TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO NO PROCESSO DE RECRUTAMENTO

Por:   •  2/11/2021  •  Artigo  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 2

A IMPORTANICIA DO PLANEJAMENTO NO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO PARA AS ORGANIZAÇÕES.

INTRODUÇÃO

Atualmente, segundo Baylão e Rocha (2014) o ambiente econômico onde estão inseridos as organizações vem sofrendo uma grande pressão, pois a muita competividade de destaque no mercado. E nos dias de hoje vivemos em uma sociedade cada vez mais exigente em questão de produtos e serviços oferecidos para a sociedade. Sendo assim, as empresas vêm recrutando e selecionando perfis de candidatos que vem agregar valores e aumenta a sua posição a um nível de excelência.  

O foco de todas as organizações é conseguir atingir seus objetos e metas, e garantir a sua persistência no mercado. O planejamento estratégico é uma ferramenta muito utilizada pelas organizações para ter ser desenvolvimento assim atingir seu objetivo.  

Os processos de recrutamento e seleção segundo Guimarães e Arieira (2013) devem ser feito através de um planejamento estratégico para compor o quadro de funcionários necessários para os cargos disposto, com isso conseguindo atrair e escolher candidatos capacitados e eficientes para a organização.

A falta de planejamento nesses processos de recrutamento e seleção, na maioria das vezes, acaba se tornando falho, pois envolve a faltas de critérios e instrumentos adequados para um bom processo. Com isso, gerando perdas financeiras para a organização e inclusive à perda de tempo nos processos.

Portanto, neste trabalho temos como objetivo abordar a importância de um bom planejamento nos processos de recrutamento e seleção para as organizações, com isso será abordados alguns conceitos para fundamentar o trabalho abordado.

2 RECRUTAMENTO

2.1 Conceito de Recrutamento

2.2 Tipos de Recrutamento

2.2.1 Recrutamento Interno

2.2.2 Recrutamento Externo

3 SELEÇÃO

3.1 Conceitos de seleção

3.2 Técnicas seleção

4 PLANEJAMENTO ESTRATEGICO

O planejamento estratégico para Chiavenato (2001) “é o planejamento global projetado em longo prazo, e que envolve a organização como uma totalidade”.

O planejamento cada vez mais se torna essencial para a organização, isso por causa das mudanças frequentes no mundo dos negócios, assim gerando muitas incertezas nos setores econômicos, políticos e social. (PAULA, 2015). Essas mudanças quando ocorre acaba prejudicando muito as organizações, por isso o desenvolvimento do planejamento estratégico se torna como um instrumento importante para ter um cenário mais previsível.

Para Chiavenato (2001) “As organizações não trabalham na base da improvisação tudo nelas é planejado”.  Sendo assim, planejar é traçar os objetivos e escolher qual será a melhor formar para atingi-lo, mas para isso é necessário ter uma boa estratégia para atingir os objetivos definidos. O Maximiano  (2002) define a estratégia como um sentido de astucia, como uma tentativa de superar as demais organizações com processos inesperados.  

.

4.1 Etapas do planejamento

4.2 Planejamentos Estratégicos em Recursos Humanos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (64.5 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com