TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUÊNCIA DO MARKETING DIGITAL NA DECISÃO DE COMPRA DO PÚBLICO FEMININO EM LOJAS DE VAREJO DE VESTUÁRIO

Por:   •  5/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  8.644 Palavras (35 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 35

A INFLUÊNCIA DO MARKETING DIGITAL NA DECISÃO DE COMPRA DO PÚBLICO FEMININO EM LOJAS DE VAREJO DE VESTUÁRIO

Mylena Mayara Ribeiro (Graduanda)

Amarildo Jorge da Silva (Orientador)

Elói Junior Damke (Co-Orientador)

Resumo: Este artigo tem como objetivo compreender e analisar a influência do marketing digital no público feminino em relação à decisão de compra de produtos em lojas de varejo de vestuário. Visa ainda averiguar a importância deste marketing para o beneficio empresarial, utilizando-o como diferencial competitivo no mercado. O marco teórico do artigo foi construído com base em conceitos fundamentais de marketing tradicional e marketing digital. O estudo é de natureza quali-quantitativo analítico descritivo. Trata-se de uma pesquisa de levantamento sobre decisão de compras do público feminino em lojas de varejo digital. Utilizou-se da técnica de pesquisa bibliográfica para coletar dados secundários. Os dados primários foram coletados utilizando-se da técnica de questionário estruturado em função do aporte teórico. A amostra tem como foco mulheres na função de consumidoras. Os resultados da pesquisa apontam que a comodidade é o principal meio influenciador na decisão de compra em lojas de varejo virtuais. Pode-se concluir que o marketing digital é um facilitador no processo de compras virtuais.

Palavras-chave: Marketing digital. Consumidor. Lojas virtuais.

Abstract: This article aims to understand and analyze the influence of digital marketing on the femele audience in relation to the decision to buy products in retail clothings stores, and the importance oh this marketing to the corporate benefit, using it as a competitive differencial in the financial market. The theoretical framework of the article was constructed based on fundamental concepts of traditional marketing and digital marketing. The study is of descriptive qualitative analytical nature. This is a survey of women's shopping decision-making in retail stores. It is used the literature search technique to collect secondary data. The primary data were collected using the structured questionnaire technique as a function of the theoretical contribution. The sample focuses on women in the role of consumers. The results of the research indicate that convenience is the main influencing factor in the decision to purchase in virtual retail stores. One can conclude that digital marketing is a facilitator in the virtual shopping process.

Keywords: Digital marketing. Consumer. Virtual retail stores.

1 INTRODUÇÃO

A Era da Informação, segundo Barata (2011), possui como objetivo a constante troca de informações, tendo como principal suporte o desenvolvimento da informática. Nesse contexto, com o advento da globalização e de suas constantes mudanças, nota-se a importância do marketing para a sustentação das organizações em meio a essa competitividade dos negócios (IANNI, 2002a, 2002b). O marketing digital alavancou um conjunto de oportunidades funcionando como instrumento de sucesso nas organizações, bem como instrumento da captação de novos clientes, na sua fidelização garantindo dessa forma a satisfação do seu consumidor final (CONRADO, 2010). Assim, com o desenvolvimento de novas tecnologias, tornou-se intenso o uso da Internet e de instrumentos de comunicação, tornando-os imprescritível no cotidiano das pessoas e no ambiente organizacional (LÉVY, 2001).

As novas plataformas digitais proporcionam a possibilidade de diferentes ações de marketing. Com isso, o marketing digital dispõe de oportunidades em suas estratégias operacionais, que são frequentemente conferidas e direcionadas a esse nicho de mercado, em que a informação ao consumidor torna-se vital para a consolidação da marca, imagem organizacional e fidelização do cliente (KOTLER, 2010, 2012).

Garcia (2007) afirma que existe no marketing digital, um importante processo sobre o domínio no comportamento do consumidor. Porque nele, definem-se motivações e novos costumes, chegando ao ponto em que as redes sociais tornam-se um tópico de motivação de desejo, e assim proporcionando maior eficiência nas campanhas de webmarketing. 

Considerando o exposto, a pergunta que norteia a pesquisa é: qual a influência do marketing digital no comportamento de compras do gênero feminino em lojas de varejo virtual? O objetivo do artigo é compreender e analisar a influência do marketing digital no comportamento de mulheres, na qualidade de consumidoras, em suas decisões de compra em lojas varejistas de vestuário virtuais. Tem como objetivo secundário entender como as organizações utilizam-se do marketing digital como ferramenta competitiva.

 

2 REFERENCIAL TEÓRICO

A tarefa da administração é interpretar os objetivos propostos pela empresa e transformá-los em ação empresarial por meio de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas em todos os níveis da empresa, a fim de atingir tais objetivos (CHIAVENATO, 2004, p. 03). Em outras palavras, a Administração pode ser considerada um processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos organizacionais para alcançar objetivos de modo eficiente. Segundo Richers (1986), o estudo de mercado surgiu na era da Revolução Industrial e do capitalismo, quando as indústrias buscavam enquadrar-se e administrar o novo cenário que surgia. Kotler (2000) expõe que com o surgimento de novas tecnologias, é necessário novos métodos e modelos de negócios que trazem novas oportunidades e possíveis riscos, e por isso deve-se considerar o poder que o marketing tem de influenciar os negócios, considerando a necessidade de uma elaboração concisa do seu planejamento, verificando as vantagens e tendências que o marketing tem a oferecer, aplicando estratégias e ferramentas observando dessa forma todo o seu feito.

Para Paixão (2008, p. 23-24), na administração de marketing, a vantagem competitiva de uma empresa significa que ela possui um composto mercadológico considerado pelos mercados-alvo melhor do que o dos concorrentes. Trata-se da capacidade de criar valor superior ao cliente. Em outras palavras, é o que o consumidor está disposto a pagar por um produto ou serviço. Dessa forma, a empresa deve conhecer a si mesma, definir seus valores, identificar competências para definir-se e posicionar-se no mercado, delineando assim sua estrutura de atuação, sendo essa a função do marketing na estratégia empresarial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (60.7 Kb)   pdf (351.7 Kb)   docx (53.5 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com