TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PESSOAS - Guarnição de Remo do Exército

Por:   •  4/11/2017  •  Artigo  •  1.400 Palavras (6 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Fichamento de Estudo de Caso

Anderson Natividade de Melo

      Gestão de Pessoas e Competências,

                       Tutor: Prof. Marcelino Tadeu de Assis

     

         

Nova Iguaçu

2017

Estudo de Caso de Harvard: A Guarnição de Remo do Exército

Referência: Scoot Snook / Jefrey T. Polzer

Texto do Fichamento: Este estudo aborda a incessante busca de entendimento do treinador de uma equipe de remo sobre quais fatores que determinam o sucesso na formação de uma equipe vencedora.

O texto apresenta duas equipes da academia militar de West Point nos Estados Unidos, a guarnição do barco Varsity Junior e a guarnição principal Varsity.

O grande dilema do treinador começa quando há três semanas o barco Varsity Junior ganhava do barco principal, fato que na visão do Treinador P. não poderia acontecer, pois ele havia selecionado os membros do barco Varsity depois de uma longa série de testes objetivos que avaliaram a velocidade, força e coordenação e todos haviam demonstrado que eram os melhores oito remadores de sua equipe.

Levando em consideração uma pesquisa realizada pelo Comitê Olímpico Norte Americano, os fatores que levam uma equipe ao sucesso estão diretamente ligados a variáveis psicológicas, sendo este o fator mais importante. É claro que por se tratar de um esporte físico, fatores como força e resistência também são pontos de relevância. Testes ergômetros são realizados individualmente em “máquinas de remar” em terra. Este teste elimina fatores como relação entre os membros da equipe e instabilidade da água. Outra forma de avaliação individual é a medição de força física com exercícios de levantamento de pesos.

Por se tratar de um esporte em equipe os remadores também são avaliados como grupo. O objetivo de uma equipe de remo e remar em sincronia pelo máximo de tempo possível levando assim a equipe à vitória. O objetivo é a sinergia ou swing como os remadores chamam, pois se um membro da equipe perde o ritmo das remadas acaba causando um efeito cascata que desequilibra o movimento dos outros remadores, que por sua vez terão que compensar as remadas erradas, imprimindo mais força na realização das remadas em sincronia, tornando mais desgastante todo o percurso e assim diminuindo as chances de vitória.

        Durante a temporada de preparação, onde a Guarnição de Remo do Exército aperfeiçoou suas técnicas atingindo altas avaliações, o treinador estava preparado para experimentar seus remadores. O treinador selecionou os 8 melhores remadores e os direcionou ao barco Varsity, os demais foram alocados no barco Varsity Junior.

        Depois que as equipes foram remontadas, a guarnição do barco Varsity ganhou facilmente da guarnição do barco Varsity Junior, voltando a vencer novamente após um segundo confronto, o que levou o treinador se a metodologia de seleção objetiva era mesmo a melhor.

        A partir daí, começou-se a realizar experimentos com pequenas competições em dupla e depois com grupos de quatro com objetivo de encontrar outros fatores que impediam que a equipe com os oito melhores remadores  ganhasse. Pode então se obervar que a guarnição Varsity sempre ganhava com equipes menores de quatro componentes, as perdiam quando competiam os 8 juntos, estes resultados confirmavam novamente para o Treinador P. que o barco Varsity tinha os melhores remadores individuais, mas havia  alguma  coisa na maneira como eles funcionavam como equipe que fazia com que “o todo fosse menor do que a soma das partes”.

        Utilizando as informações coletas nestes experimentos, o treinado elaborou uma matriz dos 16 remadores relacionando seus pontos fortes e fracos nos vários fatores, que incluíam além das características de força, técnica de remo, liderança, otimistas, formador ou desagregador. Nesta matriz o Treinador P. chegou a conclusão que os membros da Varsity tinham a melhor técnica e condicionamento físico, mas nenhum deles se classificou como líder e muitos apareceram como desagregadores da equipe, enquanto os membros da Varsity Junior não havia praticamente nenhum desagregador.

        Sabendo da importância dos fatores psicológicos, o Treinador P. sentiu-se a vontade para analisar estes fatores com base em sua formação e experiência, além disso ele trouxe também a ajuda de uma pessoa especializada em maximizar o desempenho individual e de equipes, que eram psicólogos da Academia de West Point, que tinham como objetivo desenvolver as habilidades mentais necessárias  para melhorar o desempenho humano. Junto a isso treinador passou a obervar mais o comportamento dos seus atletas durante os treinos.

        O Treinador P. sempre incentivou a troca de e-mails como forma de apoiar mutuamente os esforços de cada um em desenvolver uma mentalidade vencedora. Em um amostra dos e-mails que circulavam ele notou que os remadores da guarnição Varsity tendiam a criticar fortemente uns aos outros individualmente quanto ao desempenho e comportamento individual, enquanto na equipe Varsity Junior não criticavam uns aos outros, pelo contrário faziam comentários gerais no que precisavam melhorar e sempre incentivando uns aos outros com sentimento de equipe unida em cada palavra, estes exemplos aconteciam também pessoalmente após cada treino enquanto guardavam os equipamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (176.7 Kb)   docx (47.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com