TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Do Lider

Por:   •  12/12/2013  •  3.738 Palavras (15 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 15

Introdução

Liderança bem desenvolvida consegue transformar o clima organizacional, deixando o ambiente mais produtivo. O verdadeiro líder tira proveito dessa ferramenta para motivar e influenciar os seus liderados conseguindo atingir o melhor resultado, obtendo satisfação plena. Fazendo com que seus liderados estejam sempre satisfeitos com o clima organizacional, transformando o seu jeito de liderar em uma liderança do servir, o de busca atender as reais necessidades de seus liderados. O principal objetivo desse trabalho é mostrar que liderar não é exercer poder, mas sim conseguir influenciar pessoas para que façam o que realmente você deseja que elas façam. Palavras Chave: Liderança, influenciar, motivação e satisfação.

Nosso trabalho busca mostrar a necessidade do líder no clima organizacional, pois ele é o principal responsável para motivar e criar relações dentro da organização. Hoje o relacionamento dentro das empresas, contribui diretamente com o resultado de uma empresa. Pretendemos mostrar com esse trabalho a importância do líder desenvolvendo ferramentas para criar um ambiente de trabalho agradável e que não fuja dos princípios da empresa. A escolha do tema veio apos contato com alguns livros que adotam esse tipo de relação, do liderado com o líder, também com a nova visão do mundo onde todas as pessoas acabam exercendo influência uma sobre as outras. Seja no convívio, ou em salas virtuais, temos pela televisão, então decidimos mostrar como essa influencia pode ser trabalhada dentro das organizações para criar um líder que tenha a capacidade de influênciar os seus liderados de forma que cheguem em um resultado comum, trazendo benefícios múltiplos para a empresa, cliente e funcionário.

Teorias sobre tipos de liderança

São teorias que estudam a liderança em termos de estilos de comportamento do líder em relação a seus subordinados. Enquanto a abordagem dos traços se refere àquilo que o líder é, a abordagem dos estilos de liderança se refere àquilo que o líder faz, isto é, o seu estilo de comportamento para liderar. A teoria mais conhecida refere-se a três estilos de liderança: autocrático, liberal e democrático.

Liderança Autocrática:

• O líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo.

• O líder determina as providências para a execução das tarefas, cada uma por sua vez, na medida em que se tornam necessárias, e de modo imprevisível para o grupo.

• O líder determina a tarefa que cada um deve executar e o seu companheiro de trabalho.

• O líder é o dominador e é pessoal nos elogios e nas critica ao trabalho de cada membro.

Liderança Democrática:

• As diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder.

• O grupo esboça as providências para atingir o alvo e pede aconselhamento do líder, que sugere alternativas para o grupo escolhe. As tarefas ganham novas perspectivas com os debates.

• A divisão das tarefas fica a critério do grupo e cada membro tem a liberdade de escolher seus companheiros de trabalho.

• O líder procura ser membro normal do grupo, em espírito. O líder é “objetivo” e limita-se aos “fatos” nas críticas e nos elogios.

Liderança Liberal:

• Há liberdade total para as decisões grupais ou individuais, e mínima participação do líder.

• A participação do líder é limitada, apresentando apenas materiais variados ao grupo, esclarecendo que poderia fornecer informações se elas fossem solicitadas.

• A divisão das tarefas e escolha dos colegas fica totalmente a cargo do grupo. Absoluta falta de participação do líder.

• O líder não avalia o grupo nem controla os acontecimentos. Apenas comenta as atividades quando perguntado.

Estilos de liderança

Há tempos os gestores tinham um perfil que não se preocupava com o clima organizacional, deixando a empresa muitas vezes com um cara militarias aonde seus funcionários não podiam ter o momento de distração, o único objetivo da empresa era o maior numero de produtos possíveis para atingir o lucro esperado naquele período. Atualmente ainda existem gestores com essa filosofia, mas não podem ser considerados lideres, mas sim generais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »