TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Seleção por Competência

Por:   •  4/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 2

A importância da Seleção por Competências

        Estamos vivenciando a cada dia uma aceleração nos processos organizacionais, impulsionados por um mundo altamente competitivo e globalizado, onde a inovação se faz necessário para o acompanhamento desse novo cenário mundial, onde quem não utiliza as ferramentas adequadas, não consegue competir e se torna fadado ao fracasso.

        A tarefa de recrutamento e seleção de uma organização dentro do cenário atual precisa ser estratégica a fim de minimizar os erros e custos desnecessários consequentes de uma tomada decisão mal planejada.

        O colaborador dentro de uma organização tem um papel de grande relevância para o sucesso da mesma, é como peça de um quebra cabeça, precisa ser ajustado dentro do seu espaço, a fim de cumprir com êxito o propósito para o qual o destinou. Pois são as pessoas que constituem o principal ativo dentro de uma organização.

        A falta de estrutura organizacional no processo de recrutamento e seleção acarretará sem dúvidas prejuízos imensurável tanto organizacional quanto individuais, tendo em vista não atender a nenhuma expectativa. Deste modo a contratação de um colaborador feita eficazmente efetiva a eficiência e agiliza os processos, tendo em vista selecionar o perfil certo para o cargo em oferta, objetivando assim um melhor desempenho das equipes e em consequência maior produtividade, menos custos e lucratividade.

        A busca de melhorias no processo de seleção e recrutamento levou muitas empresas a desenvolverem estratégias mais específicas, voltadas para atingi mento de suas necessidades, visando dentro do processo seletivo afunilar os perfis necessários as suas necessidades.

        Reorganizando as suas políticas dentro da área de seus recursos humanos, desempenha um papel mais estratégico de gestão. Para tanto se faz necessário mudanças no comportamento da organização, na sua estrutura e nas políticas praticadas em relação ao seu capital humano.

        Bittencourt e Barbosa (2004) mostram que na França, as organizações que buscam acompanhar os processos de globalização e enfrentar o aumento da concorrência, são levadas a encontrar novas estratégias para problemas que envolvem qualidade, custo, prazos, variedade e inovação.

        Sendo assim, as adequações para um novo cenário, visando à seleção por competência torna a empresa um diferencial competitivo no mercado atual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (31.3 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com