TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Influência do Plano Plurianual na vida da sociedade .

Por:   •  24/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.049 Palavras (21 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 21

RESUMO

O plano plurianual(PPA) do Município de Aparecida de Goiânia para o quadriênio 2016-2019 está focado na ampliação e melhoria dos serviços básicos já disponíveis, nas áreas de saúde, educação, segurança, geração de emprego e renda, asfalto entre outros. E o objetivo principal é atingir as metas de cada programa a fim de se obter serviços de melhor qualidade para a população. O Plano Plurianual de um Município é um planejamento estratégico que estabelecerá de forma regionalizada, todas as diretrizes, objetos e metas da administração pública municipal para a execução de suas despesas de capital e outras dela decorrentes e para os programas de duração continuada. A Constituição de 1988 designou ao PPA o papel central no planejamento do Governo Federal, sendo reforçado mais ainda pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que dá destaque à ação planejada de governo e à compatibilização dos orçamentos com a Lei de Diretrizes Orçamentárias e o Plano Plurianual. O PPA será o resumo de todas as ações que a Prefeitura executará no período de quatro anos de governo, seja com atividades continuadas ou projetos de investimentos, ate o primeiro ano do mandato seguinte. É fundamental, portanto que a Prefeitura defina as normas para sua gestão no  plano e atribua responsabilidades para as mesmas. O monitoramento e a avaliação do plano, bem como suas eventuais revisões constituem um aprendizado precioso para a elaboração dos Planos subsequentes. Nesse sentido, o atual prefeito Gustavo Medanha implementou um contrato de gestão entre o município e os órgãos do Poder Executivo, que conterá as metas a serem seguidas pelos servidores e seus dirigentes. O objetivo principal, é dar sequência ao processo de modernização iniciado com a reforma administrativa que realizou a extinção e fusão de secretarias, o que gerou uma economia de aproximadamente 2 milhões por ano aos cofres do município. E essa economia é convertida para o cumprimento das metas do Plano Plurianual.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .................................................................................................................        05

2 RELATÓRIO PARCIAL................................................................................................06-25

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS .............................................................................................        26

REFERÊNCIAS.....................................................................................................................27


1 INTRODUÇÃO

É possível perceber a influência do Plano Plurianual na vida da sociedade, pois são estabelecidos programas que objetivam o desenvolvimento do Município, procurando melhorar em todos os setores municipais (saúde, educação, infraestrutura, etc.). Com a ação participativa da sociedade é possível determinar os pontos que realmente necessitam de atenção. E ao final do PPA é possível fazer uma avaliação se realmente houve um interesse dos governantes em cumprir com o que foi planejado.

                Inicialmente devem ser estabelecidos objetivos macros, que sirvam de diretrizes para a definição dos programas que comporão o PPA. Os objetivos macros devem ser baseados no programa de governo do prefeito eleito e nas estratégias estabelecidas. Esses orientarão a elaboração dos programas, que devem ser classificados em temáticos ou de gestão, manutenção e serviços.

                Percebe-se que a adoção dessa estrutura para o PPA do município permitirá a aferição dos resultados obtidos e uma maior transparência na gestão pública municipal.

2 RELATÓRIO PARCIAL

 Razão Social do Órgão; Aparecida de Goiânia Município.[pic 1]

Localização; Rua Gervásio Pinheiro, APM, Residencial Solar Park, CEP 74968-500.

Setores

SECRETARIAS

CASA CIVIL

ADMINISTRAÇÃO

ARTICULAÇÃO POLÍTICA

ASSISTÊNCIA SOCIAL

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

DESENVOLVIMENTO URBANO

EDUCAÇÃO E CULTURA

ESPORTE, LAZER E JUVENTUDE

SAÚDE

GOVERNO

INFRAESTRUTURA

MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

MOBILIDADE E DEFESA SOCIAL

PLANEJAMENTO E REGULAÇÃO URBANA

PROCURADORIA GERAL

PROJETOS E CAPTAÇÃO DE RECURSOS

FAZENDA

TRABALHO

TRANSPARÊNCIA, FISCALIZAÇÃO E CONTROLE

        Aparecida de Goiânia, está localizado na Região Metropolitana de Goiânia e vem se consolidando como um dos polos industriais mais dinâmicos do Estado e é o segundo município mais populoso de Goiás, perdendo somente para a capital. Com a malha urbana conturbada a de Goiânia, a condição de “cidade-dormitório” que já foi atribuída a Aparecida, é coisa do passado. Apesar de ainda viver na órbita de Goiânia, com boa parte de sua população morando na cidade e se deslocando para o trabalho diariamente na capital, o município tem se desenvolvido em ritmo acelerado, ganhando vida própria, principalmente no campo econômico.

        Aparecida de Goiânia ganha fôlego industrial e independência econômica. Ao mesmo passo perde o título de cidade-dormitório. Na área de serviços, o Produto Interno Bruto (PIB) do município registrou crescimento de 46% entre os anos de 2002 e 2006. Índice superior ao do Estado que foi de 35%. Segundo levantamento da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), o PIB geral de Goiás teve elevação de 35%, enquanto que o de Aparecida registrou 54%. Um avanço decorrente da expansão da atividade industrial na região, que atualmente conta com cinco polos e mais de 13 mil empresas e 964 estabelecimentos industriais registradas na prefeitura. Responsável pela 5ª maior arrecadação de ICMS no Estado, o desenvolvimento da cidade esbarra na falta de infraestrutura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.4 Kb)   pdf (346.2 Kb)   docx (130.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com