TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL

Por:   •  26/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  6.661 Palavras (27 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 27

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL

The importance of the application of strategic planning in municipal public management

Elson Miroel Gobo da Luz

Orientadora Profª Drª: Jordana Marques Kneipp

RESUMO

O presente artigo trata da importância do planejamento estratégico na gestão pública municipal. O planejamento estratégico se resume na elaboração de um plano de metas a ser atingido, com o intuito de promover a eficiência, a eficácia e a efetividade do desenvolvimento de uma empresa ou, no caso em análise, de um município. A origem do planejamento estratégico remonta as organizações militares, mas ao longo do tempo a ferramenta vem sendo adaptada para as empresas e finalmente, para o setor público. A estratégia consiste em elaborar um plano, com metas, objetivos, estratégias e aplicação. Ao longo deste trabalho se procura tratar de alguns aspectos a fim evitar possíveis “armadilhas” que possam contribuir para que o planejamento não seja aplicado ou não saia de uma fase inicial de elaboração. A sociedade tem cobrado cada dia mais empenho dos gestores nos gastos públicos, melhores aplicações do orçamento e benefícios para toda a comunidade. Modernizar os processos nos órgãos públicos é o caminho indicado atualmente, estabelecendo objetivos, metas e ações definidas para visar a eficiência e eficácia. A sociedade tem cobrado cada vez mais empenho dos gestores no gasto com a verba pública, melhores aplicações do orçamento e benefícios para toda a comunidade e neste sentido se entende a sua importância. Desse modo, o presente estudo visa demostrar a importância do planejamento estratégico na gestão pública municipal. Para tanto, será realizada uma revisão bibliográfica a fim de atingir o objetivo do estudo.

Palavra-chave: Estratégico Planejamento; Gestão pública estratégica municipal.

ABSTRACT

This article deals with the importance of strategic planning in municipal public management. The strategic planning is summarized in the elaboration of a goal plan to be reached, with the purpose of promoting the efficiency, effectiveness and effectiveness of the development of a company or, in the case in question, of a municipality. The origin of strategic planning goes back to military organizations, but over time the tool has been adapted for companies and finally, for the public sector. The strategy consists of drawing up a plan, with goals, objectives, strategies and. Throughout this work we try to deal with some aspects in order to avoid possible "pitfalls" that can contribute to the planning not being applied or not leaving an initial phase of elaboration. Society has become more and more committed to public spending, better budget applications and benefits for the entire community. Modernizing processes in public bodies is the way currently indicated, establishing objectives, goals and actions defined to aim for efficiency and effectiveness. Society has been increasingly demanding managers to spend on public funds, better budget applications and benefits for the whole community and in this sense one understands their importance; Society has been increasingly demanding managers to spend on public funds, better budget applications and benefits for the whole community and in this sense one understands their importance.

Keywords: Strategic Planning; Municipal strategic public management.

1 INTRODUÇÃO

O presente artigo trata da importância do processo do planejamento estratégico para o setor público municipal, buscando contribuir para explorar a viabilidade do planejamento estratégico como uma forma de se alcançar metas e prioridades no desenvolvimento do município, fazendo com que este cresça e se desenvolva para o bem da coletividade, fazendo uso da melhor forma possível dos recursos destinados pela Constituição Federal da República do Brasil de 1988.

Historicamente, afirma Dagmino, (2009, p.24), “[...] somente no período da Nova Política econômica, no início dos anos de 1920, que o planejamento se integrou ao arsenal do Estado Soviético”. Segue o autor, afirmando ainda que:

A potencialidade que ele apresentava em termos de perspectiva, simulação e organização para a consecução das metas econômico-produtivas permitiu que em menos de um quinquênio fosse possível atingir os níveis de produção agrícola e industrial vigentes antes da destruição causada pela guerra, pela revolução e pela sabotagem contrarrevolucionária.

A rápida industrialização e o crescimento da produção agrícola da URSS permitiram que ela despontasse como uma aliada essencial para a vitória sobre o nazismo e, já num contexto de Guerra Fria, o planejamento passou a gerar efeitos socioeconômicos positivos nos demais países do bloco socialista. (DAGNINO, 2009, p.24)

Em suma, descreve o autor acima citado que o planejamento se inseriu num período de uma ideia de “Estado herdado” protecionista, herança de um sistema coronelista e militarista, em que se associava o Estado patrimonialismo e autoritarismo com clientelismo, hipertrofia com opacidade, insulamento com intervencionismo, entre outras formas de conceder sem prover ou estimar os recursos básicos, para um ”Estado Necessário”, ou seja, um estado que precisa fazer, que é cobrado e exigido responsabilidade pelo que é público.

Isto tudo vem só se desenvolvendo e fortalecendo, haja visto que as pessoas estão cada vez mais com acesso a informações e, devido a democracia e a transparência das contas públicas, está ávido por ver a sua contribuição sendo bem empregada. Um Estado que faça a sua parte, que gere condições cognitivas necessárias para a sua transformação, atendendo o contexto social e político.

Entende-se, igualmente, se fazer necessário uma melhor qualificação do quadro funcional, bem como, se forme gestores capazes de provocar as mudanças sociais, econômicas e políticas do município, de forma a prestar seus serviços com eficiência, eficácia e efetividade dos recursos que a sociedade lhe faculta e do qual se espera possa produzir impactos crescentes.

A burocracia logicamente é outro ponto destacado por muitos doutrinadores como um entrave ao sistema administrativo, de forma que a busca pela sua eliminação ou mesmo diminuição passou a ser um ponto crucial, a fim de evitar o entrave do desenvolvimento e da gestão.

 O planejamento estratégico na gestão pública municipal pode ser considerado como um diferencial para o desenvolvimento e progresso do município, pois visa a introdução de metas e objetivos para que se alcance o desenvolvimento em termos de qualidade, quantidade e eficiência, em suma, com melhor prestação de serviço aos munícipes. Justifica, assim, uma nova forma de se verificar o aproveitamento dos valores disponibilizados em impostos e contribuições pelo contribuinte em eficiência da qualidade e prestação dos serviços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.6 Kb)   pdf (198.6 Kb)   docx (28.2 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com