TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO E NO DESENVOLVIMENTO DE SUA VISÃO CRITICA.

Por:   •  7/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.532 Palavras (19 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 19

FACULDADE ESTACIO DE SÁ

CAMPUS OURINHOS

A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE UNIVERSITARIO E NO DESENVOLVIMENTO DE SUA VISÃO CRITICA.

CRISTINA DA SILVA

OURINHOS

2016

CRISTINA DA SILVA

A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE UNIVERSITARIO E NO DESENVOLVIMENTO DE SUA VISÃO CRITICA.

Trabalho de conclusão de curso apresentado à FACULDADE ESTACIO DE SÁ – CAMPUS OURINHOS, como parte dos requisitos necessários para a obtenção do título de Pós Graduada em GESTÃO ESTRATEGICA DE PESSOAS.

Orientadora: Profa Beatriz Acampora e silva de oliveira

OURINHOS

2016


FACULDADE ESTACIO DE SÁ

CAMPUS OURINHOS

CRISTINA DA SILVA

A IMPORTANCIA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE UNIVERSITARIO E NO DESENVOLVIMENTO DE SUA VISÃO CRITICA.

APROVADO EM  ____/____/____

BANCA EXAMINADORA:

__________________________________________________________

NOME DO PROFESSOR (NOME COMPLETO) – ORIENTADOR

__________________________________________________________

NOME DO PROFESSOR (NOME COMPLETO) – EXAMINADOR

__________________________________________________________

NOME DO PROFESSOR (NOME COMPLETO) – EXAMINADOR


EPÍGRAFE

“Que os vossos esforços desafiem as impossibilidades, lembrai-vos de que as grandes coisas do homem foram conquistadas do que parecia impossível.”

(Charles Chaplin)

RESUMO

O presente artigo objetiva se em demonstrar a real importância da pesquisa na formação do conhecimento mesmo diante das impossibilidades humanas e a forma de como os acadêmicos podem se beneficiar com esta ferramenta no meio em que se relaciona no processo da geração do conhecimento.

Por tanto iremos propor que o conhecimento não seja algo limitado, mas que abranja grande parte da mente humana de acordo com suas potencialidades em a relação a jornada que o individuo faz pela vida, deste modo acredita – se que a universidade contribui e muito em sua formação, o que é produzido através da prática investigativa e do trabalho de extensão, buscando efetivamente nos tornar capazes de romper essa ditadura cultural que se formou durante os anos, gerando assim um estudante de grande potencialidade para enfrentar os desafios impostos por qualquer circunstância.

Palavras-Chave: Conhecimento, Pesquisa, Potencialidade, Visão Critica.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...............................................................................

11

2 O QUE É CONHECIMENTO..........................................................

12

2.1 AMPLIAÇÃO DA MENTE HUMANA POR MEIO DO CONHECIMENTO.............................................................................

13

  1. FERRAMENTAS PARA OBTER CONHECIMENTO..............

15

3 CONCEITO DE PESQUISA..........................................................

17

3.1 A IMPORTANCIA DA PESQUISA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.........................................................................….

  20

4 O CONHECIMENTO E PESQUISA EM BENEFICIO DO ESTUDANTE.....................................................................................

  22

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................

24

REFERÊNCIAS.................................................................................

25


  1. INTRODUÇÃO

        O ser humano já nasce com instinto de aprender e esse é o mais importante passo para obter conhecimento, em sua infância quando adquire os primeiros ensinamentos, sua natureza o desafia imediatamente a evoluir em tudo o que já aprendeu, pois este, está em continuo processo de evolução, sendo assim é preciso entender que quanto mais aprendemos mais temos desejo de aprender, isso é dado pelos efeitos que o conhecer nos causa, o ato de adquirir conhecimento nos liberta de cadeias criadas por nossa mente é que a principio um tanto limitada.

        Toda via a sensação de liberdade nos faz mergulhar cada vez mais no profundo mar da pesquisa, e a insaciável busca pelo desconhecido nos desprende do aprisionamento cultural e nos liberta desta prisão, a universidade traz exatamente a oportunidade de aprendizado que precisamos para obter o máximo de informações, pois é através dela que temos as primeiras informações para nos tornar cidadãos conscientes de qual é o nosso lugar de ocupação na sociedade como um todo.

        Assim, saímos do estágio do não saber partindo rumo às novas descobertas que irão sem duvidas no auxiliar na orientação de nossas vidas, a necessidade de obter conhecimento, incendeia no subconsciente humano a busca por novas descobertas e recursos que nos levarão a melhores compreensões e construção de nossas próprias convicções.

        Para garantir o sucesso nos resultados da tão discutida busca pelo conhecimento, este artigo nos encaminhará a conhecer primeiro os recursos que podemos utilizar para aprimorar nossas técnicas de desenvolvimento critico, e posteriormente nos possibilitara saber quais os benefícios que o estudo nos traz, a fim de garantir autonomia e firmeza na escolha do que é melhor na condução de nossas ações para serem mais responsáveis, viabilizando uma boa formação pessoal e profissional.

2.      O que é o conhecimento?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.4 Kb)   pdf (190.1 Kb)   docx (29.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com