TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO SCM – SUPLLY CHAIN MANAGEMENT ÀS EMPRESAS BRASILEIRAS

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.878 Palavras (8 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

                        CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

4° SEMESTRE

IGOR BARROS DE MOURA                         RA: 435022

MARCELO MUNIZ DE BARROS               RA: 437752

MARCO ANTONIO MARQUES DINIZ             RA: 407159

ZAEL DA SILVA E SILVA                        RA: 420516

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR DE LOGISTICA TECNOLOGIA IV

TEMA: A IMPORTÂNCIA DO SCM – SUPLLY CHAIN MANAGEMENT ÀS EMPRESAS BRASILEIRAS.

PROFESSOR-TUTOR PRESENCIAL: JOSÉ MARIA MARTINS JUNIOR

ANANINDEUA/PA

2014

MARCELO MUNIZ DE BARROS               RA: 437752

TEMA: A IMPORTÂNCIA DO SCM – SUPLLY CHAIN MANAGEMENT ÀS EMPRESAS BRASILEIRAS.

[pic 2]

ANANINDEUA/PARÁ

2014

SUMÁRIO

  1.  INTRODUÇÃO ...................................................................................................04
  2. ENSAIO ACADÊMICO ........................................................................................05
  3. CONSIDERAÇÕES FINAIS ......................................................................................09
  4. REFERÊNCIAS...............................................................................................................10

INTRODUÇÃO

Hoje, os mercados encontrar-se cada vez mais globalizados e ativos e os clientes cada vez mais indiscutíveis. Para atender, multiplicam-se cada vez mais os limites e arquétipos de produtos, com períodos de existência bem mais curtos. E a organização da gestão de materiais, de produção e da classificação passou a dar retornos mais eficazes as finalidades de excelência que os interesses exigiam. Nasceu então o Supply Chain Management (SCM) aprecia como noções ou itens de um princípio todas as atividades de circulação e armazenagem que promovem o andamento de produtos desde o ponto de obtenção dos materiais até o ponto de consumo final. A ampliação da concorrência é um fato com que as empresas enfrentem o desafio de reduzir custos, tempos de entrega, estoques e preços, ao mesmo tempo em que aumentam a customização, a flexibilidade e a agilidade. O SCM assume importância estratégica. Apesar dos benefícios, sua implementação não é fácil, implicando em grandes desafios tanto internos quanto externos às empresas. O Supply Chain Management ou Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos é um instrumento que, usando a Tecnologia da Informação (TI) permite à empresa gerenciar a cadeia de suplementos com maior eficácia e eficiência, agora em que a requisição de consumo abrangeu o limite extremo, o Supply Chain Management, admite às empresas obterem melhores arquétipos de concorrência.

ENSAIO ACADÊMICO

Atualmente as empresas estão concorrendo em grandes mercados, com adversários altamente capacitados e com tecnologia de ponta. É impossível pensar em temos de mercados exclusivamente domésticos, com um conjunto de concorrentes conhecidos e comparáveis facilmente. O Supply Chain Management (SCM) é uma metodologia que busca alinhar todas as atividades de produção de forma sincronizada, visando reduzir custos e minimizar tempo de ciclo. Tudo isso de forma estratégica integrada, maximizando o valor percebido pelo cliente final. A gestão ou gerenciamento da Cadeia de Suprimentos pode ser definido como uma integração dos processos-chave de negócios desde o usuário final até os fornecedores originais que proveem os produtos, serviços e informações que agregam valor para os consumidores e demais interessados no negócio.

O SCM compreende processos de negócios que vão muito além das atividades relacionadas à logística integrada, considerando tanto os trade-offs internos quantos os inter- organizacionais. O bom emprego deste conceito vai demandar um empenho em direção à conexão não só de procedimentos dentro da empresa o que recomendaria a adoção de uma logística unificada, mas até dos processos principais que interligam os participantes da cadeia de suprimentos. Modelos destes processos são as aquisições e a ampliação de novos fornecedores e produtos, este podendo abranger marketing, análise e desenvolvimento, finanças, intervenções e logística. As empresas estão abandonando os princípios relativamente fechados para modificar-se em sistemas cada vez mais acessíveis. As fronteiras estão se virando cada vez mais permeáveis, e em muitos eventos complicados de ser identificar.

O afastamento dentre empresa e o ambiente passa a ser demarcada por uma leve linha de divisão, duvidosa e inconstante. Muitas ocasiões, a empresa se embaraça com o ambiente, confundi fornecedores e clientes. Permanece complicado saber onde finaliza a colaboração e inicia a concorrência. Achar que o Supply Chain Management pode ser avaliado numa prova de pôr um corte inclinado das fronteiras organizacionais propor-se a viabilizar a gestão de processos dentre os grupos. O objetivo do SCM é de:

  • Otimização dos processos de consignação, produção e entrega;
  • Probabilidade de destacar simulações de formato global e unificada;
  • Adequação total da cadeia, de formato brando, as alterações de reivindicações de clientes;
  • Decidir problemas de retardamentos nas entregas, diminuição das margens e enredamento da produção;

Entre os processos de negócios avaliados como chave para o sucesso da prática do SCM, os 7 mais referidos.

  1.  Relacionamento com os clientes
  2.  Serviço aos clientes
  3.  Administração da demanda
  4.  Atendimento de pedidos
  5.  Administração do Fluxo de produção
  6.  Compras/Suprimento
  7.  Desenvolvimento de novos produtos

Principais acrescentamentos do SCM faz com que as empresas ganhem maior eficiência em suas intervenções conseguindo um progresso na sua cadeia de suprimentos, agilidade de análises e de conexão. Foco nos serviços dos clientes; Característica do produto; Diminuição do ciclo de tempo; Emprego dos ativos; Flexibilidade operacional. Gerenciamento de processo; Ocupações operacionais enxutos; Gerenciamento de ordem lançada; Gerenciamento de operacionais e sincronização de suplementos/processo.

O lead time é uma medida de tempo, ele está arrolado à flexibilidade do sistema produtivo em replicar a um requerimento do cliente, ou seja, quão mínima o período de convertimento de matérias-primas em produtos aprontados, significarão mínimos os custos do sistema bem-sucedido na recepção das precisões dos clientes. (TUBINO, 1999). Lead time pode constituir o debate entre fazer a venda e testemunhar a um adversário rubricar o contrato. Se uma empresa pode oferecer o produto semanas antes da concorrência, esta tem a mais perfeita oportunidade de receber encomendas futuras. (POLLICK, 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (187.7 Kb)   docx (35.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com