TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DA PESQUISA

Por:   •  9/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.747 Palavras (11 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 11

COMO ACONTECE A SOCIALIZAÇÃO NO MUNDO PÓS-MODERNO

Rangel Getner Alexandre

Prof. Orientador ?????

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Sociologia (SOC 0056) – Paper de Estágio

17/06/2015

RESUMO

Hoje em dia, a sociedade que conhecemos tem por característica fundamental a heterogeneidade e a velocidade. Neste sentido, este paper tem por objetivo analisar algumas condições e características que marcam a pós-modernidade como época e suas implicações aos modelos de competência requeridos para a atuação dos gestores e a questão da juventude. A sociedade atual reflete uma cultura de imagens e mantém um correspondente, através de padrões de competência que devem ser desenvolvidos sobre uma idéia pós-moderna. As bases que caracterizam as condições de modernidade no contexto atual estão vinculadas à tecnologia, ao consumismo e a crise de identidade, como as principais facetas daquilo que poderíamos denominar como perfil pós-moderno. O comportamento jovem reforça a construção de um conflito entre as relações virtuais e pessoais, por apresentarem dinâmicas diferentes e por estarem no dia-a-dia da juventude pós-moderna.  A velocidade presente no mundo globalizado vivenciada pelo jovem entra em conflito com a velocidade do mundo real criando um sentimento de vazio interior e de absurdo da vida, uma incapacidade de sentir as coisas e os seres, num sistema que se repete indefinidamente.

Palavras-chave: Comportamento. Pós-moderna. Tecnologia.

1 INTRODUÇÃO

Este paper tem por objetivo identificar os meios ou maneiras de como ocorre à socialização no mundo pós-moderno e demonstrar as mudanças ocorridas nas ultimas décadas. O termo pós-modernidade comporta uma pluralidade de significados, mas discutiremos as idéias vinculadas ao meio social, como as principais faces do que se pode denominar de organizações pós-modernas.  A sociedade atual, como organização contemporânea reflete uma cultura de imagens que mantém uma imagem correspondente, através de mecanismos mediados pelos novos padrões desenvolvidos sobre uma retórica que promove a idéia de autonomia e desenvolvimento.

As relações sociais atuais tratam de uma nova categorização de modernidade. Uma modernidade que representa o novo mundo, que define a sociedade industrial, que trate das relações frágeis. Uma modernidade que trate de uma sociedade em que os indivíduos sabem o seu destino desde o nascimento e com sujeitos que estão imersos em um espaço social onde, por teoria, escolhem seu futuro e é responsável por seu fracasso. Nesse sentido, há tendências expressas á irracionalidade do ser, explicado pelo fundamentalismo contemporâneo, como pela sociedade de consumo, que convivem em um universo cultural dominada pela estética e um sistema de práticas identitárias.

 Assim, utiliza-se da pós-modernidade para definir essa condição. A globalização faz surgir novos paradigmas que redefinem o papel da cultura, do indivíduo e da memória. A atual estrutura social que vivemos é imposta pela temporalidade, uma época em que os processos técnicos estão transformando radicalmente as nossas vidas. Esse período pode ser caracterizado como uma reação da cultura frente aos ideais da modernidade.

2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A Área de concentração escolhida para este trabalho foi a: história e epistemologia da sociologia com o tema: Como acontece a socialização no mundo pós moderno. Para chegamos a este estágio, temos que passar por um processo a qual denominamos de socialização.  Por vezes não se percebe as mudanças sociais, mas se olharmos para o passado não muito distante, percebe-se grandes mudanças em um curto intervalo de tempo no que se diz respeito á socialização.

2.1 A SOCIOLOGIA E SUA INFLUÊNCIA

Segundo Levine (2002, p. 15) “a Sociologia é a ciência que estudar os fenômenos que abrangem nossa realidade social e busca entender a vida humana em grupos”. Esta ciência abrange um amplo aspecto de observação, abordando acontecimentos de escala global utilizando um método cientifico em que as normas e as regras gerais dos fenômenos sociais devem ser observadas e entendidas.

A sociologia enquanto ciência que estuda a vida social humana permite-nos um conhecimento mais apurado acerca da maneira de como vivemos em sociedade e como ela se organiza. Ela trata da discussão contemporânea sobre o conhecimento sociológico, sendo o seu papel de ciência que intervém nos problemas sociais de maneira a tentar resolvê-los e eliminá-los de nossa convivência. A Sociologia não possui regras fixas que regem os fenômenos sociais. Ela procura entender a complexidade de nosso mundo, ainda que sem conseguir determinar leis fundamentais (JARES, 2002).

Muitos estudos sociológicos transformam o conhecimento da sociedade em conhecimento científico e empírico em senso comum. Esses estudos são realizados a pedido de instituições políticas, governamentais ou empresariais que acabam por influenciar o conhecimento acerca de nosso comportamento social. (BAUMAN, 2010, p. 93).  

Busca-se entender que as relações sociais são conectadas formando um quadro social chamado ‘sociedade’. Esta visão entre o sujeito e a sociedade é fundamental no estudo da Sociologia.  Galo (2013, p. 23) afirma que “as transformações sociais ocorrem pela transição de uma realidade rural para um ambiente urbano e industrial”. Essas estruturas sociais mais complexas parte do instrumental da Sociologia enquanto ciência.

A sociologia concentra-se na pesquisa e interpretação das condições e possibilidades das transformações sociais. A sociedade é um conjunto de relações extensas e múltiplas.  Portanto, os sociólogos utilizam-se freqüentemente de técnicas quantitativas de pesquisa social para analisar as relações sociais e a desenvolver modelos que auxiliem no entendimento das mudanças em nossa sociedade (PEREZ, 2008).

2.2  A POS MODERNIDADE E SUAS CARACTERÍSTICAS

Morin (2004, p. 59) entende que “suas características podem ser resumidas na propensão de dominação pelas mídias eletrônicas, pela colonização do seu universo pelos mercados, pela pluralidade, polarização social e pelo distanciamento econômico”. Segundo Dubar (2009, p. 102) “a pós-modernidade representa uma série de transformações em diversos setores tão diversos sociais”. Essas transformações caracterizam uma época peculiar com diferentes características e visões diferentes que dificultam uma definição geral do termo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (150.2 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com