TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância das Ciências Humanas e Sociais para o pensamento estratégico

Por:   •  23/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  900 Palavras (4 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 4

FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS

ESCOLA BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS

MESTRADO EXECUTIVO EM GESTÃO EMPRESARIAL

CSH E ESTRATÉGIA EMPRESARIAL:

A importância das Ciências Humanas e Sociais para o pensamento estratégico

do gestor de empresas

TRABALHO ENTREGUE NA MATÉRIA DE ANTROPOLOGIA DO CONSUMO

Professora Marisol Goia

ANA MARIA PASCHOAL LIMA

Rio de Janeiro – 2019

Ciências Sociais e Estratégia Empresarial

As ciências sociais e humanas adotam uma forma de debruçar o olhar sobre a sociedade e a cultura que preza pela aproximação e compreensão. Essa forma de encarar os fenômenos sociais e entendê-los, quando adotado pelo gestor de uma empresa, pode tornar-se um diferencial estratégico relevante.

Nesse sentido é preciso considerar que há um movimento constante em busca de melhor lucratividade dos negócios e que o papel desse gestor passa por inúmeras decisões que visam alcançar esse objetivo, tais como posicionamento de marca, escolha e design de produtos, ações de publicidade, adoção de politicas socioambientais, etc...

Todas essas decisões são tomadas com base em diferentes informações tais como pesquisas de mercado e inovações tecnológicas. Mas, ainda assim, são deliberações feitas por pessoas e, por esse motivo, não são livres das percepções pessoais existentes acerca da expectativa do mercado.

Assim as decisões e escolhas do gestor estratégico podem e são pautadas em sua realidade, em sua experiência: na sua verdade diante da realidade que o cerca. Nessa premissa reside o perigo de que sejam arbitradas com base em pressupostos parcial ou totalmente equivocados dos interesses do consumidor.

Para entender esse risco, um exemplo bastante útil é considerar a produção de brinquedos. Como garantir que adultos conseguem atender a demanda real das crianças durante o processo de criação de brinquedos?

Há que se apontar que a criação de brinquedos vem ocorrendo faz séculos e que tais brinquedos são adotados pelas crianças. Mas a função do gestor estratégico vai além de apenas produzir algo que seja consumido. A estratégia reside em buscar um posicionamento único a partir de um entendimento amplo e profundo sobre uma necessidade ou um fenômeno social e, com base nesse entendimento, criar um bem ou serviço que efetivamente atenda a demanda existente.

Nesse sentido, a percepção equivocada e tendenciosa de alguma prática ou significado humano, pode também significar uma estratégia empresarial inteiramente equivocada.

As ciências sociais e humanas apresentam uma resposta a este problema através de uma forma diferente de acessar a verdade do consumidor partindo do seu próprio olhar. Essa perspectiva busca a aproximação do fenômeno e das pessoas envolvidas nele para acessar a verdade a partir do ponto de vista de quem o vivencia.

Esse olhar passa, em primeiro lugar, pela compreensão de que o gestor estratégico é uma pessoa e que por isso ele traz seu próprio conjunto de verdades e suposições acerca do mundo. Entender quem os consumidores realmente são e do que realmente precisam guarda íntima relação com despir-se de preconcepções, pressuposições e preconceitos.

Conforme apresentado no vídeo “The Momento of Clarity”, em muitas situações os gestores de uma empresa analisam desejos e intenções dos consumidores com base em assumpções enraizadas no seu próprio pensamento. Tão enraizadas, inclusive, que sequer são percebidas de maneira consciente e que permeiam nossos comportamentos e julgamentos rotineiramente. Algumas dessas assumpções mencionadas são:

  1.  Nós estamos absolutamente conscientes das nossas intenções;
  2. Nós sabemos o que queremos e do que precisamos; e
  3. Nós somos igual, independente de contexto em que nos encontramos.

Tais noções preconcebidas, de acordo com o que é defendido no vídeo, precisam ser contestadas e descontruídas, de maneira que haja espaço para um novo olhar e uma nova forma de encarar e perceber os fenômenos sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (117.5 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com