TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DO LIDER

Trabalho Escolar: A IMPORTANCIA DO LIDER. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/2/2015  •  1.503 Palavras (7 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 7

A Cultura e a Sociedade.

CONCEITO

A diversidade da vida e da cultura humana e os vários tipos de sociedade em que os homens vivem. O conceito que damos ao nome cultura está entre as noções mais usadas na sociologia. A “cultura” pelo que conhecemos pode ser conceitualmente diferenciada de “sociedade”, mas há conexões muito próximas entre essas noções. Uma sociedade é um sistema de inter-relações que conecta os indivíduos uns com os outros. Todas as sociedades são unidas pelo fato de que seus membros são organizados em relações sociais estruturadas, de acordo com uma cultura única. Porém, acima de todo o conhecimento histórico da humanidade, nenhuma sociedade poderia existir sem cultura. Sem cultura, não seriamos nem sequer “humanos”, no sentido em que comumente entendemos esse termo.

Esses elementos culturais são compartilhados por membros da sociedade e tornam possível a cooperação e a comunicação, formando o contexto comum em que os indivíduos numa sociedade vivem suas vidas. Há valores e normas fundamentais a todas as culturas que são ideias que definem o que é considerado importante, válido e desejável. Essas ideias abstratas ou valores dão sentido e fornecem direção aos humanos enquanto estes interagem com o mundo social. Toda cultura tem seus próprios padrões de comportamento, os quais parecem estranhos às pessoas de outras formações culturais.

Como já constatamos, a cultura faz parte daqueles aspectos da sociedade que são aprendidos mais do que herdados. O processo pelo qual as crianças, ou outros novos membros da sociedade, aprendem o modo de vida de sua sociedade é chamado socialização. A socialização conecta diferentes gerações umas com as outras. O nascimento de uma criança altera as vidas daqueles que são responsáveis pela criação, portanto, passam por novas experiências de aprendizado. Os cuidados dos pais ligam comumente as atividades dos adultos às crianças para o restante de suas vidas.

Através do processo de socialização, os indivíduos aprendem sobre os papéis sociais na expectativa sociais de uma pessoa segue numa posição social. Os cenários culturais em que nascemos e amadurecemos influenciam nosso comportamento, mas isso não significa que os humanos são privados de sua individualidade ou do seu livre-arbítrio. No decorrer da socialização, cada um de nós desenvolve um sentido de identidade e a capacidade para o pensamento e a ação independente. No mundo atual, temos oportunidades sem precedentes de moldar a nós mesmos e de criar nossas próprias identidades. Somos nosso melhor recurso para definir o que somos de onde viemos e para onde vamos.

Porém, a mudança social como vimos, os modos de vida e as instituições sociais características do mundo moderno são radicalmente diferentes mesmo das do passado recente. Durante um período de apenas dois ou três séculos, uma fração de minuto no contexto da história humana, a vida social humana, foi arrancada dos tipos de ordem social em que as pessoas viveram por milhares de anos. E isso é difícil de definir, pois há uma percepção de que tudo muda, constantemente.

Assim as mudanças que ocorrem a cada dia, estão indo no curso da história humana, e do mundo, tornando diferentes cada vez mais as culturas e a sociedade independentemente do que jamais foram. À medida que o ritmo do mundo acelera, a mudança persiste, segue, caminha, transforma um ponto ou um lugar do planeta afetando diretamente outras regiões.

Dentro dessa concepção, o pensamento e os sentimentos também seriam comportamentos, pois eles são nossas interações com o mundo. Mas permita-me exemplificar melhor. Imagine que estou triste em meio a um café, quando me assolam alguns pensamentos referentes a um episódio de briga com meu melhor amigo. Um colega poderia me perguntar “por que você está tão quieto?”, e eu facilmente lhe responderia “porque estou lembrando da briga que tive com fulano”. Mas a despeito dessa explicação ser uma usual que damos no nosso dia a dia, seria talvez mais produtivo perguntar, “o que levou você a ter esses pensamentos?”. E a resposta, esta, retornaria nossa atenção para a minha relação de interação com o mundo – "tenho brigado muito com meu amigo".

Localização da Cultura

Localização da Cultura É o lugar onde tudo acontece em seu tempo e espaço, Para isso acontecer precisamos de uma relação cultural. Essas relações culturais são classificadas em:

Interorgânicas- São culturas que se localizam no interior das pessoas (vem de dentro do indivíduo), as suas emoções, as ideias, os valores, os costumes, as atitudes, etc.

Extraorgânica- São culturas que se localizam nos objetos (vem de fora do indivíduo), as coisas que o individuo interagem com ela, o seu carro, sua casa, seu livro, sua bicicleta, etc.

Interorgânica- São culturas que se localizam entre as pessoas, Facilitando as suas relações e entendimentos sociais.

Por tanto, conceito, crença, objetos, atos, São considerado um elemento da cultura, desde que haja simbolização e análise extra-somátorio.

A Essência da Cultura

A cultura há anos atrás era as ideias, abstração e comportamento.••.

Ideia: São pensamentos concreto ou abstrato, ou seja, todo conhecimento, adquirido, crença, teologia, filosofia, cientifica, tecnológica.

Abstração: É um pensamento que temos em mente de uma coisa ou acontecimento.

Comportamento: São atitudes e reações das pessoas.

Complexo Cultural

É constituído de um sistema interligado, interdependente e harmônico, organizado em torno de um foco de interesse central.

A combinação dos traços culturais em torno de uma atividade básica forma um complexo cultural. Pois reúne

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com