TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Marketing na Organização

Por:   •  11/5/2022  •  Artigo  •  1.783 Palavras (8 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 8

A IMPORTÂNCIA DO ENDOMARKETING NA ORGANIZAÇÃO

Autores

Bruna Alexandra N. Fonseca

Fernando dos Santos Saldanha Junior

Jéssica dos Santos

Luani Menezes Lenhardt

Tutor(a) Externo(a)

Márcia Rosane Jupper Fogaça

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Gestão de Recursos Humanos (RHU0256) – Prática do Módulo V

29/07/2017

RESUMO

O endomarketing vem ganhando destaque nos últimos tempos dentro das organizações. Através de suas ferramentas vem melhorando o ambiente interno através da comunicação e informação chamando a atenção para o cliente interno, agregando valor organizacional a seus colaboradores fazendo com que ele se sinta parte importante no processo de conquista dos objetivos. O processo de integração de pessoas através da informação traz motivação e aumento da produtividade. O presente artigo busca conceituar endomarketing demonstrar seu papel nas empresas bem como seu diferencial como competitividade no mundo organizacional.

Palavras-chave: Endomarketing. Comunicação. Motivação. Informação.

INTRODUÇÃO

O endomarketing vem se destacando nos últimos anos, cada vez mais empresas reconhecem os benefícios do uso desta ferramenta. No endomarketing busca-se o fortalecimento e construção de relacionamentos compartilhando os objetivos da empresa e fortalecendo estas relações, inserindo a noção de que todos são clientes de todos também dentro das empresas. Neste artigo abordaremos o conceito de endomarketing, seu papel/importância nas organizações, bem como explanar sobre a razão deste ser considerado um diferencial competitivo.

Por fim, nosso artigo trará um estudo de caso realizado com a empresa SAULO PESCADOS COMÉRCIO DE FRUTOS DO MAR que aborda como eles lidam com esta ferramenta e como esse assunto tem impacto na prática e no dia-a-dia de uma organização.

  1. CONCEITO DE ENDOMARKETING

Endomarketing é uma estratégia de marketing institucional voltada para ações internas na empresa. É também chamado de marketing interno, que busca fazer o marketing da empresa para seus colaboradores, com o objetivo de obter uma equipe motivada e reduzir o turnover.  

“Endo” vem do grego e quer dizer “ação interior ou movimento para dentro”, sendo assim, o endomarketing quer dizer “marketing para dentro”. É toda e qualquer ação de marketing voltada para a satisfação e aliança do público interno com o intuito de melhor atender aos clientes externos. Kotler (2006).

O maior objetivo do endomarketing é trabalhar a percepção interna dos colaboradores, fazendo com que sintam-se bem dentro da empresa e realizam com prazer suas atividades. Além disso, procura fazer com que seus colaboradores tornem-se mais leais a organização, dá outros olhos aos mesmos em relação a empresa, seguindo o conceito de sincronizar, alinhar e sintonizar seu público interno para assim atrair e reter seu primeiro cliente (o colaborador).

 O primeiro cliente da empresa é o próprio colaborador, quando satisfeito com suas tarefas e seu ambiente de trabalho ele torna-se apto a satisfazer o cliente externo. Pensando também no objetivo do endomarketing em estabelecer trocas e confiança entre os colaboradores e empresa, temos que ressaltar e pensar que estes objetivos devem ser relacionados ao que o público interno almeja para si (colabrador). 

O endomarketing pode ser considerado uma ferramenta de integração das pessoas para possibilitar o alcance da estratégia macro das organizações. Sejam quais forem os caminhos que a empresa escolha para seguir, é evidente que o colaborador terá cada vez mais o papel de protagonista (ALBUQUERQUE, 2011).

        

O endomarketing além de consolidar a cultura organizacional ele pode incitar envolvimento e comprometimento dos colaboradores para com a empresa, disseminando ideias, enxergando os colaboradores não somente como executores de tarefas, mas como parte essencial do projeto em si. Com isto, o fluxo de atividades se ajusta a processos que passam a ser seguidos de forma mais precisa e com segurança, pois o colaborador sente-se mais a vontade de questionar, expor ideias e interagir dentro da empresa. Segundo Nakalski e Santos (2008), o endomarketing, mais do que um novo projeto da área de marketing ou de uma estratégia de gestão diferenciada, vem para ficar e exige alterações culturais dentro da empresa.

Ele proporciona também o mesmo nível de entendimento a todos, integrando os diferentes setores, pessoas de todos os níveis e removendo obstáculos para que todos possam olhar na mesma direção. Wilson Cerqueira (apud Nakalski e Santos, 2008) comenta que os sistemas de endomarketing pretendem difundir uma linguagem cultural própria e homogênea em toda a empresa para que funcionários de todos os níveis falem a mesma língua e compartilhem do mesmo conjunto de valores estabelecidos e aceitos pelo próprio grupo, formando um espírito de unidade.

A comunicação interna é um dos aliados mais importantes dentro das empresas, valorizar o diálogo, valorizar a cultura organizacional e as pessoas como indivíduos e cidadãos é um dos primeiros passos a serem dados, com tudo, desta forma, todos os elementos acima citados e alinhados a empresa consegue passar uma imagem sólida e consistente tanto para seus colaboradores, quanto para seus clientes.

2 O PAPEL DO ENDOMARKETING NAS ORGANIZAÇÕES

A mudança no mundo organizacional é visível e constante o que acaba gerando grande competitividade nesse âmbito. Assim as empresas acharam no marketing a ferramenta indispensável para o seu crescimento e desenvolvimento. O marketing trata-se do processo de manter e atrair o cliente.

Segundo Kotler, (1996, p.42) o marketing é:

 Uma orientação da administração baseada no entendimento de que a tarefa primordial da organização é determinar as necessidades, desejos e valores de um mercado visado e adaptar a organização para promover as satisfações desejadas de forma mais efetiva que seus concorrentes.

A partir dessa nova necessidade foi criado o endomarketing, novo tipo de marketing para valorizar o cliente interno com ações de marketing eticamente direcionadas a esse público.

O endomarketing parte do pressuposto de que a informação faz com que os funcionários sintam-se pertencidos trazendo, também, um sentimento de propriedade em relação à empresa. Profissionais bem informados e motivados têm melhores condições de levar aos negócios produtividade, inovação, competitividade e rentabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (143.2 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com