TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inovação Estratégica

Por:   •  30/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.002 Palavras (5 Páginas)  •  2.955 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE INDIVIDUAL

        

Matriz de análise

Disciplina: Inovação Estratégica

Módulo: Atividade Individual

Aluno: Érika de Araujo Ruiz

Turma:

Tarefa: Atividade Individual _ Gestão Estratégica da Inovação

Introdução

O mundo tem passando por mudanças em diversos âmbitos nos últimos anos e podemos ver essas transformações a todo tempo em níveis culturais, sociais, tecnológicos e até climáticos.

Nunca o empreendedorismo esteve tão em ascensão no Brasil e no mundo. Muita gente querendo empreender, sonhando em ter um negócio e também é a forma que muita gente tem encontrado para driblar o desemprego e sair da crise.

De acordo com o relatório executivo de 2019, do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), que realiza uma avaliação anual do nível nacional da atividade empreendedora, com abrangência mundial, o Brasil atingiu 23,3% de taxa de empreendedorismo inicial, considerada a maior marca até agora e é bem provável que o relatório do ano de 2020 ultrapasse essa marca, pois com todo o cenário átipico em função do advento da Pandemia do Corona Vírus, muitas pessoas se viram obrigadas a se reinventar e decidiram empreender.

Importante lembrar que para empreender não necessariamente precisa ter um negócio, pode se empreender dentro de uma empresa onde existe um ambiante mais propício para isso, com uma equipe consolidada, com investimento, com autonomia. No entanto, não é tão simples obter sucesso, existem vários motivos que podem levar uma ideia empreendedora ao fracasso.

Este trabalho tem como objetivo apresentar os diversos motivos que podem levar uma ideia empreendedora ao fracasso e como os conceitos e as ferramentas vistos no decorrer do estudo da disciplina podem ajudar a mudar essa realidade.

Motivos que podem levar uma ideia empreendedora ao fracasso

Podemos citar a Blockbuster, Atari, Kodak e Nokia como grandes empresas que fracassaram por não observar a transformação que se passava à sua volta e se tornaram ultrapassadas pela concorrência.

A perda do senso de realidade é muito comum de ocorrer quando se está passando por um período de bonança, pois pode gerar uma uma certa acomodação e é muito importante ter senso crítico, senso de realidade, estudar cada passo que será dado.

Um dos principais motivos que podem levar uma ideia empreendedora ao frassso é a falta de planejamento. Tanto o planejamento inicial como a revisão do planejamento ao longo do processo deve ser bem mais que um apanhado de ideias. O planejamento traz uma lógica que permite refletir sobre diversos aspectos da empresa. Com base no planejamento é possível analisar o mercado e os números antes de tomar decisões, enquanto busca por informações se adquire conhecimento sobre setor, fornecedores, clientes e concorrentes.

Confundir CPF com CNPJ, misturar as contas de Pessoa Física com Pessoa Jurídica, pegar dinheiro do caixa da empresa para pagamento de contas pessoais.

Como evitar a mortalidade das empresas nos primeiros anos

Sabemos que os primeiros anos de um empreendimento sempre são os mais difíceis, mas sempre vale lembrar algumas regras básicas para que se possa contornar os problemas e evitar a mortalidade das empresas nos primeiros anos e chegar até o sucesso.

A inovação é uma das principais formas de se diferenciar dos concorrentes, pensar em novas melhorias, transformar novas ideias em resultados.

No início dos anos 2000 com a crise no mercado de brinquedos, a empresa Lego (fabricante dos tijolinhos de plástico) chegou perto de desaparecer, a estratégia para salvar a empresa foi investir pesado em licenciamento e embarcar no sucesso de marcas como Harry Poter, Star Wars e Batman.

A empresa resolveu manter sua tradição, não abriu mão dos bloquinhos de plástico, mas passou a investir mais nos filmes e vídeo games. Atualmente a Lego é a segunda maior empresa de brinquedos do mundo.

A gestão do portifólio de inovação tem um grande potencial de transformar um negócio da empresa e existem várias várias formas de inovar, como por exemplo:

Em Produto/Serviço: Temos aquelas inovações mais simples onde se melhora produto, o designer, de tempos em tempos atualiza a versão do produto para que não se torne obsoleto. Temos as inovações mais robustas, onde as empresas colocam um produto com alta tecnologia no mercado. É importante que a empresa consiga na medida do possível trabalhar com as duas inovações.

Em Processo: compra de uma máquina ou um equipamento novo que permita aumentar a produtividade e/ou reduzir custos. Quando uma empresa desenvolve um processo de produção que consegue melhorar a qualidade dos produtos pelo simples fato de comprar um equipamento novo, consequentemente se torna mais competitiva.

Em Marketing: A empresa começa a atender um grupo de clientes que ela não atendia antes, ela verifica que é possível lançar esse produto para um outro mercado, com algumas adaptações ganhando escala e vendendo mais.

No Recebimento: Muitas empresas, por exemplo as de intenet, não ganham pelo fato do cliente acessar o site, quem paga são os anunciantes, isso faz parte de um modelo de negócios que os empreendedores precisam prestar atenção.

Conclusão

Tomando novamente como exemplo o caso da Kodak, é importante criar espaço para se falar sobre inovação de ruptura, criar agenda para conversar sobre o que é possível fazer para reinventar aquilo que fazemos, estimular os colaboradores a investir um pouco do seu tempo para pesquisar e propor ideias inovadoras.  

Muitas empresas listam inovação como um valor de seu negócio, no entanto, não praticam de fato a inovação. A liderança tem papel fundamental para estimular as pessoas para criar o futuro e não somente para apresentação de resultado a curto prazo.

Mudança do cenário econômico requer uma mudança de postura, muitas vezes até uma alteração do modelo de negócios como um todo. Caso aquele nicho não corresponda mais em volume, no resultado que ele precisa, se esse empreendedor acompanhar o Mercado, conhecer bem seu nicho de atuação ele pode atuar em um nicho complemetar, fazer parceirias e alcançar o sucesso.

Referências bibliográficas

LEITE, T.C.T. Aplicação de sistemática baseada nas metodologias DIP e VDI no projeto de um fotobiorreator de placas planas paralelas. Trabalho de Conclusão de Curso: Engenharia Mecânica - UFBA. Bahia, 2016.

PEREIRA, Sérgio Carlos de Souza. Inovação Estratégica. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas Editora, 2021, 2. ed.

https://ls.cursos.fgv.br/d2l/lor/viewer/viewFile.d2lfile/305570/579701/downloads/inovacao_estrategica.pdf Acesso em: 16.03.2021

https://www.fgv.br/rae/artigos/revista-rae-vol-38-num-2-ano-1998-nid-46448/>. Acesso em: 16.03.2021

https://administradores.com.br/noticias/como-sua-empresa-vai-morrer-em-10-anos>Acesso em: 16.03.2021

https://exame.com/blog/inovacao-na-pratica/a-era-das-organizacoes-exponenciais/Acesso em: 16.03.2021

https://ibqp.org.br/wp-content/uploads/2021/02/Empreendedorismo-no-Brasil-GEM-2019.pdf>Acesso 

em: 16.03.2021

https://administradores.com.br/artigos/lego-uma-verdadeira-virada-na-gestao-da-empresa>Acesso 

em: 16.03.2021

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (226.8 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com