TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA ADMNISTRAÇÃO PARA A CULTURA ORGANIZACIONAL

Por:   •  3/10/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.277 Palavras (6 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 6

A IMPORTÂNCIA DA ADMNISTRAÇÃO PARA A CULTURA ORGANIZACIONAL

Ivone Francieli dos Santos

Tutora Externa: Alexandra Rubian da Silva Sypczuk

Faculdade Anchieta de Ensino Superior do Paraná, PR

Curso Bacharelado - Administração 4/2018

RESUMO

A proposição deste trabalho se dá a necessidade de aprimorar o desempenho dos indivíduos dentro de organizações, é a cultura organizacional que define as normas que irão orientar a empresa no cumprimento de seus objetivos. Tem havido um aumento do número de estudos que se preocupam com as variáveis que contribuem para o sucesso empresarial. Este trabalho tem como objetivo de efetuar um estudo aprofundado sobre o tema a administração da cultura organizacional. Desta forma, cabe propor um desdobramento sobre as abordagens que vários autores se dispõem a fazer da conceituação da cultura organizacional e os aspectos que podem influir na sua administração. O aprimoramento desse estudo, considera que a cultura, enquanto base fundamental do comportamento organizacional é passível de ser administrada.

Palavras-chave: Administração da cultura; Cultura Organizacional.

1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é delimitar marcadores históricos que influenciaram a formação do conceito de cultura organizacional, a cultura organizacional tem como principal finalidade orientar os membros de uma organização, para direcionar o comportamento e elencar diferenciadas abordagens importantes na conceituação da cultura organizacional. De maneira geral, a cultura organizacional de uma empresa e vista como uma série de normas, porque além de orientar os indivíduos que trabalham nela, também ajuda como devem interagir entre si.

2 CULTURA ORGANIZACIONAL

A cultura organizacional é responsável por reunir os hábitos, comportamentos, crenças, valores éticos e morais e as políticas internas e externas de uma empresa. Uma boa cultura pode motivar os funcionários e ajudá-los a crescer, pois explora o lado humano da organização. É a cultura organizacional que vai desenvolver diretrizes, a começar pela forma como os funcionários vão enxergar o negócio e agir dentro dele. Quem investe em uma gestão de pessoas e uma cultura corporativa de qualidade, acaba gerando maior satisfação entre os indivíduos e obtendo maior lucro em suas atividades.

Portanto, entende-se que a cultura organizacional consiste em um sistema cujo significado é compartilhado pela empresa e todos seus membros, expresso por valores, os quais irão caracterizar a personalidade da organização. Quando esses valores são fortemente partilhados por todos os seus membros, mais forte será a cultura dessa organização, pois levará à lealdade dos membros com a organização, evitando-se assim o enfraquecimento da sua cultura.

2.1 ALGUNS ELEMENTOS DA CULTURA ORGANIZACIONAL

Os principais elementos da cultura de uma empresa são demonstrados pela forma como ela realiza seus negócios, pela maneira como trata clientes e funcionários, pelo nível de autonomia e liberdade existente nos departamentos e nas divisões, e pelo grau de liberdade demonstrado pelos funcionários em relação à empresa. Os elementos mais citados são:

Valores: São definidos normalmente pelo fundador da empresa, expressa o que a organização valoriza em termos de comportamento.

Comunicação: É o processo de troca de informações, essencial para a organização.

Normas: Definem limites entre os comportamentos esperados, aceitos e os não aceitos.

Crenças e Pressupostos: É aquilo em que se acredita, que se tem como verdade e geralmente não é questionado.

Heróis: Pessoas que são representadas por seus feitos ou que representam de maneira firme a organização.

Ritos, rituais e cerimônias: São atividades criadas e realizadas pela organização com um proposito definido.

Histórias e mitos: Historias são narrativas baseadas em fatos reais, já os mitos de fatos reais distorcidos para atender a organização.

Resumindo, de acordo com alguns autores a cultura de uma empresa geralmente possui características estáveis, sendo determinadas historicamente por seus fundadores e construída socialmente pelos colaboradores. Não podemos esquecer que cultura organizacional se trata de um conceito descritivo, ou seja, se refere apenas a forma como os indivíduos percebam as características da organização e não com o fato de gostarem delas, ou não.

2.2 ADMINISTRAÇÃO DA CULTURA ORGANIZACIONAL

A cultura organizacional pode ser considerada como a base de administração, uma vez que cada organização possui um conjunto próprio de regras, valores e comportamentos. Seu estudo permite a identificação de fatores que influenciam as decisões do contexto organizacional.

Diversos são os fatores de importância, é necessário valorizar tanto a individualidade do sujeito quanto lhe proporcionar subsídios para que ele possa ser reconhecido e valorizado dentro de uma organização. O papel da qualidade de vida é fundamental para o aumento da produtividade e, consequentemente, o alcance do objetivo individual dentro da organização. Sendo assim, é muito importante que as organizações cuidem de seus colaboradores para que com o seu bem-estar eles possam produzir mais e com melhor qualidade.

Abaixo temos alguns exemplos de cultura organizacional:

Google

O Google é talvez um dos exemplos de cultura organizacional mais fortalecida, servindo de referência em gestão de pessoas para diversas startups.

Os Googlers, nome dado aos funcionários da empresa, trabalham em um ambiente informal e divertido.

Refeições gratuitas, viagens, festas, premiações, uma série de benefícios são reflexos de uma cultura centrada no bem-estar dos funcionários.

Tudo isso contribui para que os colaboradores se sintam motivados a executar suas tarefas com qualidade e empenho, o que impacta diretamente nos resultados da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (123.7 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com