TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Supply Chain Management (SCM)

Por:   •  15/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.090 Palavras (5 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 5

Supply Chain Management (SCM)

  1. Dê um exemplo de software especializado em SCM que poderia auxiliar uma empresa?

Obs.: A empresa possui várias unidades no país com foco no nordeste, a região mais promissora no segmento. Dada a proporção, um exemplo de software seria o SAP Supply Chain Management (SAP SCM).

SAP-(Aplicativo e produtos para processamentos de dados)

  1. O SAP SCM possui ferramentas para a criação de redes adaptáveis de cadeias de fornecimento. Estas ferramentas incluem quais funções:

Planejamento — Possibilita modelar cadeia de fornecimento por meio do fornecimento, planejamento de produção e planejamento de transporte.

Execução — Integração de sistemas de planejamento, logística por meio do gerenciamento de materiais, gerenciamento de depósitos — acrescido da inovadora tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID)

Coordenação — Possibilita o monitoramento dos  processos tanto dentro quanto fora de sua empresa.

Colaboração — Permite que você compartilhe informações e estabeleça objetivos por meio de um planejamento com suporte a inventário gerenciado pelo vendedor.

  1. Riscos sobre a dependência do Software de Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento?

Um sistema não integrado pode afetar seus negócios de maneira geral, desde o aprovisionamento e a montagem até a distribuição pode ocasionar rupturas sérias. Nas empresas com múltiplos departamentos, instalações ou parceiros, um sistema de SCM legado ou manual pode ocasionar problemas sem solução.

Riscos importantes:

Mudança de projeto falta de acompanhamento na implantação, treinamento adequado e auditoria.

  1. Quais os tipos de problemas abordados por um SCM?

Estratégico: otimização da rede, incluindo o número, localização e tamanho da armazenagem, centros de distribuição e instalações.

Parcerias estratégicas com fornecedores, distribuidores e clientes, criando canais de comunicação para informações críticas e melhorias operacionais, tais como cross-docking (expressão utilizada para indicar os produtos com elevados índices de giro e de perecibilidade e que não são estocados).

Gerenciamento de ciclo de vida, de modo que os produtos existentes e novos podem ser perfeitamente integrados na cadeia de suprimentos e gestão de capacidades.

Sourcing de planejamento, incluindo estoque atual e previsão de demanda, em colaboração com todos os fornecedores.

 Informações: Integração dos processos através da cadeia de abastecimento para compartilhar informações valiosas, incluindo sinais de demanda, previsão, inventário, transporte, colaboração em potencial, etc.

  1. O que é scor na scm?

O SCOR (Modelo de Referência de Operações da Cadeia de Suprimentos) é uma ferramenta de gerenciamento usada para tratar, melhorar e comunicar decisões de gerenciamento da cadeia de suprimentos dentro da empresa e com os fornecedores e clientes de uma empresa. O modelo descreve os processos de negócios necessários para satisfazer as demandas de um cliente.

  1. Quais os benefícios do modelo SCOR?

O modelo trás eficiência as empresas que o utilizam para identificar problemas na cadeia de suprimentos. Permitindo a alavancagem total do investimento de capital, a criação de um roteiro da cadeia de suprimentos, o alinhamento das funções do negócio e uma média de duas a seis vezes o retorno do investimento.

  1. Como eu sei que preciso de SCOR?

Se seus  fornecedores atendem às suas expectativas?

Se você está atendendo às expectativas do seu cliente?

Através de uma analise na sua scm.

E se minha cadeia já for eficiente? Você pode usar o modelo para entender se ela pode ser mais eficiente.

  1. Quando ocorre o movimento de uma visão SMC para DCM altera os objetivos?

Sim, pois o foco passa a ser a produção estimulada a demanda de clientes específicos.

  1. Oito processos considerados pilares do SCM, quais são eles?

             Projeto e re-projeto do produto, Projeto e re-projeto do processo medição de desempenho, gestão da capacidade, planejamento, aquisição/abastecimento, execução/produção e entrega.

  1. Quais os benefícios do globalsourcing?

Vantagens: exclusividade nos produtos, baixo custo em escala, produtos com padrão internacional de qualidade, poder de compra em grande escala, desenvolver fornecedores alternativos em potencial.

Desvantagem: flutuação de moedas, riscos financeiros e políticos em países de economia emergente, controle da qualidade, restrições geopolíticas e barreiras comerciais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (111.3 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com