TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO FATOR HUMANO NA MANUTENÇÃO

Por:   •  29/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  958 Palavras (4 Páginas)  •  1.065 Visualizações

Página 1 de 4

A IMPORTÂNCIA DO FATOR HUMANO NA MANUTENÇÃO

Fator humano na manutenção: Um profissional de manutenção qualificado e bem equipado é fundamental para que uma empresa consiga atingir seus objetivos, obter qualidade nos seus produtos e ter prestígio no mercado. Além disso o sucesso ou fracasso de uma empresa depende do trabalho de equipe de seus colaboradores em qualquer atividade. Na manutenção este fator é mais do que crítico, tanto internamente entre seus membros, quanto entre o seu relacionamento com a área de operação. Conseguir que a manutenção e a operação formem uma verdadeira equipe na busca de soluções constitui um desafio para as empresas que procuram a excelência empresarial.

A fim de obter uma vantagem competitiva, é de importância fundamental o engajamento do fator humano na organização. Esse engajamento é caracterizado por sua iniciativa, colaboração, empenho, vontade, motivação, disciplina, comprometimento e por sua satisfação em executar um trabalho que o realize e que realize também sua equipe. A manutenção depende cada vez mais da disposição de seus colaboradores em quebrar paradigmas e encarar novos desafios dentro da atividade. É importante que o profissional de manutenção, além de otimizar o custo da manutenção tenha uma visão de quanto representa de ganho ou perda para a empresa, a maior ou menor disponibilidade dos equipamentos produtivos.

Melhorando o clima organizacional

A principal causa do ambiente ruim criado entre os sócios e com os colaboradores era devido a total falta de comunicação entre as partes, e isto ocorria devido a falta de conhecimento interdepartamental, ou seja, um sócio não conhecia a visão do outro, tampouco entendia seus objetivos, oque fazia cada sócio “remar” para o seu lado deixando os colaboradores a deriva, sem saber se o seu trabalho era ou não eficiente, se atendia ou não as necessidades da organização, pois a mesma não sabia onde estava e nem onde queria chegar.

Nosso primeiro passo para tornar o clima organizacional eficiente foi demonstrar a situação da empresa a todos os envolvidos, desde a diretoria até o nível operacional, pra isso criamos indicadores que pudessem mensurar todos os itens relevantes para a saúde organizacional, como, eficiência, produtividade, disponibilidade de recursos, qualidade dos produtos, ou seja, tornamos real o cálculo da OEE da Empresa. Feito isso criamos uma gestão a vista para que todas essas informações fossem divulgadas, melhorando assim a comunicação entre os departamentos, pois assim ficava evidente a situação de cada um o quão distante estavam de alcançar seus objetivos.

Para implantar a gestão a vista,tomamos alguns cuidados, como, selecionar somente informações relevantes para o projeto, evitando o excesso de informações, treinamos os lideres para o uso da ferramenta e disseminação da mesma entre as equipes e selecionamos colaboradores chaves dentro da organização que seriam responsáveis pela coleta de dados.

Os benefícios foram evidentes, pois com a atualização constante dos dados foi possível ter uma visão exata do que estava acontecendo na empresa, bem como quais eram os processos críticos e pontos de controle, os colaboradores passaram a acompanhar a performance e os resultado de suas equipes, compreendendo, o quão é importante o trabalho e a dedicação de todos para atingir metas, e também foi possível reforçar a cultura da gestão, eliminando riscos relacionados a falta de conhecimento e tornando o processo de tomadas de decisões mais eficiente, por fim com análise nas tendências dos indicadores é possível agir na correção de desvios, ajustes de processos e falhas na operação.

Com a gestão a vista ficou claro demonstrar a situação atual da empresa, porem, ainda era obscuro qual caminho percorrer para se alcançar a visão da organização, pra isso implantar uma importantíssima ferramenta do lean manufacturing chamada mapeamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (43 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com