expressivo incremento de empregos tava valorizados e pouco qualificados. É como por exemplo se às ocupações mais próximas do que muitos pensadores chamam de sociedade do “conhecimento”, com outras com conteúdo  profissional inferior, repetitivas e pouco criativas. Em contra partida, a própria  desigualdade de renda autoriza a reprodução dessa lógica ao permitir que os de renda maior possam contratar uma série de serviços oferecidos pelos que não tem muitas escolhas na ação atual do mercado de trabalho.

Surgimento dos BRINCS

           A globalização é um fenômeno social que ocorre em escala global. E devido ao crescimento global econômico no mundo, o economista Jim O’Neill no qual é um analista de mercado, fez um estudo uma previsão sobre o crescimento global

próximos 50 anos, ele foi categórico em falar que os BRINC(Brasil. Rússia, Índia, China e também à África do Sul) são as nações que mais crescem analisando o ponto de vista político externo das mesma. Os BRINCS surgiu em 2001 com um conceito de que essas nações poderia ter uma atenção maior devido ao seu crescimento, para se ter uma ideia disso em entre 2003 e 2007 o crescimento dos BRINCS representou 65% do PIB mundial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (168.3 Kb)   docx (332.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com