TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inovação Estratégica

Por:   •  15/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.245 Palavras (5 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade individual

        

Matriz de análise

Disciplina: Inovação Estratégica

Módulo:

Aluno: Josiel R Shimoneck

Turma: 0521

Tarefa: Disserte sobre os diversos motivos que podem levar uma ideia empreendedora ao fracasso e como os conceitos e as ferramentas vistos no decorrer do estudo da disciplina podem ajudar a mudar essa realidade.

Introdução

O empreendedor tem um papel de grande relevância na sociedade atual, sendo motor para geração de empregos, riquezas, desenvolvimento da qualidade de vida para muitos a seu redor ao por em prática suas ideias empreendedoras e criar novos negócios e empresas.

A árdua tarefa de empreender requer muito mais que uma boa ideia e muito esforço. Requer preparo, aprendizado, capacitação, inovação e reinvenção constantes.

Duramente, a realidade que se impoe para grande partes dos bravos que se empenham nesta atividade é de grandes dificuldades e alto índice de insucesso.

Neste trabalho, buscaremos abordar alguns dos principais pontos que tem recorrência no fracasso e no sucesso de ideias empreendedoras postas em prática em negócios.

Motivos que podem levar uma ideia empreendedora ao fracasso

Se analisarmos o grande conjunto das ideias de negócios enterradas no cemitério do fracasso encontraremos um subgrupo de boas ideias que lá não deveriam estar, entre estas, ideias espetaculares que poderiam revolucionar o mercado e o modo como as pessoas vivem, socializam, trabalham e estudam.

Quando observamos sua causa mortis, entendemos que uma ideia empreendedora precisa de vários fatores intrinsecos e extrinsecos que permitam seu desenvolvimento e entre os principais fatores de fracasso recorrentes, podem-se destacar:

  1. Falta de sustentação no tripé:

  1. Pessoas:         interesse das pessoas (mercado) no valor proposto pela ideia de                         negócio;
  2. Técnico:         disponibilidade de tecnologia e recursos para tornar a ideia factivel ou                         possibilidade de desenvolve-la;
  3. Negócios:         viabilidade economica e capacidade de concorrer com produtos                                 similares no mercado;
  1. Dificuldade de ter/criar uma empresa com cultura flexível

Uma ideia empreendedora que tenha sustentação tripe acima citado, não está destinada ao sucesso por si só.

Ao iniciar a implantação de uma ideia, muitas etapas precisarão ser superadas e muitas adequações também deverão ser feitas. Há de se ter o cuidado de manter a essência da proposta inicial, mas estar atento à necessidade e oportunidade de se repensar e readequar ao ambiente do mercado e de negócios com agilidade, para não ficar para trás.

  1. Execução falha

Uma excelente execução é o combustível necessário para o sucesso de uma ideia empreendedora.

Um ótimo combustível não é feito de um só ingrediente, mas de uma composição regulada de acordo com o desempenho esperado de, no mínimo:

- um time altamente comprometido;

- alta qualidade na entrega;

- um método de desenvolvimento sólido;

- etapas bem definidas e completas;

- não confiar em cópias de cases de sucesso;

- aliar criatividade, disciplina, diversidade e conhecimento das tecnologias;

- mapear condições internas e externas, desafios e obstáculos;

Como evitar a mortalidade das empresas nos primeiros anos

De acordo com estudo realizado pelo SEBRAE [1] há três pontos principais que não podem deixar de ser observados para a sobrevivência de novas empresas: planejamento prévio, gestão empresarial e comportamento empreendedor.

Sob a ótica de um mercado altamente competitivo, onde a inovação e gestão estratégica devem ser aliadas, é fundamental que o empreendedor busque se capacitar diretamente e/ou inclua em seu time pessoas capacitadas a  ajuda-lo a cumprir com excelência os passos básicos de todo empreendimento mantendo-se focado nos diferenciais que pode trazer para o negócio.

Quando falamos de planejamento prévio, é importante que sejam utilizados métodos maduros de Modelagem do negócio como o CANVAS, por exemplo, mapeando pontos fundamentais como Proposta de Valor,

Segmento de Clientes, Canais, Relacionamento com Clientes, Fontes de Receita, Recursos-Chave, Atividades-Chave, Parceiros-Chave e Estrutura de Custo.

Isso facilitará ao empreendedor enxergar seu negócio e identificar oportunidades de melhoria da ideia inicial, realizando benchmarking com concorrentes e outros negócios sólidos no mercado.

Uma vez definido o negócio com um bom planejamento, contar com ferramentas modernas e ágeis para a gestão empresarial, entendendo o tamanho atual e objetivo da empresa em curto, médio e longo prazo é fundamental. Não se restringir ao conhecimento atual, mas buscar construir um time com uma cultura que represente de forma direta e clara os ideais do negócio e investir muito em pessoas e capacitação, levando-as a se engajar com o “por quê”, “como” e “o quê” a empresa oferece ao mercado. O foco na gestão de pessoas é fundamental para que elas façam acontecer o que foi planejado.

Ter o comportamento empreendedor requer manter a essência e cultura da empresa renovada, observando oportunidades, criando e recriando novos modelos de negócios para que a empresa se supere constantemente (antes que os concorrentes o façam), usando o poder da inovação, criando produtos e serviços úteis, posicionando a empresa como alternativa real e interessante para seu mercado foco, validando a ideia do negócio mediante feedback do mercado e estando aberto para se reinventar várias e várias vezes.

Nenhum negócio saudável nasce pronto ou permanecerá o mesmo por muito tempo sem correr o risco de morrer.

Para que a empresa criada com base em uma ideia empreendedora permaneça, é fundamental que estes pontos sejam observados e mais e mais ideias empreendedoras surjam, fortalecendo o negócio e capacidade de renovação deste, evitando assim entrar para o alto indice de mortalidade dos novos empreendimentos.

Conclusão

Vimos que há muitos pontos conhecidos que podem ser identificados e para mitigar os riscos de fracasso de um empreendimento e também que há muito o que se observar em como por em prática uma ideia.

Empreender requer muito mais que uma grande ideia, requer preparo, capacitação, estratégia e, acima de tudo, inovação constante.

Como comumente dito em várias formas: “O dever do empreendedor é construir uma companhia que irá destruir a sua em alguns anos. Lembre-se, a verdade é perecível e atualmente, sua validade é como um cubo de gelo no deserto.”

Referências bibliográficas

[1] CAUSA MORTIS : O sucesso e o fracasso das empresas nos primeiros 5 anos de vida. SEBRAE, 2014. Disponível em https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/SP/Anexos/causa_mortis_2014.pdf. Acesso em 02 de julho de 2021.

Inovação nas Empresas: Por que 99% das Companhias Falham?.  Inovação e & Liderança, 2018. Disponível em https://inovacaoelideranca.com.br/inovacao-nas-empresas-dificuldade/. Acesso em 02 de julho de 2021.

Como sua empresa vai morrer em 10 anos. Café com ADM, 2018. Disponível em https://administradores.com.br/noticias/como-sua-empresa-vai-morrer-em-10-anos. Acesso em 02 de julho de 2021.

A era das organizações exponenciais. Exame, 2017. Disponível em https://exame.com/blog/inovacao-na-pratica/a-era-das-organizacoes-exponenciais/. Acesso em 02 de julho de 2021.

Inovação e estratégia: o passo a passo para sua empresa se destacar no mundo competitivo. RH Portal, 2020. Disponível em https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/inovacao-e-estrategia-o-passo-a-passo-para-sua-empresa-se-destacar-no-mundo-competitivo/. Acesso em 02 de julho de 2021.

Por que as ideias fracassam? 6 dicas para evitar o insucesso. Startup Sorocaba, sem data. Disponível em https://startupsorocaba.com/startup-sorocaba-por-que-as-ideias-fracassam-6-dicas-para-evitar-o-insucesso/. Acesso em 02 de julho de 2021.

Canvas: o que é Business Model Canvas e Business Model Generation?. Startup Sorocaba, sem data. Disponível em https://startupsorocaba.com/canvas-o-que-e-business-model-canvas/. Acesso em 02 de julho de 2021.

Estratégia De Inovação: Como A Inovação Pode Te Ajudar A Planejar E Executar Estratégias. FW Symnetics, 2018. Disponível em https://fwsymnetics.com.br/blog/estrategia-de-inovacao/.

Acesso em 02 de julho de 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (226.6 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com