TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Guarnição de Remo do Exercito

Por:   •  2/9/2019  •  Resenha  •  825 Palavras (4 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE OPERAÇÕES, PRODUÇÃO E SERVIÇOS

Resenha Crítica de Caso

Jaqueline dos Santos Lopes

Trabalho da disciplina GESTÃO DE PESSOAS E COMPETÊNCIAS

                                                                     Tutor: Prof. Celia Lima Paradela

Porto Alegre

2019

A GUARNIÇÃO DE REMO DO EXÉRCITO

Referência:

POLZER,  Jeffrei T. A Guarnição do Rema do Exército. Harvard Business School, março 2004. Disponível em: http://pos.estacio.webaula.com.br/Biblioteca/Acervo/Basico/PG0004/Biblioteca_42598/Biblioteca_42598.pdf. Acesso em: 01/08/2019

O caso expõe o dilema do coronel Stas Preczewski, treinador da guarnição de remo da Academia Militar de West Point do exército dos Estados Unidos em maio de 2002. Ao final da temporada ele enfrentou uma situação que nunca presenciara durante os nove anos em que treinador. Ele não entendia como uma equipe do barco Varsity, que ele montou com os membros que tinham as melhores habilidades técnicas para o esporte, nas últimas semanas haviam perdido para se segunda equipe que ele tinha montado, com remadores com ranking mais baixo, a equipe do barco Vasity Junior. Ele estava enfrentando o impasse de qual seria a melhor opção para iniciar o campeonato Nacional.

Após três semanas de frustação, já que a guarnição principal Varsity, em que a equipe era composta por membros selecionados utilizando o mesmo padrão de seleção de nível olímpico, constantemente havia sendo derrotada pela guarnição Varsity Junior, o treinador ainda não sabia como iniciar o Campeonato Nacional.

O Comitê Olímpico Norte Americano, patrocinou uma pesquisa em que diversos técnicos indicavam os fatores que consideravam significativos para o alcance do desempenho máximo. A pesquisa apresentou as variáveis psicológicas como fatos de sucesso. Os fatores resistência e força também são importantes, já que o remo é um esporte físico. Os testes ergômetros também são realizados.

Os remadores são avaliados como grupo, já que se trata de um esporte de equipe. Para direcionar os atletas para cada barco, o treinador realizou avaliações, de forma a testar e aperfeiçoar as técnicas dos remadores, assim selecionou os oito com melhor performance para o barco Varsity, e os demais para o Varsity Junior. As vitórias seguidas da guarnição Varsity Junior, fez com que o treinador duvidasse se a seleção objetiva era realmente a melhor metodologia.

O treinador não conseguia entender por que a equipe com os oito remadores não conseguia vencer, porém se remavam em equipes menores que quatro, sempre ganhavam as disputas. A equipe de oito atletas, não conseguia somar suas potencialidades individuais.

O treinador passou a observar os comentários de cada equipe enquanto guardavam seus equipamentos. A equipe Varsity Junior, quando identificava alguma correção a ser feita, faziam comentários gerais sobre o que era necessário melhorar no geral, sempre motivando um ao outro. Enquanto a equipe Varsity, tinha um comportamento contrário, os remadores criticavam uns aos outros, e procuravam culpados para os problemas.

O treinador bolou um plano de condicionamento físico que levaria os atletas a atingirem seu ápice de força e resistência. Conforme o tempo avançava, cada vez os membros das duas equipes estavam ficando mais fortes e também melhorando seus tempos ergométricos. Contudo, o Varsity Junior, passou a ganhar rotineiramente as competições em duplas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (132.2 Kb)   docx (44.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com