TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Cultura Organizacional nas organizações pública

Por:   •  14/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade Portfólio

A importância da Cultura Organizacional nas organizações pública.

Como bem sabemos a cultura Organizacional em uma instituição consiste em comportamentos, hábitos, práticas e comportamentos éticos e morais, princípios ideológicos, crenças e ritos nela empregados.

Num contexto atual em que as informações chegam a tempo recorde, o administrador público deve está ciente do seu papel. Deve possuir e exercer o papel de líder, pois ele é o principal responsável para repassar os conceito da cultura organizacional por ele defendida ou que julga ideal aos que já fazem parte e ou aos que chegam à instituição, uma das principais funções da cultura organizacional no setor público, seria de gerir comportamento (evitando o baixo nível de comprometimento, desperdícios, insatisfação no trabalho, diminuir a burocracia, individualismo, falta de planejamento, etc.), sempre visado buscar a excelência na eficiência e na eficácia tanto para quem faz parte da instituição como para a população como um todo.

A Cultura Organizacional determina como é a gestão, o comportamento dos seus lideres e de seus integrantes dentro de uma instituição seja ela privada a pública. Sua importância é a mesma em ambos os casos e se faz notória quando essa Cultura é empregada de forma correta, levando em conta pelo menos três princípios básicos que são a MISSÃO, a VISÃO, e os VALORES.

MISSÃO: Podemos dizer que é mostrar o verdadeiro papel da administração, o que ela representa? No que ela acredita? Quais suas crenças? Como pretende atender a população? Porque e para quem existe?

VISÃO: É aonde se quer chegar, quais os planos e projetos e futuros, quais a metas e objetivos se pretende alcançar.

VALORES: Penso que este é o principio mais importante dentro de uma cultura organizacional, pois ele reflete a imagem da empresa ou órgão público, interna e externamente, nele encontramos as convicções da organização, quando os valores são externados, passa credibilidade, segurança e transparência para quem quer participar ou fazer negócios. Busca, portanto, a eficiência organizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (54.6 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com