TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO TUTOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Por:   •  6/4/2020  •  Artigo  •  2.131 Palavras (9 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 9

A IMPORTÂNCIA DO TUTOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

INTRODUÇÃO

1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO

Analisando as tendências da educação atual, principalmente no que se refere a introdução das tecnologias digitais na escola como um reflexo da presença das tecnologias no cotidiano das pessoas, surge a necessidade de mudanças didático-pedagógica, principalmente em relação à importância da tutoria na educação a distância e na sua relevância no processo de aprendizagem. Neste sentido, o tutor deve desenvolver novas competências e trabalhar de forma proativa. O tutor junto ao professor da disciplina consegue realizar e compartilhar responsabilidades dialógico-problematizadora conseguindo assim, uma sincronia e interação que gera ao final condição para que se consiga atingir os resultados esperados, bem como o aluno consiga desenvolver sua capacidade de análise na resolução das atividades propostas.

1.2 IDENTIFICAÇÃO E JUSTIFICATIVA DO PROBLEMA

Novas tecnologias da comunicação e informação surgem com grande diversidade gerando um crescimento na educação a distância e proporcionando novos meios para que se consiga aprender novos conhecimentos através da internet.

Com esta nova possibilidade de ensino muitos são os benefícios encontrados, entretanto, temos que dar atenção a um suposto isolamento que pode existir em relação aos alunos que podem sentir falta de um estímulo para vencer as dificuldades encontradas, assim, surge a função do tutor que possui o papel principal de ser o mediador, um facilitador que motiva e esta perto do aluno. O tutor é muito mais que apenas um incentivador e mediador, ele é o alicerce de qualquer curso na educação a distância, pois além de ter que possuir uma fluência tecnológica, conhecimento, monitorar e avaliar é a peça fundamental para que os cursos Educação a Distância (EaD) consigam ter êxito e cumpram realmente o que querem realizar que é passar um conhecimento eficaz aos alunos.

O tutor deve possuir o conhecimento do conteúdo estudado, deve ter clareza e habilidade para estimular o aluno a buscar respostas proporcionando que o aluno consiga uma maturidade para desenvolver seu senso critico e sua autonomia.

Dada a relevância das atribuições do tutor no processo de aprendizado no ambiente da educação a distância, justifica-se este estudo para aprofundar conhecimentos que possam vir a melhorar o papel e o perfil de um profissional tão importante na EaD, visto que a importância do mesmo ainda não é muito valorizada. Assim, para que o tutor consiga realmente fazer parte deste processo é imprescindível que o mesmo possua uma excelente qualificação e neste caso, possa ter um respaldo e uma valorização na educação a distância, pois sem suas competências não há como se ter uma EaD com qualidade e que gere eficácia nos cursos oferecidos no ambiente virtual.

Sabemos que o tutor deve possuir varias habilidades para desempenhar seu trabalho, portanto, o que queremos descobrir é: Qual a importância do tutor no processo de ensino e aprendizagem na educação a distância?

1.3 OBJETIVOS

1.3.1 Objetivo Geral

Verificar a importância do tutor no processo de ensino e aprendizagem na educação a distância e apontar as contribuições da tutoria para um aprendizado eficaz.

1.3.2 Objetivos Específicos

 Listar as atribuições do tutor;

 Analisar a importância do tutor para um aprendizado eficaz;

 Descrever as habilidades necessárias para ser um tutor; e

 Apontar as contribuições da tutoria para a Educação a Distância.

REFERENCIAL TEÓRICO

Para a realização deste trabalho, buscou-se, além da literatura consolidada, artigos e publicações em fontes de pesquisa diversas, utilizando-se como critério de seleção a confiabilidade, atualidade e boa receptividade nos meios acadêmicos e científicos. Constitui-se, portanto, como suporte básico para a condução deste trabalho a literatura consolidada sobre o tema.

A revisão de literatura inicia com um resumo de definições sobre a educação a distância, bem como conceitualização de diversos autores sobre esta nova modalidade de ensino que cresce a cada dia.

1.4 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Educação a distância é o processo de ensino onde professores e estudantes estão separados espacial ou temporalmente (MORAN,2005). A Ead vem crescendo de forma muito rápida e apresentando vantagens tanto para educação em cursos livres, superiores ou na própria educação corporativa. Apesar de ainda encontrar um pouco de resistência será cada vez mais baseada no conceito de Tecnologia da informação (TI). Porém a EaD já existe há muito tempo.

Para Michael Moore e Greg Kearley (1996), Educação a Distância é o Aprendizado Planejado (grifo nosso) que ocorre normalmente em um lugar diferente do local do ensino, exigindo:

– técnicas especiais de criação do curso e de instrução;

– comunicação por meio de várias tecnologias; e

– disposições organizacionais e administrativas especiais.

Conforme os autores acima, cinco características são fundamentais para definir educação a distância:

1. Separação física e geográfica entre estudante e professor;

2. Planejamento e preparação dos materiais de aprendizado por uma organização educacional;

3. No processo de ensino e aprendizagem, os suportes que viabilizam e incentivam a autonomia dos alunos são importantes para encorajar a interação entre eles e contribuir para a aprendizagem.

4. O aprendizado é planejado, e não acidental; e

5. A comunicação acontece por meio de tecnologias e mídias diversas.

De acordo com Otto Peters (1973), apud por Nunes em 1992, a Educação a Distância é um método racional de partilhar conhecimento, habilidades e atitudes, aplicando os princípios organizacionais e a divisão do trabalho. O uso extensivo de meios de comunicação possibilita instruir um grande número de estudantes ao mesmo tempo. É uma forma industrializada de ensinar e aprender. Esse autor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (59 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com