TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Gestão de Recursos Humanos II

Por:   •  17/1/2024  •  Abstract  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  17 Visualizações

Página 1 de 4

A importância da gestão de recursos humanos II

Apresentação

As organizações são formadas pelas pessoas que trabalham em prol dela. Assim, os colaboradores necessitam de especial atenção por parte das organizações. Além de uma adequada seleção e de métodos que estimulem o desenvolvimento das capacidades técnicas comportamentais, os sistemas de recompensa também são relevantes para potencializar resultados, bem como atrair, motivar e reter colaboradores.

Nesta Unidade de Aprendizagem, você vai estudar os processos de avaliação de desempenho, o programa de benefícios aos colaboradores e, ainda, a maneira como os sindicatos e a legislação trabalhista influenciam a Gestão de Recursos Humanos (GRH).

Bons estudos.

Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados:

  • Diferenciar os principais tipos de avaliação do desempenho nas organizações.
  • Descrever os aspectos fundamentais dos programas de remuneração e benefícios.
  • Reconhecer a atuação dos sindicatos e da legislação trabalhista e a sua influência na GRH.

Infográfico

À medida que a globalização avançou em todas as áreas da vida social, os processos se tornaram mais rápidos e a comunicação se tornou quase instantânea. Todas essas modificações influenciaram também o mundo dos negócios, uma vez que as empresas sobrevivem em meio a muita concorrência. Dado esse cenário competitivo e acirrado, as empresas têm adotado técnicas cada vez mais sofisticadas de administração, com a utilização de programas de excelência gerencial, o uso de marcadores de desempenho, padrões diferenciados de qualidade, flexibilidade, todos voltados para a satisfação dos clientes.

Dentre essas técnicas, a avaliação de desempenho tem sido cada vez mais utilizada pelas organizações.

Neste Infográfico, você vai verificar a diferença entre a avaliação de resultado e a avaliação de competências.

[pic 1]

Conteúdo do Livro

A gestão de recursos humanos passa, a partir da década de 1990, pela sua fase estratégica. Nesse sentido, o gerenciamento dos recursos humanos alinhado às estratégias organizacionais envolve uma série de tarefas e atividades que visam ao alcance dos objetivos e das metas das empresas.

Entre essas tarefas e atividades, estão o processo de avaliação de desempenho, que visa a mensurar os resultados alcançados pelos colaboradores na realização de suas atividades, e as definições de políticas de remuneração. Compreender o conceito, a importância e a forma como definir políticas de avaliação e remuneração é essencial para os profissionais de recursos humanos.

No capítulo A importância da Gestão de Recursos Humanos II, base teórica desta Unidade de Aprendizagem, você vai ver as principais técnicas de avaliação de desempenho e as distintas estratégias de remuneração, bem como as imbricações entre sindicalismo e a gestão de recursos humanos.

Boa leitura.

livro_MODELO DE GESTÃO_A importância da gestão de recursos humanos II

Dica do Professor

A avaliação de desempenho é uma importante ferramenta de GRH. Por meio dela, uma empresa pode mensurar a contribuição e a participação de seus colaboradores para a identificação e a realização dos objetivos individuais e da empresa, bem como alcançar o desenvolvimento das pessoas dentro da organização e subsidiar o processo de melhorias.

Nesta Dica do Professor você vai saber o que é a avaliação de desempenho, qual é a sua finalidade e quais são os tipos de avaliação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com