TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DAS INDICADORES E CERTIFICAÇÕES

Por:   •  3/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  887 Palavras (4 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 4

A IMPORTANCIA DAS INDICADORES E CERTIFICAÇÕES

As empresas estão cada vez mais se globalizando e competindo uma com a outra, com isso elas começaram a buscar certificadores e indicadores  para se destacarem no mercado. Esses certificadores e indicadores mostram como elas vem atuando nos termos econômicos, sociais e ambientais. Esses três andam juntos com a sustentabilidade: Meio ambiente Economia e Sociedade.
Esses indicadores e certificadores se abrangem em alguns tópicos.
A ISSO 14000 tem como principal foco a gestão ambiental que dão uma estrutura as empresas e promover ações internas. Além de ser boa para o meio ambiente
ela agrega valor à marca e a seus produtos, pois estará associada com seu nome uma imagem de organização que se preocupa com a natureza, além disso, em muitos casos existe ganho econômico, pois as empresas passam a reutilizar recursos (como água) e a utilizar energia elétrica, por exemplo, de forma menos agressiva ao planeta e isso se reflete na redução das contas mensais. Existe a ISO 14001 que é umas das mais conhecidas tanto que se uma empresa tiver somente esse certificado será o suficiente para demonstrar o comprometimento com práticas sustentáveis e assim poder exportar para o exterior. Além da ISO 14001 temos a ISO 14031 ela trata das diretrizes para a avaliação do desempenho ambiental através da adoção de indicadores. A importância de adotar essas (ISO) além de serem importantes ao meio ambiente e o planeta são grandes passos para negociações no exterior, facilitadoras de comercialização de produtos claro dentro dos padrões estipulados.

Além de tudo as empresas devem estar sempre dentro das conformidades com a legislação ambiental e manter sempre essa padrão, com isso eles ganham mais vantagens no mercado e se tornam mais competitivos, conseguem reduzir significativamente o consumo de agua, energia, entre outros. A auditoria ambiental é considerada uma das ferramentas da gestão ambiental de mais destaque, assim eles passaram a adotar medidas rigorosas para que passivos ambientais existentes pudessem ser avaliados e seu valor levado em consideração nos negócios.
Uma norma vigente internacional é a AS 8000 que visa proteger os direitos de seus trabalhadores, respeitando a legislação com isso estimula os seus fornecedores e até seus empregados a seguirem esse padrão de vida.

A OHSAS 18001 se baseia na segurança e na saúde ocupacional dos funcionários, ela são normas britânicas desenvolvidas pela BSI (British Standards Institution) ela ensina os empregadores e os empregados como melhorar o conhecimento dos riscos existentes na empresa, além de redução dos acidentes e doenças ocupacionais. Com a grande procura as empresas passam a se globalizar e competir umas com as outras, com elas vem as chamadas ‘’ maquiagem verde’’  são empresas que não põe em pratica as normas sustentáveis e que apresentam produtos que não são ecologicamente corretos buscando iludir os consumidores, por isso é  importante saber quais as certificações a empresa possui para que esse tal ‘’ marketing ambiental’’  seja desmascarado.
Umas das questões mais importantes nas empresas que querem ter o padrão de ‘’sustentabilidade’’ é manter sempre o Balanço Social atualizado contento todas as informações que os consumidores precisam saber sobre a mesma, o modo como trabalham, seus princípios, o que fazem para preservação do meio ambiente, aonde são usado seus investimentos. Isso deve estar disponível e de fácil acesso ao publico, entre vários modelos de balanços destaca-se o GRI que mede seus desempenhos e impactos econômicos, ambientais, sociais bem como os relacionados à governança, de uma maneira responsável e transparente. Muitas empresas já adotaram esse padrão como a Microsoft, Unilever dentre outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (71.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com