TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HUMANIZAÇÃO E GESTÃO HOSPITALAR

Por:   •  7/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.501 Palavras (15 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR

HUMANIZAÇÃO E GESTÃO HOSPITALAR

José Geraldo Diefenthaeler Dias

General Câmara

2021


UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR

HUMANIZAÇÃO E GESTÃO HOSPITALAR

Projeto Multidisciplinar de Gestão Hospitalar I apresentado à Universidade Cruzeiro do Sul, como exigência do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar, sob orientação do Prof. Dr. João Luiz de Souza Lima e do(a) Tutor Héctor Tonelli de Castro

General Câmara

2021

Sumário

INTRODUÇÃO        4

1.        Humanização        5

1.1        Humanização na Saúde        5

1.2        Humanização Hospitalar        8

2 Importância dos profissionais de Saúde        9

2.1 Projetos de Humanização em Hospitais        10

Considerações Finais        12

6. REFERÊNCIAS        13

INTRODUÇÃO

 A humanização Hospitalar é fundamental nos hospitais pela necessidade de oferecer ao paciente um atendimento de dedicação, onde eles e sua família se sintam seguros, mesmo em caso em que os hospitais ofereçam toda a infraestrutura necessária. Baseados em pesquisas realizadas com pacientes hospitalizados, considera-se que a atenção e a dedicação dos profissionais da saúde que trabalham na rede hospitalar são de fundamental importância na recuperação dessas pessoas.

Dessa forma trago este trabalho com objetivo de apresentar projetos desenvolvidos em hospitais brasileiros, inseridos em realidades diferentes, comprovando os benefícios oferecidos pela humanização. Importante salientar que a humanização não está voltada apenas aos pacientes e seus familiares, há projetos que envolvem os profissionais que fazem parte do quadro de funcionários dos hospitais e muitos casos a comunidade também é parte do trabalho.

Então, no primeiro capítulo, este trabalho introduziu a definição de humanização e sua importância dentro do da saúde, especialmente em hospitais. Incluindo também a importância de ter uma sociedade humanizada, garantido uma maior qualidade de vida aos indivíduos.

  1. Humanização

Humanização facilita a aproximação entre trabalhadores de qualquer segmento e aqueles a quem utilizam seus serviços. Essa aproximação mostra aos indivíduos que eles são parte da sociedade e assim que busquem seus direitos e exerçam a democracia, assim, fazendo com que os atos desumanos sejam discutidos e a dignidade seja resgatada.

Para Giostina (2000) alguns fundamentos propostos para a nova organização e a cooperação, devem estipular mecanismos e instrumentos que conduzem a modificação da sociedade no rumo de sua humanização.

A comunicação também é parte do processo, por isso deve ser respeitado, para que haja um bom entendimento sobre as informações a serem dadas para o paciente e sua família.  Do mesmo modo, os profissionais compreenderem as dúvidas dos mesmos. Ela também é vista como parte da Humanização, gestos e olhares fazem parte da comunicação, juntamente com a empatia, são pré-requisitos necessários para uma ação mútua entre as pessoas.

Segundo Baraúna (s.d.) a “humanização é um processo de construção gradual, que é realizada através do compartilhamento de conhecimentos e de sentimentos. ” Assim pode-se considerar que a pessoa humanizada é a que compartilha o que tem de melhor. Ela é o entrosamento entre duas ou mais pessoas, incluindo respeito, ética e relacionamento interpessoal.

          Humanização precisa ser notada, pelos pacientes, familiares e pela equipe profissional; o cuidado resume-se na responsabilidade profissional e esforço de tratar as pessoas, respeitando suas necessidades, estimulando sua potencialidade e considerando sua autonomia nas escolhas. Entretanto humanização não é somente uma técnica, um artifício, mas uma atitude positiva no processo vivencial.

Giordani (2008,p.25) afirma que: violências morais, psicológicas e físicas ocorrem em muitas instituições de saúde públicas e privadas , tendo como responsáveis diretos, profissionais que lidam com os clientes, dirigentes de instituição e administradores públicos envolvidos mais frequentemente com a burocracia. O autoritarismo de gestores e médicos, o abuso do poder, a banalização do sofrimento ainda atinge muitos hospitais

  1. Humanização na Saúde

Neste trabalho serão apresentadas as condições e a qualidade do atendimento que é fornecido, os conceitos de assistência à saúde e a valorização da vida humana e cidadania, a introdução de iniciativas de humanização que buscam beneficiar os usuários e profissionais da saúde.

Segundo Giordani (2008) nas relações vivenciadas em hospitais são necessários alguns atributos, incluindo compaixão, competência, comprometimento, confiança e consciência. Essas atitudes que foram citadas pela autora têm o intuito de ajudar o cuidador a ter mais responsabilidades de seus atos com o indivíduo a ser cuidado. Giordani (2008, p.46) ainda afirma que esses cinco atributos devem ser vistos como:

- A confiança se desenvolve através de relações respeitosas, segurança e honestidade.

- Compaixão é entendida como sensibilidade, a dor pela participação na experiência do outro e como compartilhamento da condição humana.

- Consciência moral, o cuidador precisa estar atento a natureza do que ocorre com os pacientes oferecendo a eles a satisfação de bem-estar e cuidado.

- A competência é possuir conhecimentos, habilidades, capacidade de julgamento, prática e motivação para responder a contento as demandas das responsabilidades profissionais nos serviços de saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (166.7 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com