TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DE UM CLUSTER PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Por:   •  7/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  910 Palavras (4 Páginas)  •  612 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

ADMINISTRAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

[pic 2]

A IMPORTÂNCIA DE UM CLUSTER PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Prof°

Campo Grande – MS

Setembro - 2015

RELATÓRIO 1 – A IMPORTÂNCIA DE UM CLUSTER PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Relatório referente a trabalho bimestral, propostas para compreensão conceito de cluster e seus fundamentos como requisito para a complementação da nota semestral da disciplina Administração da Produção e Operações em Administração da Universidade Anhanguera UNIDERP, turma N 2015.2, sob a orientação do Professor.

Campo Grande – MS

Setembro - 2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...........................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................5

3 CONCLUSÃO.............................................................................................8

4 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................................9

1. INTRUDUÇÃO

O termo vantagem competitiva se tornou a base do pensamento estratégico empresarial. Diante do ambiente competitivo atual, as empresas buscam formas de sobrevivência e perpetuação desenvolvendo estratégias que possibilitem obter sucesso e superar a concorrência.

Esta nova tendência econômica, entre outros fatores, faz com que as empresas adotem uma postura diferenciada frente aos novos desafios existentes. Com isso, começa se acentuar um fenômeno econômico que já há algum tempo vem se solidificando, a formação de aglomerados de empresas em uma determinada região, sejam elas do mesmo ramo ou fornecedoras das já existentes, como caminho alternativo na busca da vantagem competitiva.

2. DESENVOLVIMENTO

COOPERAÇÃO ENTRE DIVERSAS EMPRESAS

A valorização de um território no qual o produto é produzido não apresenta apenas vantagens mercadológicas. Outra vantagem relacionada á localização do empreendimento diz respeito à possibilidade de cooperação entre as diversas empresas do mesmo ramo entre seus fornecedores, de tal forma a ganhar vantagem econômica e estratégica da localização. Neste sentido surge o conceito cluster, sendo este uma cadeia de relações entre empresas, fornecedores de insumos, clientes e instituições que possuem, além da localização, interesses em compartilhar as vantagens da proximidade.

O significado literal de cluster no dicionário britânico é “um número de coisas crescendo ou reunidas juntas” (Michaelis Chamber Complete English Dictionary, 1996).

O QUE É UM CLUSTER?

O cluster é um sistema, cuja parte mais importante é a interação entre as empresas, sendo o resultado dessa conexão a capacidade de competir. Aí surge o papel da governança corporativa, cuja ação supraempresarial concentra não só na interação entre os agentes locais, mas junto às entidades externas e todos os níveis de governo, que são fundamentais ao desenvolvimento.

A competitividade da organização depende da existência o não de vantagem competitiva em seu poder. Nesse aspecto, o relacionamento entre as empresas e instituições de APL deve produzir alguma vantagem competitiva importante, caso contrário não haveria o cluster empresarial, cujas características pressupõem a existência de intensa inter-relação entre seus componentes.

O conceito não é novo, No século XIX, Marshal (1890) já escrevia a respeito das vantagens da aglomeração de empresas, mas só agora, esse conceito vem sendo mais utilizado.

Na área de desenvolvimento econômico, políticas de desenvolvimento baseadas no conceito de cluster tem sido uma tendência. Estas políticas representam uma grande mudança em relação aos programas de desenvolvimento tradicionais que utilizavam políticas focando em empresas individuais.

As novas políticas baseiam-se no reconhecimento que empresas e indústrias são inter-relacionadas de forma direta e indireta.

CASO – SANTA RITA DO SAPUCAÍ

A tranquilidade típica do interior contrasta com o ritmo acelerado das inovações.

O município de apenas 40 mil habitantes é comparado ao Vale do Silício, polo tecnológico na Califórnia,  nos Estados Unidos.

Arranjo Produtivo Local (APL) Eletroeletrônico da Santa Rita do Sapucaí é um cluster completo e “maduro”, que tem entre outras características:  alta concentração geográfica; alto nível de especialização das empresas e cooperação entre elas; nível de desenvolvimento tecnológico uniforme e cultura da sociedade adaptada ao cluster.

É composto por 153 empresas fabricantes e prestadoras de serviço na área de eletroeletrônicos associadas ao Sindivel – Sindicato das Industrias e Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica e à AISRS – Associação Industrial de Santa Rita do Sapucaí.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (147.7 Kb)   docx (128.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com