TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Histórico da Deficiência Auditiva

Por:   •  13/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 2

Histórico da Deficiência Auditiva

Históricamente a deficiência auditiva é vista sob diferêntes aspectos entre as culturas do mundo, por exemplo, no Egito as pessoas com essa condição eram adoradas e tratadas como deuses, pois a sociedade local acreditava que esses indivíduos seriam  mediadores entre os Faraós e os Homens. Porém na Grécia, eram considerados inválidos para a população, sendo excluídos dos ensinamentos e conhecimentos que eram muito valorizados por aquele povo. No entanto, a partir da Idade média e com a ascendente

Algumas datas marcantes4:

  1. Ano de 1991 - A LIBRAS é reconhecida oficialmente pelo Governo do Estado de Minas Gerais (lei nº 10.397 de 10/01/91)
  2. Ano de 1994 - Começa a ser exibido na TV Educativa o programa VEJO VOZES (out/94 a fev/95), novela em LIBRAS.
  3. Ano de 1998 - TELERJ - do Rio de janeiro, em parceria com a FENEIS, inaugurou a Central de atendimento ao surdo - através do número 1402, o surdo em seu TS, pode se comunicar com o ouvinte em telefone convencional.
  4. Ano de 1999 - Em março, começam a ser instaladas em todo Brasil telessalas com o telecurso 2000 legendado
  5. Ano de 2000 - Closed Caption ou legenda oculta, foi introduzida em alguns programas de televisão, ela transcreve o que é dito, de início somente no Jornal Nacional, três anos depois ela é disponibilizada aos surdos também nos programas Fantástico, no Bom Dia Brasil, Jornal Hoje, Jornal da Globo e programa do JÔ. É o fim da TV "muda". A TELERJ lança o Telefone celular para surdos, fale fácil.

O filósofo Aristóteles (384 – 322 a.C.) acreditava que quando não se falavam, consequentemente não possuíam linguagem e tampouco pensamento, dizia que: “... de todas as sensações, é a audição que contribuiu mais para a inteligência e o conhecimento..., portanto, os nascidos surdo-mudo se tornam insensatos e naturalmente incapazes de razão”, ele achava absurdo a intenção de ensinar o surdo a falar.

http://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoEspecifica/historiaDaEducacaoDeSurdos/assets/258/TextoBase_HistoriaEducacaoSurdos.pdf

http://www.casasonotone.com/surdez

http://www.uneb.br/salvador/dedc/files/2011/05/Monografia-Naiana-Santos-Carvalho.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (111.2 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com