TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da prudência na guerra atual

Por:   •  18/6/2018  •  Resenha  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 3

Livro: A Arte da Guerra – Tzu, Sun. 160 Páginas
Aluno: ECI2-205 Bruno Martins Souza de Jesus

A importância da prudência na guerra atual.

        Quem lê o livro A Arte da Guerra, certamente procura entender maneiras de encarar conflitos e enfrentar inimigos com sabedoria, no tocante dos dias atuais. Não que a guerra seja travada em lutas sangrentas, mas muitas vezes em silêncio. E isso é tratado de forma experiente através de diversos ensinamentos de Sun Tzu no livro abordado.

   O mercado de trabalho atual é desafiador: dinâmica em grupo, provas, entrevistas e, a cada etapa que se passa, mais difícil é conseguir uma vaga de emprego. Conhecer o inimigo como a si mesmo é uma das estratégias adotadas pelo autor do livro. Não que a empresa e nem os candidatos sejam inimigos, mas podemos trazer para o contexto como uma barreira a se vencer. Saber onde se ataca é importante para saber onde começar o ataque. Isso se exemplifica em saber no que se trata o objetivo da empresa, suas cadeiras hierárquicas e seus métodos de trabalho mais eficientes.

   Evita-se o fracasso tendo como objetivo vencer uma guerra somente com o pensamento. Vence uma guerra não o mais forte, mas sim o mais preparado. O objetivo principal da Guerra e até mesmo das barreiras dos dias atuais é a vitória, e isso é um fato incontestável. Mas, para que isso aconteça, é preciso ser um bom líder, saber o poder da influência, confiabilidade e respeito, cabendo aos líderes estar atentos ao que o mercado tem a oferecer. Fatores estratégicos são essenciais para obter destaque e vantagem competitiva.

   Sun Tzu explica que um líder lidera pelo exemplo, e não pela força. Isso quer dizer que um bom líder não sente a necessidade de liderar: contenta-se em mostrar o caminho. A vitória está em conseguir comandar seus liderados por conseguir fazer com que eles façam determinada ação sem que você precise mandar, e sim por respeito. Uma das táticas usadas por vencedores é de colocar para fora a possibilidade de uma derrota. Esperar é o segredo!

   O livro explica que comandar não é só ser forte, e sim ter o exército mais bem treinado. Como dito anteriormente, conhecer o inimigo é um fator primordial para vencer uma guerra com sabedoria; se você conhece o inimigo e a si ao mesmo tempo, não precisa temer o resultado de cem batalhas.

   Abordando as táticas de Sun Tzu no livro A Arte da Guerra, podemos chegar à conclusão que a liderança é um dos fatores principais (se não o principal) para conseguir chegar ao êxito com um exército. O ser humano preza e necessita do trabalho em equipe, usando, estrategicamente, seus homens e seu conhecimento para obter o resultado esperado pela organização. Se você faz com que os adversários não saibam o local e a data da batalha, você pode ganhar sempre. O combatente inteligente impõe sua vontade sobre o inimigo, mas não permite que a vontade do inimigo lhe seja aplicada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (41.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com