TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INOVAÇÃO COMO PROCESSO ORGANIZACIONAL E GERENCIAL

Por:   •  21/8/2018  •  Monografia  •  3.869 Palavras (16 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 16

A INOVAÇÃO COMO PROCESSO ORGANIZACIONAL E GERENCIAVEL

                                                                                     Alessandra Pessoni [1] 

Kátia Cristina Almeida Manocchi Minjoni [2][3]

RESUMO

 O objetivo deste trabalho é discutir a inovação como processo organizacional e gerenciável pela empresa e pelo seu ecossistema. A inovação é um conceito ligado ao mercado e por isso, deve sempre gerar valor. O gerenciamento de ideias e inovação está ganhando cada vez mais espaço em empresas globais, porque envolve estratégia, modelos, recursos e ferramentas. A gestão da inovação iniciou-se por meio do gerenciamento de projetos com o objetivo de facilitar a inovação e mudar a maneira como a equipe lida com problemas. A inovação é uma condição necessária para o sucesso de qualquer organização, principalmente em momentos de crise em que as empresas precisam buscar outras oportunidades para se sobreviver no mercado.

Palavras-chave: inovação, gestão da inovação, educação, gestão de processos, gestão da rotina.

ABSTRACT

The objective of this work is to discuss innovation as an organizational process and manageable by the company and its ecosystem. Innovation is a concept linked to the market and therefore, should always generate value. Managing ideas and innovation is gaining more and more space in global companies because it involves strategy, models, resources, and tools. Innovation management has been initiated through project management with the goal of facilitating innovation and changing the way staff handles problems. Innovation is a necessary condition for the success of any organization,

 especially in times of crisis in which companies need to seek other opportunities to survive in the market.

Keywords: innovation, innovation management, education, process management, routine management.


  1. INTRODUÇÃO

Em um mundo cada vez mais globalizado e competitivo principalmente no ramo da Educação, empresas privadas de Educação precisam inovar para acompanhar as transformações educacionais principalmente no que diz respeito à Inteligência Artificial. A velocidade das mudanças em ambientes econômicos aumenta constantemente. Os desejos dos clientes assim como as tendências de mercado fazem com que o ciclo de vida de um produto seja continuamente comprimido. E para se manterem viáveis, empresas de Educação, principalmente no ramo de ensino de Línguas, precisam ser rápidas e significativas nas inovações, porém, as inovações nesse contexto, precisam ter processos gerenciáveis.

Prahalad e Ramaswamy (2004) afirmam que uma das formas de geração de valor está na exploração dos recursos de criatividade e inovação. No mesmo sentido, Nagano et al. (2014) e Mello (2010) apontam que a inovação é um dos principais fatores que impactam positivamente a competitividade e o desenvolvimento econômico. Assim, a inovação não deve ser entendida como algo fortuito ou ocasional (SILVA et al., 2014). Embora a criatividade ocorra mais facilmente para alguns indivíduos que para outros, inovação e criatividade não são inatas (DYER et al., 2011).

Sendo a geração de inovação uma competência adquirida, constata-se a importância da compreensão dos mecanismos de gestão da tecnologia e da inovação para a criação sistemática de novos produtos, processos e serviços. Nagano et al. (2014) afirmam que a ocorrência da inovação depende de um conjunto de interações entre elementos gerenciais, mercadológicos e tecnológicos, sendo seu gerenciamento de elevada complexidade. Estudos teóricos apontam que processos sistêmicos de gestão da inovação contribuem positivamente para o sucesso da inovação em empresas estabelecidas.

Diante da pesquisa realizada, pode-se afirmar que, a inovação como função institucionalizada nas organizações é, certamente, um fenômeno dinâmico e pouco explorado. Sendo de responsabilidade dos gestores das organizações desenvolver a capacidade de sistematização e constante adequação dos processos inovativos.   

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1  Inovação: Definição e Conceito

O conceito de inovação é variável, alguns consideram a inovação sendo a exploração bem sucedida de novas ideias. Segundo Drucker, 1993 a inovação “é o instrumento específico dos empreendedores, o processo pelo qual eles exploram a mudança como uma oportunidade para um negócio diferente ou um serviço diferente".

A inovação é a ação ou o ato de inovar, ou seja, ela modifica costumes antigos, legislações, processos, etc. O conceito de inovação é utilizado no âmbito empresarial, por isso, o ato de inovar significa criar caminhos ou estratégias diferentes, visto que, a ideia de inovação não pode ficar fadada apenas à invenção de novos produtos ou serviços de tecnologias, mas também ao valor ou conceito de determinada coisa, como por exemplo, o modo de organizar uma empresa. Neste sentido, a inovação é mais do que alta tecnologia, ela é fruto de muito trabalho sendo um processo organizável e gerenciável pelo ecossistema da empresa.

O ser humano tem uma tendência a procurar novas, e até melhores, formas de fazer as coisas. De modo que, a inovação não é um fenômeno recente (FAGERBERG; MOWERY; NELSON, 2006). A inovação ganha importância pela sua relação com a competividade, pois quanto mais inovadora for uma empresa, maior será sua competitividade e melhor sua posição no mercado no qual atua. Ela pode ser entendida como uma ideia que cria ou muda um produto, processo ou serviço e que é implementada por um indivíduo, sociedade ou empresa (AFUAH, 2003; KEELEY et al., 2013; PIERACCIANI, 2008). Por isso, podemos afirmar que a inovação é um conceito ligado ao mercado, pois não basta inovar, tem de gerar valor.

É possível definir a inovação através de três etapas, onde a seguinte equação contribui para o entendimento da relação entre os termos: “Inovação = concepção teórica + invenção técnica + exploração comercial“ (TROTT, 2005. p. 15).

Schumpeter (1985) argumenta que a invenção é a descoberta e desenvolvimento de novos produtos ou processos, porém, se não for colocada no mercado, à invenção por si é economicamente irrelevante, não sendo assim uma inovação.

A compreensão conceitual das etapas da inovação, representando-a de forma completa e concisa, é apresentada na Figura 1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)   pdf (424.7 Kb)   docx (541.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com