TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPLANTAÇÃO DE CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Por:   •  1/3/2018  •  Monografia  •  19.846 Palavras (80 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 80

                FACULDADE SUL-AMERICANA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Ivy Tatiana Gonçalves Fialho

PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Goiânia

2017

FACULDADE SUL-AMERICANA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Ivy Tatiana Gonçalves Fialho

PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

                                                        

Trabalho apresentado à banca examinadora, como pré-requisito para a obtenção do titulo de Bacharel em Administração pela Faculdade Sul-Americana.

Orientador(a): Fulano de Tal

GOIÂNIA

2017

AUTORIZAÇÃO

Nos termos do Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso da Faculdade Sul Americana– FASAM, autorizo o(a) aluno(a)                                             a entregar à Coordenação de ..............................o seu Trabalho de Conclusão de Curso finalizado.

 

___________________________________

Professor(a) Orientador(a)

 Goiânia,            de                      de         .


FOLHA DE APROVAÇÃO

[a][b][c]

Ivy Tatiana Gonçalves Fialho

PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

AVALIADORES:

Prof. Dr./ Ms./ Esp. Nome completo   - FASAM

(Orientador)

Prof. Dr./ Ms./ Esp. Nome completo – Instituição de Ensino

Prof. Dr./ Ms./ Esp. Nome completo – Instituição de Ensino

GOIÂNIA

2017

DEDICATÓRIA

                Dedico  esse trabalho a Deus e as minhas filhas Luíza e Lívia para  sonho.

AGRADECIMENTOS

                Em primeiro lugar quero agradecer a Deus pelo dom da vida, por Ele estar presente no meu dia a dia, me guiando, sustentando e me colocando de pé, apesar das dificuldades e contratempos.

                Agradecer as minhas filhas Luíza e Lívia por me compreenderem nos momentos que não pude dar a elas a atenção de mãe que elas merecem, e por ser meninas companheiras e carinhosas. Sou uma pessoa abençoada por tê-las em minha vida.

                Como poderia esquecer do meu pai Aelson, por ser meu amigo, companheiro e por me dar o privilégio de está concluindo essa graduação, pois é a realização de um sonho. Esse sonho é nosso e os frutos dele também.

                Não posso deixar de salientar a importância da minha mãedastra Sônia (Soninha para os íntimos), sou uma pessoa muito feliz por saber que posso contar com você. Tenho certeza que minha mãe está feliz no céu e tranquila por saber que tenho uma mãe como você em minha vida.

                O meu companheiro Lauriano teve um papel importante nesse período, pois  me deu ânimo e me mostrou de forma singular como eu poderia conquistar tudo aquilo que eu almejei um dia, e que se eu focar e me dedicar conseguirei colher os frutos desejados.

                Agradecer aos meus poucos amigos próximos, que me incentivaram a concluir meu sonho.

                Tenho que declarar que meus companheiros diário dessa jornada louca que se chama Administração teve um papel importantíssimo nesse percurso, pois  tudo se tornou mais fácil por tê-los juntos para poder compartilhar os trabalhos realizados de madrugada (Jhennifer Lataliza sabe o que estou falando), dos estudos de provas de cálculos dos nossos professores TOPS, Wesley Borges e Frederico Paixão, e dos nossos desesperos com Planos de Negócio. A todos os professores sem exceção, vocês foram mestres em todo o ensinamento transmitido a mim e creio que a todos os meus companheiros também. Em especial a minha orientadora Daniela, você foi muito importante para meu crescimento acadêmico e pessoal  na última etapa dessa jornada.

                Lembrar de todas as pessoas que um dia não quiseram ou tentaram de alguma forma impedir que esse sonho não se realizasse. Vocês me fizeram acreditar que eu sou uma pessoa capaz e que sou dona das minhas escolhas e das minhas decisões. Obrigada pela transformação da pessoa que sou hoje.

                Enfim, de 2014 até hoje, houve um crescimento como pessoa, mãe, filha, amiga, profissional e cidadã. O curso de administração me fez ser uma pessoa        sensata e capaz de administrar em primeiro lugar a minha própria vida.        

“Tudo o que a vida faz é retribuir aquilo que lhe oferecemos”

Albert Einstein

RESUMO

                

                O surgimento das micros e pequenas empresas em nosso país vem salientar mais uma vez uma das características que o brasileiro possui, que é a criatividade e a facilidade de se reinventar diante as dificuldades. Nesse contexto, os microempreendedores se veem perdidos diante a tanta burocracia e ficam sem orientação correta de como fazer seu negócio ganhar corpo e obter lucro. Diante desse cenário, o trabalho expõe uma proposta politicamente correta com o meio ambiente e alinhada com o meio a qual está inserida a micro e pequena empresa. Considerando essa questão, a empresa que tem o comprometimento com práticas sustentáveis acaba fortalecendo sua marca e viabiliza vantagens que muitas vezes desconhece. A obtenção dessas vantagens pode ser maximizada por meio da Certificação ISO 14.001, que pode parecer difícil de ser atingida, mas não é impossível quando essas empresas estão dispostas a criar projetos que vão fazer toda diferença no seu crescimento, além de aumentar de forma significativa a visibilidade no mercado nacional e internacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (125.2 Kb)   pdf (913.3 Kb)   docx (222.2 Kb)  
Continuar por mais 79 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com