TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do SCM – SUPPLY CHAIN MANAGMENT ÀS EMPRESAS BRASILEIRAS

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.061 Palavras (9 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE LOGISTICA

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO TECNOLOGIA EM LOGISTICA

PROINTER – IV

RELATÓRIO PARCIAL

CORUMBÁ – MS

OUTUBRO 2014

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE LOGISTICA

A Importância do SCM – SUPPLY CHAIN MANAGMENT ÀS EMPRESAS BRASILEIRAS – RELATÓRIO PARCIAL

Rogério de Arruda Mendonça                                RA: 432854                                                                            Jean Ramos Candido                                              RA: 410220                                                                                    Ronaldo Pereira Viana Junior                                RA: 431072                                                                                                               Davi Júlio Amorim da Silva                                   RA: 431146

Michael de Souza Vilalva Mendes                         RA: 410221

ATPS Referente a disciplina de Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior em Logística IV (Prointer IV) do 4º Semestre da Anhanguera Interativa PÓLO TENIR, orientado pela tutora presencial .

CORUMBÁ - MS

OUTUBRO  2014

Apresentação

O presente trabalho foi elaborado conforme o manual de elaboração da prointer IV , discorremos os assuntos de forma  explicita e pratica.

O tema abordado será sobre os conteúdos e situações problemas das ATPS do 2º semestre , onde buscaremos originalidade e enfoque.

É de suma importância a elaboração do mesmo porque estaremos interagindo entre a teoria  e a pratica profissional, defenderemos nossas ideias sobre o assunto.

Em determinados momentos discutimos, conversamos  onde nos renderam novas ideias  e desejo em dar continuidade nessa área.

Assim que ao longo da elaboração do mesmo com a pratica e elaboração do mesmo  nos propiciou mais conhecimentos  e assim desenvolveremos o trabalho agora apresentado.

Debate e confecção do ensaio acadêmico.

        Nas ATPS do 2º bimestre abordamos os temas sobre armazenagem , estoques , embalagens e administração de materiais ,onde destacamos a importância de cada um nos setores das empresas. 

        Conforme elaboração das ATPS do 2º bimestre  aprendemos que a  armazenagem é constituída por um conjunto de funções de recepção, descarga, carregamento, arrumação e conservação de matérias-primas, produtos acabados ou semi-acabados. Uma vez que este processo envolve mercadorias, este apenas produz resultados quando é realizada uma operação, nas existências em trânsito, com o objetivo de lhes acrescentar valor . Pode-se definir a missão da armazenagem como o compromisso entre os custos e a melhor solução para as empresas. Na prática isto só é possível se tiver em conta todos os fatores que influenciam os custos de armazenagem, bem como a importância relativa dos mesmos, já os estoques A gestão de estoques é um conceito que está presente em praticamente todo o tipo de empresas, assim como na vida cotidiana das pessoas. Desde o início da sua história que a humanidade tem usado estoques de variados recursos, de modo a suportar o seu desenvolvimento e sobrevivência, tais como ferramentas e alimentos.No meio empresarial, se por um lado o excesso de estoques representa custos operacionais e de oportunidade do capital empatado, por outro lado níveis baixos de estoque podem originar perdas de economias e custos elevados devido à falta de produtos. Regra geral, não é tarefa fácil encontrar o ponto ótimo neste trade-off. O alastrar do número de SKU's (Stock Keeping Units), o aumento diferenciação de produtos, assim como da competição global, têm dificultado ainda mais essa tarefa.

A Administração de materiais não se relaciona exclusivamente com o controle de estoques, envolve um amplo campo de relações interdependentes materiais e financeiras e que precisam ser bem administradas para reduzir custos e evitar desperdícios.
           Compra de matéria prima, princípio fundamental para se ter uma Administração de Materiais bem sucedida. A compra, primeiro é feito uma seleção dos fornecedores de acordo com aqueles que melhor atendem as necessidades da empresa nas questões financeiras e materiais e depois é analisado o custo benefício da matéria prima, a execução da compra é feita em cima da demanda da empresa e tem suas entregas programadas para que os estoques não se acumulem, para que não haja necessidade de se ter um grande espaço para armazenamento e para que a produção não seja interrompida.

Armazenagem das matérias primas, estas devem ter suas características respeitadas para que se obtenha melhor rendimento, melhor desempenho e maior qualidade das mesmas, as matérias primas devem ser posicionadas em lugares de fácil acesso e perto de onde serão consumidas para facilitar e agilizar seu manuseio e movimentação. Controlar o consumo das matérias primas para que a previsão de gasto seja cumprida. Estoques são mantidos para que a produção não tenha seu ciclo produtivo interrompido, uma vez que isso aconteça, a empresa poderá sofrer graves prejuízos, como arranhar a própria marca, tornando-se um prejuízo incalculável, portanto esse abastecimento deve ser feito de forma consciente, sem deixar de suprir a demanda dos setores da empresa.

A grande questão é determinar a quantidade ideal de estoque e alinhar as compras de matérias primas de acordo com o fluxo de caixa da empresa. Mas para isto é necessário fazer um estudo de perfil da empresa e de seus administradores e entender suas necessidades para que isto não se torne um fator negativo.

Para que se tenha um ciclo de processos funcionando corretamente e uma eficiente administração de materiais faz-se necessário ter muita disciplina e organização.

O SCM ou o gerenciamento da cadeia de suprimentos originou-se dos conceitos de logística e de logística integrada. A primeira integração parcial que originou o conceito de logística integrada foi a de dois grandes subsistemas; o de materiais e o de distribuição física, atribuindo-o o planejamento e a gestão de fluxos físicos e informacionais. A partir daí o ponto chave que auxiliou na evolução desse novo conceito foi a questão do relacionamento entre os diversos agentes da cadeia de suprimentos, primeiramente o estreitamento de relacionamento empresa-cliente, até mesmo por conta da origem da logística como gestão de distribuição física, e em segundo lugar o estreitamento no relacionamento fornecedor-empresa. Essa integração interna e externa de atividades que inclui uma série de processos que interligam fornecedores aos clientes finais originou o atual conceito de gerenciamento da cadeia de suprimentos. Esse novo sistema de gerenciamento proporciona uma série de maneiras pelas quais possibilitam o aumento na produtividade e conseqüentemente contribui significativamente para a redução de custos por meio da redução de estoques, das compras mais vantajosas, da racionalização dos transportes e da redução de desperdícios. Já em relação a criação de valor por meio do SCM se daria por prazos mais confiáveis, atendimento nos casos de emergência, facilidade de colocação de pedidos, serviço pós venda e desenvolvimento mais rápido de produtos.
     
       A partir do gerenciamento de toda cadeia de suprimentos é possível identificar gargalos, ou seja, onde os principais focos de atrasos ocorrem e focalizar as atenções reduzindo o prazo de introdução desses produtos no mercado, e também em uma analise de valor e custo pode revelar fontes para potenciais redução de custos.

     Na evolução da logística pode-se dizer que atualmente a ênfase a ela empregada é estratégica e leva o nome de
supply chain management, e é a última barreira na tentativa de criar vantagem competitiva e que tem como pano de fundo a globalização e o avanço da tecnologia da informação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (264.2 Kb)   docx (85.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com