TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA INTERNET NA EDUCAÇÃO

Por:   •  24/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 3

Dissertação

Tema: A importância da Internet na educação

Aprendizado e conhecimento através da internet

E

m todos os meios de comunicação existentes a internet é a principal, pois possibilita acesso sem restrições, favorecendo a dispersão de notícias em curto espaço de tempo. Neste diapasão, podemos notar que é uma ferramenta essencial no mundo globalizado, principalmente no papel do aprendizado e qualificação profissional, o que faz da educação mais eficiente em busca do conhecimento.

        A internet é capaz de oferecer condições para praticamente todas as pessoas, de acordo com os seus interesses, desenvolver sites nos quais possa divulgar o que achar necessário sem haver a necessidade e para a educação ela é efetivamente o meio mais rapido de se achar uma informação, mesmo que informal, para se chegar a uma determinada solução ou conhecimento da verdade racional. Diante desta perspectiva, o educando busca chegar a perfeição do conhecimento, busca o aprendizado contínuo, busca a solução de sua pesquisa, busca a inovação[1], a criatividade e a internet é o meio mais eficaz para se chegar a esse determinado fim.

        Diante desse contexto fica claro que esse instrumento está aberto pra todos, podendo falar o que pensa e disponibilizar serviços. Logo, a expansão do uso da internet atingiu principalmente a educação, tanto escolas como universidades. Buscando esse mecanismo para se tornar públicas, criaram páginas na rede com perfil mecânico e semelhante, a maioria demonstra a linha de ensino e o funcionamento da instituição. Em alguns casos existem aquelas que expõem projetos diferenciados e atrativos. Um exemplo deste mecanismo é a plataforma CEDERJ[2], que fez com que o aluno acessasse a internet para o ensino superior, tornando acessível à aquelas pessoas que não tinham oportunidade de fazer seu ensino superior, devido ao trabalho ou família, proporcionando assim o fácil acesso nas próprias casas, uma vez que, possuam internet.

        É claro que devemos atentar para os pontos negativos e positivos desta facilidade que se chama internet. Como principal ponto negativo, podemos encontrar uma principal causa que é o contato com o professor. Muitas vezes necessitamos deste contato. Nesta perspectiva, o educador se torna apenas como fonte figurativa, pois, ela é apenas um meio de tutoria semipresencial. Isto faz como que afaste o princípio profissional do professor, que muito fez para o processo de aprendizagem.

Imagem retirada do site http://www.cpt.com.br

[pic 2]

        Portanto, compreender a importância da tecnologia, precisamente da internet como ferramenta educacional pela docência, bem como analisar seus aspectos positivos ou negativos é algo que ocorrerá com um determinado tempo. Hoje, ainda sentimos e presenciamos certa resistência por parte dos profissionais de educação valendo ressaltar das dificuldades que os mesmos estão tendo em querer manipular de forma significativa esses recursos tão importantes para o processo ensino aprendizagem. Está comprovado que a internet veio para contribuir no processo, no entanto, devemos saber usá-la de forma que seus recursos sejam angariados somente para o progresso e a perfeição justo porque estamos em tempos de criatividade e inovação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (388.1 Kb)   docx (52 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com