TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Implementação do Iso9001

Por:   •  14/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.390 Palavras (6 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 6

ATIVIDADE: GESTÃO DE QUALIDADE

ALUNA: Ana Beatriz Ribeiro

  1. A implementação da ISO9001, nada mais é do adaptar todos os processos de uma organização de uma maneira global a uma abordagem Plan-Do-Check-Act. Devido ao grande número de documentos que são necessários para a certificação na norma, o seu real objetivo muitas vezes fica camuflado. O Sistema de Gestão da Qualidade tem requisitos para padronizar e controlar todas as etapas desde a concepção de um produto ou serviço e sua execução, até a verificação da execução e a ação de melhoria. Para cada uma das etapas a norma tem itens com requisitos para que esse processo seja realizado da maneira correta.Sobrepondo a estrutura da ISO9001:2015 em uma abordagem Plan-Do-Check-Act, teríamos:

 Etapa PDCA        Item da Norma

Planejamento        6 – Planejamento

Execução        7 – Apoio

                                              8 – Operação

               Verificação        9 – Avaliação de Desempenho

               Ação                       10 – Melhoria

 De maneira abrangente, é fácil perceber como a abordagem se encaixa perfeitamente a                     norma, aonde o item 6 trata sobre a concepção do sistema de gestão da qualidade, o item 7 e 8,  tratam dos processo de projeto e execução do produto ou serviço e das atividades de apoio a execução, o item 9 diz respeito a verificação do desempenho das operações e o item 10 trata das ações de melhoria.

  1. Os benefícios são: a capacidade de prover consistentemente produtos e serviços que atendam aos requisitos do cliente e aos requisitos estatuários e regulamentares aplicáveis; facilitar  oportunidades para aumentar a satisfação do cliente; abordar riscos e oportunidades com seu contexto e objetivos; a capacidade de demonstrar conformidade com requisitos de sistemas da qualidade.

  1. A alta direção deve assegurar que as responsabilidades e autoridades para papéis pertinentes seja atribuída, comunicadas e entendidas na organização. A alta direção deve atribuir a responsabilidade e autoridade para: assegurar que o sistema de gestão de qualidade esteja conforme com os requisitos desta norma; assegurar que os processos entreguem suas saídas pretendidas; relatar o desempenho do sistema de gestão da qualidade e as oportunidades para melhoria, em particular para a alta direção; assegurar a promoção do foco no cliente na organização; assegurar que a integridade do sistema de gestão de qualidade seja mantida quando forem planejadas e implementadas mudanças no sistema de gestão de qualidade.

  1. A análise crítica pode ser considerada como um acompanhamento do planejamento estratégico da empresa. Todas as informações analisadas são para assegurar a adequação, controle, eficácia e alinhamento do SGQ com o direcionamento estratégico da organização. A análise crítica do sistema de gestão da qualidade deve ser feita para revisar a eficiência do SGQ. Dessa forma, evidencia-se os resultados obtidos, possibilitando que melhorias sejam aplicadas. A alta direção deve fazer essa análise de forma criteriosa, portanto seu envolvimento com os objetivos do sistema de gestão é fundamental. Segundo a norma ISO 9001:2015 a análise crítica deve ser realizada levando-se em consideração:

1. Em que situação se encontram as ações planejadas nas análises críticas anteriores? 2. O que mudou interna e externamente no contexto organizacional?

3. Informação sobre o desempenho e eficácia do sistema de gestão da qualidade, incluindo tendências relativas a:   A. Satisfação do cliente e retroalimentação de partes interessadas pertinentes;B. Extensão na qual os objetivos da qualidade forem alcançados;  C. Desempenho de processo e conformidade de produtos e serviços. D. Não conformidades e ações corretivas; E. Resultados de monitoramento e medição;  F. Resultados de auditoria; G. Desempenho de provedores externos;

4. A suficiência de recursos; 5. A eficácia de ações tomadas para abordar riscos e oportunidades; 6. Oportunidades para melhoria.

Após fazer a análise completa de todos esses itens, é necessário planejar as ações que deverão ser realizadas de forma a alcançar os objetivos do sistema de gestão, para isso usa-se o termo “saídas”, são elas: Oportunidades de melhoria; Necessidades de mudanças; Necessidades de recursos

Para garantir sua eficácia é essencial que essa análise seja realizada periodicamente, é claro que a frequência pode ser decidida pela direção, em parceria com a equipe.

A análise crítica é ideal para direcionar a equipe na busca por melhorias na gestão da qualidade. Quando paramos para ver os resultados que estamos alcançando, conseguimos enxergar detalhes que muitas vezes passam despercebidos, mas que fazem grande diferença. Ao final, deve-se estabelecer um planejamento com as ações que serão necessárias, sejam ações corretivas (no caso de não conformidades) ou simplesmente melhorias. O importante é estabelecer um plano para que a equipe saiba qual caminho deve seguir para alcançar os objetivos da Organização e continuar sempre aprimorando o sistema de gestão da qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (76.4 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com