TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO ENDO MARKETING

Por:   •  16/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.068 Palavras (13 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 13

A IMPORTÂNCIA DO ENDOMARKETING               NA EMPRESA MODERNA[pic 1]

Cleber Pereira Jordão

Ivonilma de Oliveira Carneiro

Ivonisse de Oliveira Carneiro

Thamillis Carneiro Alves Carvalho

Prof. Fábio Lima – Tutor Externo

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Curso (ADG0617) – Seminário Interdisciplinar IV

08/12/2016

RESUMO


Este trabalho acadêmico retrata o tema Endomarketing, relatando seu conceito e demonstrando todo o seu potencial como uma ferramenta do Marketing Interno em uma empresa, dando-lhe também a devida relevância de uma gestão diferenciada. Em seguida, destacamos os assuntos concernentes aos chamados clientes internos ou colaboradores e também os principais instrumentos que constituem as ações na aplicação de um programa de Endomarketing. No espaço interno, a comunicação remete a manter a equipe de pessoal sempre atualizada do que ocorre na empresa, como uma condição de incentivo e participação, tendo como principal escopo a excelência da qualidade das atividades para assim serem refletidas aos clientes externos.


Palavras-chave: Endomarketing. Comunicação. Liderança


1 INTRODUÇÃO

A dificuldade atualmente do mundo mercadologicamente competitivo das empresas e sua comunicação com os seus diversos setores têm obrigado cada vez mais empresas a aplicarem de forma mais estruturada projetos internos de capacitação dos colaboradores e programas de integração entre tais setores para ganhos qualitativos no aspecto organizacional no sentido de facilitar melhoria nos relacionamentos com o cliente externo. 

Se uma empresa quer oferecer uma experiência singular ao cliente, eles precisam treinar seus funcionários para fornecer essa experiência. Mas a criação de uma força de trabalho educada, com base nos objetivos da empresa e entusiasmada com a consecução desses objetivos não é tão fácil. As empresas devem fazer sérios esforços para distribuir informação oportuna e relevante de modo que cada empregado está trabalhando em direção a objetivos comuns. Uma força de trabalho desorganizada e uma mensagem de marketing inconsistente são maneiras fáceis de perder negócios.
        Não obstante, os instrumentos e ferramentas de Endomarketing tem sido usadas por organizações de diversos portes; a aceitação e combinação de ferramentas têm-se feito presente em especial em setores de maior competição e disputa por participação de mercado. 
Mas, o que é Endomarketing? Qual a sua importância para a empresa moderna? As funções de Endomarketing proporcionam efeitos diferenciados nos aspectos qualitativos e quantitativos no relacionamento com os clientes externos? Qual o comportamento dos clientes internos frente aos programas que buscam o aprimoramento do Endomarketing? O Endomarketing precisa constantemente passar pelo crivo da capacitação permanente dos colaboradores? Realmente o Endomarketing é uma nova forma de gestão da empresa atual?

2 O CONCEITO DE ENDOMARKETING E SUA APLICABILIDADE

O termo Endomarketing fora concebido pelo consultor empresarial brasileiro Saul Bekin (2004), por volta de 1990, onde pontua que no:

[...] endomarketing, o sentido do Marketing voltado para uma ação interna aparece explicitamente. O Sentido de algo voltado para dentro, de interiorização, está no próprio significado de endo. Aí temos a palavra grega éndon, que significa em, para dentro, dentro de, exprimindo a posição ou a ação no interior de algo, o movimento de algo que caminha para dentro de si mesmo.

Conforme BEKIN (2004), a conceituação de Endomarketing nada mais é do que o “processo cujo foco é alinhar, sintonizar e sincronizar, para implementar e operacionalizar a estrutura organizacional de Marketing da empresa ou organização, que visa e depende da ação para o mercado e a sociedade”. Logo, se torna inevitável o alinhamento do Marketing visando à relação do mercado e ao meio qual está inserido.

CERQUEIRA (1994), de uma forma mais abrangente, exorta que o Endomarketing são:

Projetos e ações que uma empresa deve empreender para consolidar a base cultural do comprometimento dos seus funcionários com o desenvolvimento adequado das suas diversas tecnologias visando: - a prática dos valores estabelecidos como base da nova cultura; - a manutenção de um clima ideal de valorização e reconhecimento das pessoas; a obtenção de índices maiores de produtividade e qualidade com a consequente redução de custos; - o estabelecimento de canais adequados de comunicação interpessoal, que permitirão a eliminação de conflitos e insatisfações, que possam afetar o sistema organizacional; - a melhoria do relacionamento interpessoal; - o estabelecimento da administração participativa; - a implantação de ações gerenciais preventivas.

 Tal conceituação produz uma correspondência do termo à parte não visível do marketing, mas de fundamental importância para o sucesso do marketing tradicional voltado ao público externo.

Como uma estratégia, no Endomarketing os funcionários são tratados como "clientes internos", que devem ser convencidos da visão da empresa e valor tão agressivamente quanto os "clientes externos". O objetivo do Endomarketing é alinhar todos os aspectos das operações internas de uma empresa para garantir que eles são capazes de proporcionar valor aos clientes. Se uma empresa pode operar de forma coordenada e padronizada, a mesma pode fornecer uma experiência mais consistente aos seus clientes.

O Endomarketing tem como pilar a ideia de que as atitudes dos clientes em relação a empresa baseiam-se em toda a sua experiência com ela, e não apenas a sua experiência com os seus produtos. Toda vez que um cliente interage com um empregado, afeta sua satisfação geral. Todos - de um vendedor a um especialista em suporte técnico online - ajudam a moldar a experiência desse cliente. Portanto, a satisfação do cliente está profundamente dependente do desempenho do pessoal de uma empresa. 

Por exemplo, a Natura, líder nacional brasileira em cosméticos, tem uma cultura organizacional única que enfatiza a inovação, a criatividade e perícia. A fim de promover esta cultura, ela é altamente seletiva quando recruta funcionários e extremamente completa quando vai treiná-los. A Natura percebeu que a melhor maneira de promover a imagem da sua marca começa através de todos os seus funcionários, particularmente os que trabalham com os clientes, para representar com precisão essa imagem. Qualquer pessoa que tenha trabalhado nela sabe que os funcionários são especialistas nos produtos que vendem e estão dispostos a responder a um número infindável de perguntas. Eles são capacitados e acessíveis, refletindo positivamente a empresa como um todo. Na Natura, profissionais de RH normalmente lideram campanhas de Marketing internas. Logo, esse Endomarketing concentrado em alavancar o valor dos empregados, com forte comunicação entre a empresa e os funcionários, é crucial. Sua principal responsabilidade será a de divulgar informações sobre os objetivos e as estratégias da empresa, e para fornecer treinamento e apoio para ajudar os funcionários a atingir esses objetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (232.8 Kb)   docx (60.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com