TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO NUMA ORGANIZAÇÃO EM ALAGOINHAS/BA

Por:   •  30/3/2020  •  Artigo  •  5.292 Palavras (22 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1]

FACULDADE DE TECNOLOGIAS E CIÊNCIAS DA BAHIA

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO NUMA ORGANIZAÇÃO EM ALAGOINHAS/BA

ALAGOINHAS-BA

2019

RAIARA SIMÕES VIANA

A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO NUMA ORGANIZAÇÃO EM ALAGOINHAS/BA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito para obtenção do título de Bacharel em Administração da Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia/FATEC.

Orientador (a): Profª. Mariana Souza da Silva Lima

ALAGOINHAS- BA

2019

AUTORIA:

Raiara Simões Viana – Estudante do curso de Bacharel em Administração (FATEC).

 e-mail: rayaraviana008@gmail.com

REVISÃO:

Mariana Souza da Silva Lima – Professora Orientadora do curso de Bacharel em Administração (FATEC).

e-mail: marianasouzaarcanjo@hotmail.com.

Alagoinhas-BA

2019

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO6

2 METODOLOGIA7

3 DESENVOLVIMENTO9

3.1 RECRUTAMENTO 9

3.2 RECRUTAMENTO INTERNO10

3.3 RECRUTAMENTO EXTERNO11

3.4 SELEÇÃO12

3.5 TÉCNICAS DE SELEÇÃO13

3.6 ENTREVISTA DE SELEÇÃO14

3.7 DINÂMICAS DE GRUPO14

3.8 TESTES PSICOLÓGICOS15

3.9 PROVAS DE CONHECIMENTO15

4 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO 15

5 ANÁLISE DE RESULTADOS17

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS18

REFERÊNCIAS19

APÊNDICE

 

A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO NUMA ORGANIZAÇÃO EM ALAGOINHAS/BA

VIANA, Raiara Simões[1]

LIMA, Mariana Souza da Silva[2]

RESUMO

Devido à grande competitividade e as cobranças do mercado por serviços e produtos de boa qualidade, as organizações sempre estão em busca de destaque. Para isso, se faz necessário ter profissionais qualificados e comprometidos com os objetivos organizacionais. Sendo assim, atrair pessoas certas, para a função correta é parte do processo de recrutamento e seleção, que se bem planejado constitui-se fator primordial para que as empresas consigam atingir crescimento, mantendo sua estabilidade e permanência no mercado. Este trabalho objetiva demonstrar a importância do processo de recrutamento e seleção numa organização na cidade de Alagoinhas. Para tanto, a pesquisa classifica-se como bibliográfica e de natureza qualitativa, com pesquisa de campo e coleta de dados mediante aplicação de questionário aberto com a gestora de uma empresa local de Gestão de Pessoas na cidade de Alagoinhas/BA. A partir da pesquisa, percebeu-se a relevância das técnicas e estratégias empregadas no processo de recrutamento e seleção, bem como seus benefícios, no que tange a escolha do profissional adequado para a função a ser executada.

PALAVRAS-CHAVE: Recrutamento e seleção. Organização. Crescimento organizacional.

ABSTRACT

Due to the great competitiveness and market demands for good quality services and products, organizations are always looking for prominence. For this, it is necessary to have qualified professionals committed to the organizational objectives. Therefore, attracting the right people for the right job is part of the recruitment and selection process, which if well planned is a key factor for companies to achieve growth while maintaining their stability and permanence in the market. This paper aims to demonstrate the importance of the recruitment and selection process within the organization. To this end, the research is classified as bibliographic and qualitative, with field research and data collection by applying an open

questionnaire with the manager of a local People Management company in the city of Alagoinhas / BA. From the research, it was realized the relevance of the techniques and strategies employed in the recruitment and selection process, as well as their benefits, regarding the choice of the appropriate professional for the function to be performed.

KEYWORDS: Recruitment and selection. Organization. Organizational growth.

1 INTRODUÇÃO

O estudo sobre a importância do recrutamento e seleção de pessoas para o bom desenho organizacional tem por objetivo analisar e demonstrar o quanto este processo merece atenção do gestor.  

Em um cenário de constantes mudanças, as empresas têm grande necessidade de profissionais comprometidos com suas atividades e com os objetivos organizacionais. Uma equipe comprometida é o que garante o desenvolvimento dos processos, para atingir os objetivos e as metas organizacionais, e assim crescimento e desenvolvimento dos negócios. Saber escolher o profissional adequado para trabalhar e ocupar um cargo na organização é um fator que influencia diretamente na eficiência e eficácia dos procedimentos. Pois, a organização depende de seus resultados para sua sobrevivência, e estes são gerados por seus colaboradores.

As organizações estão em constante busca pelos melhores resultados, e para isto utilizam técnicas de qualidade no atendimento, a fim de garantir a eficácia na prestação de serviço. No entanto, para que as atividades sejam desenvolvidas de forma a garantir a satisfação dos seus clientes, faz-se necessário o bom desempenho dos colaboradores que compõe o quadro de recursos humanos da organização, pois estes irão garantir seu crescimento e permanência no mercado.

O processo de recrutamento e seleção de pessoas tem como objetivo escolher profissionais qualificados para fazer parte da equipe, analisando suas experiências, habilidades e competências para o cargo a ser ocupado. A equipe de recursos humanos, que estará responsável por este processo, tem a necessidade de fazer uma divulgação adequada da oportunidade, juntamente com o desenvolvimento no momento do recrutar selecionar os candidatos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37 Kb)   pdf (252.4 Kb)   docx (50.6 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com