TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inovação Estratégica

Por:   •  29/4/2021  •  Artigo  •  2.179 Palavras (9 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 9

ATIVIDADE INDIVIDUAL

        

Matriz de análise

Disciplina: Inovação Estratégica

Módulo:

Aluno: Marcelo Guimarães Martins

Turma: 0221-1_4

Tarefa: Atividade Individual

Introdução

O dinamismo existente no mundo de hoje tem exigido das pessoas o desenvolvimento de habilidades muito peculiares a fim de acompanhar a frenética evolução das relações sócio-políticas e econômicas. Como não poderia deixar de ser, as empresas, organização de pessoas como objetivos de obter resultados financeiros, devem acompanhar esse processo de mudança contínuo a fim de manterem-se vivas a longo prazo.

Essa realidade dinâmica e imprevisível, marcada pelo surgimento de novos padrões e tecnologias, com reflexos na vida das pessoas e no mundo dos negócios, é denominada “Mundo VUCA”. Essa expressão passou a ser utilizada nos negócios a partir da crise econômica mundial de 2008. A palavra VUCA é formada pelas iniciais, em inglês, das principais características nela identificadas: Volatilidade (volatity), Incerteza (uncertainty), Complexidade (complexity) e Ambiguidade (ambiguity).

Diante desse cenário desafiador em todos os sentidos as empresas de qualquer porte devem buscar acompanhar esse dinamismo ao colocar o seu produto no mercado. Devem buscar entender as necessidades cada vez mais complexas do consumidor e como atendê-las oferecendo produtos alinhados com os padrões exigidos e tecnologias disponíveis, sob pena de sucumbirem ante a concorrência e desaparecerem do mercado em pouco tempo.

 

Este trabalho tem por objetivo apresentar um breve estudo sobre as dificuldades de empreender no dia a dia de qualquer empresa, principalmente quando a cultura organizacional não incentiva esse tipo de iniciativa. No desenvolvimento deste tema serão apresentados os principais motivos que podem levar uma ideia empreendedora ao fracasso, em como sugestões para evitar que uma empresa morra logo nos primeiros anos.

Motivos que podem levar uma ideia empreendedora ao fracasso

A experiência tem mostrado que existem diversos motivos que podem contribuir para uma ideia empreendedora não tenha sucesso. Vamos elencar apenas alguns:

  1. Falta de Inovação

          No mundo VUCA em que vivemos nos dias atuais, certamente uma ideia inovadora deve ser orientada no sentido de satisfazer as necessidades do consumidor com soluções simples, porém impactantes ao ponto de transformar a realidade até então existente, superando expectativas. Certamente o apoio das tecnologias disponíveis, será de fundamental importância. A inovação dos processos de produção também poderá contribuir para a redução do custo final do produto, tornando-o mais accessível ao cliente.

  1. Falta de Necessidade no Mercado

          Uma ideia empreendedora pode ser simples, inovadora e tecnológica, contudo ela dever ir ao encontro da necessidade do mercado. O mercado daquele tipo de produto pode estar saturado ou então ser desnecessário para a maioria de propensos consumidores. Para minimizar esse problema devem ser realizadas pesquisas de opinião e análises da busca por um tipo específico de produto usando ferramentas especializadas, como o “Google Trends”, por exemplo.

  1. Falta de Pesquisa para Validar o Produto

           Ouvir o cliente também é fundamental para uma ideia empreendedora dar certo. Mecanismos bastante eficientes para fim são as pesquisas realizadas diretamente ao público  alvo. Com o advento  da internet é possível realiza-las sem precisar ir a campo, por meio de formulários online. Sites como o SurveyMonkey e Google Forms fazem esse trabalho.  Existem também inúmeros dados disponíveis na rede para facilitar a obtenção de dados como o site do IBGE,BizStats e Google Trends. Existem ainda outros tipo de pesquisa como:

a) Pesquisa de onda de vendas, onde o produto é enviado gratuitamente aos consumidores e em seguida enviado juntamente com produtos concorrentes, com valor a baixo da média do mercado. Esse processo é feito algumas vezes de forma a demonstrar o potencial do produto.

b) Mercado-teste simulado, onde são apresentados por meio de anúncios publicitários de um novo produto em um ambiente controlado e posteriormente os potenciais compradores são levados a uma loja com aqueles produtos a venda com dinheiro fornecido pelos realizadores do teste. Após as compras, são entrevistados para que indiquem os motivos da escolha.

c) Mercado teste controlado, neste o produto é enviado a lojas em locais diferentes onde promotores de venda fazem o marketing e colhem depoimentos. Esses depoimentos são utilizados para avaliação da aceitabilidade do produto.

         4.   Complexidade do Produto

           Na maioria das vezes o consumidor busca qualidade e preço bom, mas a realidade dos nossos dias exige produtos intuitivos, simples e eficientes. Um conceito bastante utilizado para lançar um produto nessas condições é o Produto Minimamente Viável. Essa estratégia consiste em apresentar uma versão básica e simplificada de um produto e fim de verificar a adesão do consumidor e ir fazendo melhorias gradativamente até que a inovação seja implementada de forma a conquistar o mercado.

  1. Falta de Planejamento Estratégico

            A falta de planejamento estratégico pode levar ao fracasso de uma ideia empreendedora a medida que deixa de realizar analises já testadas pelo mercado que podem facilitar a escolha da ideia mais adequada ao cenário interno e externo da empresa. Ferramentas como: Análise SWOT, Canvas e Design Thinking

              [pic 1]

     ( Fonte: https://help.grandchef.com.br/plano-de-negocio-para-restaurante/)

  1. Estratégia de Marketing Deficiente

          Sem dúvida alguma, com a imensa diversidade de produtos e empresas concorrentes, e a acirrada disputa pela atenção de potenciais consumidores, ter uma boa estratégia de marketing é fundamental. A comunicação, a identidade visual, a logo e o slogan no lançamento do produto no mercado, podem ser determinantes para a sua aceitação pelo mercado

Como evitar a mortalidade das empresas nos primeiros anos

 Serão apresentadas abaixo algumas ideias que podem evitar ou minimizar a mortalidade das empresas nos primeiros anos da sua existência:

  1. Dar preferência para atividades que gosta, que se identifica e que tenha alguma experiencia anterior.

            Talvez essa seja a “regra de ouro” para iniciar qualquer empresa. Um dos fatores mais motivadores para superar as dificuldades que certamente serão encontradas no início de qualquer atividade empresarial, certamente é a paixão pelo produto ou serviço que vai disponibilizar no mercado. Soma-se a isso a experiencia anterior, que pode evitar que muitos erros básicos sejam cometidos logo no início. Segundo o SEBRAE, dentre as empresas que faliram nos últimos anos, havia um percentual maior de empresários que não tinham experiência prévia no setor do negócio. Enquanto 71% dos empreendedores dos negócios que deram certo já haviam trabalhado no setor, nas empresas que faliram, esse número ia para 64%.

  1. Realizar pesquisa de mercado

            Como apresentado anteriormente, as pesquisas de mercado são fundamentais para o empresário ter o perfil do cliente em potencial. Quais as suas necessidades, quais as suas dores e que tipo de produto pode resolver ou minimizar esse problema

  1. Elaborar um plano de negócios

              Ter um plano de negócios é fundamental para uma empresa que deseja permanecer apresentando bons resultados no mercado por vários anos. Definir, Planejar e Executar as ações corretas determinarão o futuro da empresa. Segundo os dados do Sebrae, as empresas que não faliram foram planejadas, em média, três meses mais do que as que não foram para frente. Tempo médio de planejamento das empresas ativas: 11 meses. Tempo médio de planejamento das empresas inativas: 8 meses

                     [pic 2]

(Fonte: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/defina-o-conceito-e-planeje-o-seu-negocio)

  1. Investir em marketing

           Ter uma estratégia de marketing é fundamental nos dias de hoje, dada à variedade e produtos e de fornecedores no mercado, que diuturnamente disputam a atenção de clientes em potencial com a divulgação de seus produtos.

  1. Gestão Financeira

            Não de poder esperar sucesso em um empreendimento se não houver gestão financeira eficiente a fim de minimizar as perdas e potencializar o retorno.

  1. Montar equipe de trabalho adequada

            Conhecer o perfil do colaborador é fundamental para colocar a pessoa certa no lugar certo. Podem ser utilizados testes para identificar a personalidade de cada um melhor posicionar na equipe. Um modelo de teste bastante interessante é o modelo DISC, que identifica pessoas com perfil “Dominante” (adequado para liderança de equipes), “Influente(adequado para vendas e contato com público), “Estável (adequado para atividades de planejamento) e “Conforme”(adequado para atividades que exijam precisão e método)

  1. Inovação, atualização tecnológica e aperfeiçoamento dos produtos

            Inovar é sem dúvida uma das ações mais importantes a serem tomadas por um empresário recém inserido no mercado. Os produtos devem apresentar ao consumidor solução para os seus problemas e necessidades de maneira mais eficiente do que as disponíveis no mercado, preferencialmente com menor custo. A empresa deve estar o tempo inteiro buscando atualiza-se em relação aos avanços tecnológicos do setor que atua.

  1. Diferenciação

             Para enfrentar a imensa concorrência com produtos do mercado interno e até externo, é importante que o empresário busque um produto que tenha o seu ponto forte no aspecto em que a concorrência é fraca e assim diferenciar-se.

  1. Trabalhar em equipe

            O empresário deve desde o início buscar uma mentalidade de time entre os seus colaboradores. Fazer com que todos sintam-se parte de um todo que ser der certo, todos serão beneficiados. Deve haver liderança participativa, onde todos merecem ser ouvidos e ter as suas experiencias pessoais levadas em consideração para a tomada das decisões.

  1. Uso de tecnologias exponenciais com inteligência artificial, neurociência, biotecnologia, novas matrizes energéticas, etc...

  1. Digitalização

 As empresas devem investir em digitalização. Estamos evoluindo muito rapidamente para um mundo totalmente digital. Os produtos e processos devem seguir essa linha. A empresa deve investir em plataformas digitais de fácil acesso.

  1. Não ter necessidade de retorno imediato

           Quem está desempregado e busca com maior rapidez obter retorno financeiro na sua empresa tem maior probabilidade de falir, segundo pesquisa do SEBRAE. Enquanto nas empresas “sobreviventes”, 21% dos empresários estavam desempregados; naquelas que fecharam as portas, 30% estava sem emprego.

  1.  Capacitação em Gestão Empresarial

             Apenas gostar do que faz e ter experiencia anterior é um importante fator motivador inicial, mas para que a empresa se estabeleça definitivamente no mercado é necessário constante aperfeiçoamento em gestão por parte do empresário. Realização de cursos, palestras e oficinas de aperfeiçoamento sobre administração de negócios. Segundo o SEBRAE, nas empresas bem sucedidas, 51% dos empresários fizeram algum curso de aperfeiçoamento de gestão; enquanto que, naquelas que faliram, esse número caiu para 34%.

                     [pic 3]

                         Fonte: https://machine.global/causa-de-mortalidade-das-empresas/

Conclusão

                  Este estudo buscou apresentar de forma sucinta as dificuldades enfrentadas para empreender no  Brasil apresentado incialmente os principais motivos de ideias empreendedoras não darem certo e posteriormente quais as principais características das empresas que obtém sucesso e permanecem lucrativas no mercado por vários anos.

                  Ao final do trabalho podemos concluir que não basta ter uma boa ideia e força de vontade para ser um empreendedor de sucesso. A experiencia tem mostrado que já na definição do produto e ser colocado no mercado é de bom alvitre adequá-lo às reais necessidades do consumidor em potencial e a partir de então elaborar um plano de negócio para minimizar as possibilidades de fracasso. Para enfrentar a concorrência, inovar é de grande valia, mas para manter o negócio lucrativo por longos anos, é necessário conhecimento de gestão e capacitação contínua.

Referências bibliográficas

CAUSA DE MORTALIDADE DAS EMPRESAS. Conteúdo disponível em:

https://machine.global/causa-de-mortalidade-das-empresas/. Acessado em 14/03/2021.

DICAS PARA LANÇAMENTO DE UM NOVO PRODUTO. Conteúdo disponível em:

https://mindminers.com/blog/projeto-lancamento-novo-produto/. Acessado em 15/03/2021.

DICAS PARA TER SUCESSO NO LANÇAMENTO DE UM NOVO PRODUTO. Conteúdo disponível em:

https://endeavor.org.br/estrategia-e-gestao/dicas-para-ter-sucesso-lancamento-de-um-novo-produto/. Acessado 15/03/2021.

MICRO EMPRESA DESAPARECEM NO 1º ANO. Conteúdo disponível em:

https://www.negociosdigitaisnapratica.com.br/micro-empresas-desaparecem-1o-ano/. Acessado em 14/03/2021.

MUNDO VUCA: Entenda o conceito e saiba como se adaptar. Conteúdo disponível em: https://hsmuniversity.com.br/blog/mundo-vuca/. Acessado em 15/03/2021.

PEREIRA, Sérgio Carlos. Inovação Estratégica. Conteúdo online disponível em:  http//www.ls.cursos.fgv.br. Acessado em 20/02/2021. Rio de Janeiro: FGVOnline, 2021. 

PRINCIPAIS RAZÕES QUE LEVAM UMA EMPRESA AO FRACASSO. Conteúdo disponível em:

https://exame.com/pme/as-20-principais-razoes-que-levam-uma-empresa-ao-fracasso/. Acessado em 12/03/2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (609.6 Kb)   docx (2.1 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com