TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Remuneração por Habilidade e Competência

Por:   •  3/11/2020  •  Artigo  •  689 Palavras (3 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ SANTA CATARINA

MBA GESTÃO DE PESSOAS

REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA

Comentários e análise do artigo: A importância da remuneração por habilidade e competência.

Hoje em dia tem se falado muito sobre as novas tendências dos programas de remuneração comparados com os sistemas tradicionais. As organizações estão, cada vez mais, dando importância a um assunto até pouco tempo discutido, o “Conhecimento”. Com isso, torna-se necessário a revisão das atuais estruturas e rotinas das formas de remuneração, pois com esse novo argumento, a remuneração passa a focar o indivíduo e não mais o seu cargo.

A Gestão por competências, com toda sua gama de variedade conceitual, se apresenta como uma estratégia e processos empresariais com reconhecimento pela contribuição dada pelos empregados para o alcance de um novo patamar aos negócios. Diante desse cenário empresarial competitivo não se espera mais das pessoas apenas a execução de suas atividades prescritas pelo seu cargo, pelo contrário, deseja-se que elas assumem novas atribuições dando respostas a problemas anteriormente não especificados.

A remuneração por habilidades e competência apresenta-se como alternativa a Remuneração Funcional, conhecida popularmente como Plano de Cargos e Salários (PCS). Em tempos de crescimento rápido, em pouco tempo, o PCS aparenta uma boa alternativa de satisfação, porém com as novas tendências, já mencionadas, uma nova gestão do sistema de remuneração e uma valorização das capacitações e competências tornam-se indispensáveis para as empresas. Passa-se para um sistema com foco mais na pessoa do que na função, promovendo o desenvolvimento individual e consequentemente da empresa.

Atualmente, quando se fala em remunerar dentro das grandes organizações, não podemos simplesmente pensar em pagar um salário para um determinado cargo, devemos lembrar que a remuneração estratégica deve ir ao encontro dos objetivos, necessidades, prioridades e valores da empresa, bem como os profissionais que queremos reter ou atrair do mercado. Conforme texto do Administrador Manuel Carlos Domingues Lopes (rh.com) a metodologia (de Remuneração por Habilidades e a Remuneração por Competências vêm ao encontro de objetivos como: produzir mais com menores custos; desenvolver carreiras pelo conhecimento e não pelos níveis hierárquicos e; tornar a empresa numa "Learning Organization".

No programa de remuneração por habilidades e competências, o próprio funcionário é que define o seu crescimento profissional e projeção na empresa, ou seja, ele possui maior possibilidade de conduzir sua carreira. Isto se aplica mais adequadamente desde que os dirigentes das empresas estejam de acordo e comprometidos com o programa. Quanto maior for a contribuição do funcionário em adquirir e acumular conhecimentos na sua carreira profissional que agreguem valores a organização, maiores são as suas chances de reconhecimento, ganhos remuneratórios, promoções horizontais. Resumindo, a cada habilidade e competência adquirida dentro do que a empresa espera do profissional, maiores são as chances de crescimento profissional dos empregados com ganhos remuneratórios. Esta é a tendência das empresas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (35.1 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com