TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DO DOCENTE LIDER NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  18/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  7.112 Palavras (29 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 29

A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR LÍDER NO DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÂO DA FACULDADE MONTES BELOS[1]

THE IMPORTANCE OF LEADING TEACHER IN THE DEVELOPMENT OF STUDENTS OF THE COURSE OF ADMINISTRATION FROM UNIVERSITY MONTES BELOS

SILVA, Elieser Alves da

RESUMO: O objetivo deste trabalho é analisar os estilos da liderança dos professores do curso de administração da Faculdade Montes Belos-Go, como líderes em sala de aula, planejando, coordenando, interagindo e utilizando as tecnologias, motivando os discentes para a nova cultura da aprendizagem, da informação e do conhecimento. A sociedade atual exige que o professor cumpra seu papel de líder em sala de aula, motivando os alunos a alcançar resultados satisfatórios. A partir deste contexto neste artigo, busca-se conceituar a liderança, assim como seus estilos, incluindo a relação do líder e dos liderados, analisando a liderança no ensino, afim de obter maiores resultados dentro da sala de aula no ensino superior.

Palavras-chave: Liderança, estilos de liderança, aprendizagem.

ABSTRACT: The objective of this work is to analyze the leadership styles of the teachers of the administration course of the Montes Belos / Go Faculty, as leaders in the classroom, planning, coordinating, interacting and using the technologies, motivating students to the new culture of learning, of information and knowledge. Today's society requires the teacher to fulfill his role as a leader in the classroom, motivating students to achieve satisfactory results. From this context in this article, we seek to conceptualize leadership, as well as its styles, including the relationship of the leader and the leaders, analyzing the leadership in teaching, in order to obtain greater results within the classroom in higher education.

.

Keywords: Leadership, styles of leadership, learning.

INTRODUÇÃO

Professor, profissão muito promissora e com a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) que define e regulariza o sistema de educação brasileiro com base nos princípios presentes na Constituição e a globalização, demonstra que só ele transforma a informação em conhecimento e em consciência crítica, ajudando a formar pessoas intelectualmente mais produtivas e saudáveis dando sentido a humanidade numa visão emancipadora, ensinando  a discutir, a argumentar e construindo coletivamente o saber, superando conflitos e convivendo com as diferenças diversas. Poucas profissões, em todo o mundo gozam de tanto prestígio junto à sociedade quanto os professores.

Sabe-se que o ensino hoje em dia, está cada vez mais complexo e, muitos professores persistem no caminho da educação acreditando e lutando por melhores condições de ensino. Isso requer persistência e amor pela profissão para a sua sobrevivência básica, mas nem sempre com a qualidade desejada.

O estudo foi realizado analisando o papel do professor frente à liderança em sala de aula no ensino superior, o que ele pretende, quais são os objetivos e suas dificuldades, os desafios diários, e a realidade contradizendo com o que se idealiza. Como o professor exerce sua autoridade, se é de forma natural e se realiza o gerenciamento da turma de maneira democrática e afetiva, indo além compreendendo os métodos usados por cada tipo de líder, sua postura, empatia, respeito, o tom de voz, personalidade, se está aberto a opiniões e se sabe escutar.

Este artigo tem por objetivo geral  analisar os estilos de liderança dos professores do curso de administração da Faculdade Montes Belos/Go, como líderes em sala de aula, planejando, coordenando, interagindo e utilizando as tecnologias, motivando os discentes para a nova cultura da aprendizagem, da informação e do conhecimento, e como objetivos específicos conhecer seus estilos, a importância do líder e sua relação com os liderados e pôr fim a liderança situacional nos processos de ensino, quanto aos tipos que não condizem com o desejado pelos educandos.

Este justifica-se em conhecer quais são os estilos de liderança utilizados pelos professores do curso de administração da Faculdade Montes Belos, e o seu empenho na instrução e educação dos seus alunos, dirigindo o estudo de forma que dominem os conhecimentos básicos e as habilidades para enfrentarem os desafios da vida prática no mercado.

ENSINO SUPERIOR NO BRASIL

Para Libâneo et al. (2011), o ensino superior se caracteriza por ser formador de profissionais através da divulgação de conhecimentos científicos, técnicos e culturais; procura ainda incentivar o pensamento crítico, a criação artístico-cultural, a pesquisa técnico-científica e promover a extensão.

A Educação Superior, de acordo com o artigo 43 da Lei nº 9.394/96, tem como finalidades:

I. Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo; II. Formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação contínua; (...) V. Suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração; VI. Estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade.

        Ao professor do ensino superior, é atribuída a incumbência  de colocar no mercado de trabalho profissionais competentes, por isto ele precisa saber o conteúdo, conhecer os recursos pedagógicos e as novas tecnologias para compartilhar conhecimento e promover o desenvolvimento de habilidades em seus alunos, mas, como atender as expectativas e responsabilidades incumbidas a este sujeito com a ausência de formação prévia e específica para atuar como docente em uma sala que requer domínio em sala de aula.

PEDAGOGIA VERSUS PROFESSOR

A prática educativa é uma ação consciente e planejada no processo de formação humana com critérios determinados e que indicam o tipo de homem a formar, para qual sociedade, com que propósitos. E o principal ramo da pedagogia onde se investiga os fundamentos, condições e modos de realização da instrução e do ensino é a didática.

A pedagogia é um campo de conhecimentos que investiga a natureza das finalidades da educação numa determinada sociedade, bem como os meios apropriados para a formação dos indivíduos, tendo em vista prepará-los para as tarefas da vida social. (...) e cabe a pedagogia assegurá-lo, orientando-o para finalidades sociais e políticas, e criando um conjunto de condições metodológicas e organizativas para viabiliza-lo (LIBÂNEO, 1994, p.24).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43 Kb)   pdf (329.6 Kb)   docx (119.3 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com