TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO PARA RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Por:   •  29/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.268 Palavras (10 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

DESAFIO PROFISSIONAL

3ª Série

Disciplinas norteadoras:

Treinamento e Desenvolvimento

Gestão do Desempenho

Tutor Presencial: 

Aluno:  Andréa de Carvalho        RA:-  8520927321

Araçoiaba da Serra, SP,   setembro de 2015


SUMÁRIO

CONSIDERAÇÕES INICIAIS        3

1 -  SITUAÇÃO ATUAL DA EMPRESA        4

1.2 – DESCRIÇÃO DOS CARGOS E SALÁRIOS        5

1.3 – DEFINIÇÃO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO        7

1.4 – PLANEJAMENTO PARA RECRUTAMENTO E SELEÇÃO        7

1.5 – RESULTADOS ESPERADOS        8

1.6 – TÉCNICA QUE SERÁ ADOTADA PARA O RECRUTAMENTO        8

1.7 – BENEFÍCIOS PARA A EMPRESA E EMPREGADOS        9

2 – CARGOS E EPI´s e EPC´s UTILIZADOS        10

2.1 – CRONOGRAMA DE TROCA EPI´s        11

3  -  QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO        12

3.1 – APLICAÇÃO AO LOCAL DE TRABALHO        12

3.2 – REQUERIMENTOS        13

3.3 – ALCANÇANDO UMA MAIOR QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO        13

3.4 – LIDANDO COM UMA BAIXA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO        14

3.5 – A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO        15

4 – PROPOSTA DE REAJUSTE SALARIAL        16

5 – RELATÓRIO PARA AVALIAÇÃO        17

6 - CONSIDERAÇÕES FINAIS        18

7 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        19


  1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

"Sabedoria sem ação é como árvore sem frutos."

Jafuda Bonsenyer


As organizações que se destacam no mercado de atuação da saúde ou de outros segmentos são as que têm como seu princípio o planejamento estratégico como eixo norteador. Todas essas questões relacionadas ao planejamento estratégico na área da gestão hospitalar serão ponderadas ao longo deste estudo.

O modelo proposto neste Desafio Profissional sobre planejamento estratégico na área da gestão hospitalar possibilita um melhor direcionamento para área da gestão hospitalar a respeito do planejamento estratégico. Em uma visão em longo prazo, verifica-se que a contínua expansão do planejamento estratégico é um grande desafio para gestão hospitalar.

O objetivo foi compreender como funciona o planejamento estratégico tendo como foco a área da gestão hospitalar. Para isso foi importante pesquisar vários autores que tratam sobre o tema planejamento estratégicos e outros autores que tratam em específico com o tema gestão hospitalar.

A justificativa este estudo se dá porque a área da gestão hospitalar e as demais áreas de atuação das organizações são consideradas prestadoras de serviços. Então, se pode dizer que o planejamento estratégico é de grande importância para organizações do ramo da saúde isso porque envolvem diversos aspectos que vão desde: pontos fortes e fracos, formulação de estratégias implementação e avaliação.. Os autores Chiavenato e Sapiro, dizem que o planejamento estratégico: “é um processo de formulação de estratégias organizacionais no qual se busca a inserção da organização e de sua missão no ambiente em que ela está atuando”. (CHIAVENATO; SAPIRO, 2003, p. 39). No dizer dos dois autores mencionados acima se pode entender o planejamento estratégico da seguinte forma: um processo que envolve alguns fatores como, por exemplo, formulação de estratégias, implementação e avaliação. Para entender como funciona o planejamento estratégico na área da saúde é necessário entender o que vêm a ser gestão hospitalar.

Então, neste sentido entende-se como gestão hospitalar a qualidade na prestação de serviços em saúde tendo como foco central o paciente. Segundo Teixeira et al. “o gerenciamento na área da saúde é mais complexo do que em qualquer outro tipo de organização”. (TEIXEIRA; et. al, 2006, p.42). Mas, para gestão hospitalar funcionar de maneira eficiente e eficaz faz-se necessário às organizações de saúde utilizar o planejamento estratégico como eixo norteador de seus processos financeiros, de recursos humanos, produção e marketing.

Na maioria das vezes algumas organizações são administradas por outros profissionais que não é em específico o administrador. Dentro das organizações de saúde ou de outro segmento este profissional o (administrador) têm papel fundamental isso porque esse profissional tem formação específica na área de gestão hospitalar.

Ninguém melhor que este profissional para implantar e conduzir o planejamento estratégico dentro de organizações de saúde. Se pode dizer que a gestão estratégica constitui o conjunto de objetivos capazes de guiar e orientar em longo prazo as organizações de saúde.

  1. 1 -  SITUAÇÃO ATUAL DO POSTO DE SAÚDE ITAMANGI

Carlos, Secretário de Saúde da cidade de Guarié, após ter participado de um Congresso cujo tema foi “ O apagão da mão de obra na área de saúde como Gerenciar, falou-se muito em Gestão de Desempenho.

Ao voltar para a sua cidade, fez uma pesquisa de satisfação com os usuários dos postos de saúde quanto aos serviços prestados pelos profissionais. Os resultados da pesquisa apontaram que o posto de saúde do bairro Itamangi obteve nota abaixo da média.

Em uma conversa com o administrador deste posto, Carlos apresentou uma tabela de indicadores avaliados e as notas atribuídas a cada um deles.

Analisando juntos os resultados, o próprio administrador identificou que faltava a ele ferramentas e formação enquanto gestor, de modo que pudesse profissionalizar ainda mais a sua equipe, traçar com mais clareza os objetivos a serem atingidos por cada um dos profissionais e buscar melhores resultados.

Para tentar resolver o problema o Sr. Carlos se reuniu comigo, Analista de RH da Prefeitura, solicitando que eu apresentasse um Projeto de T&D (Treinamento e Desenvolvimento) a ser aplicado para o administrador daquela Unidade de Saúde com o objetivo de atuar junto à sua equipe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (254.6 Kb)   docx (112.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com