TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inovação Estratégica

Por:   •  14/2/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.336 Palavras (6 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 6

ATIVIDADE INDIVIDUAL

        

Matriz de análise

Disciplina: Inovação Estratégica

Módulo: Atividade Individual

Aluno: Anderson Luiz Corrêa

Turma: MBA Executivo Liderança e Inovação

Tarefa: Disserta sobre alguns motivos que podem fazer com que uma idéia emprrendedora chegue ao fracasso, e como as ferramentas e conceitos que vimos no curso podem ajudar a mudar esse fracasso.

Introdução

Temos a idéia de que a inovação e criatividade estão conectadas ao empreendorismo, as tendências de sobrevivência estão no movimento empreendedor na teoria apresentada por Charles Darwin. Podemos ver que na prática que quanto mais rápido a empresa se adapta, mais ela terá a sua capacidade de minimizar ou mitigar os desafios que podem surgir com o desenrolar das atividades, dos seus mentores e de produzir seus resultados, assim ás empresas mais atualizadas e que conseguem evoluir sobrevivem.

 Segundo (Juliano, 2016) o desenvolvimento de um empreendimento próprio, apresenta como uma difícil e complexa tarefa, mas que pode ser algo totalmente lucrativo e assim ser uma atividade divertida e prazerosa.

 A atividade de empreendedor se torna promissora pela quantidade pequena que temos de pessoas nessa função e nos setores que necessitam, mas e muito considerada como uma boa carreira no âmbito profissional, quando isso acontece fica de lado os empregos tradicionais e clássicos, com isso fazendo muito esforço para desenvolver sua riqueza e valor dentro do mercado na qual se atua.

O autor supracitado enfatiza que a dedicação na atividade do empreendorismo também possui pontos negativos, como trabalhar 12 a 18 hras por dia e não ter muitos momentos de lazer com a família e assim tornando o trabalho 7 dias na semana.

Nosso país possui de certa forma níveis consideráveis de sucesso no empreendorismo, mas precisamos olhar para outro lado também que são os fracassos na profissão, existe pequenas empresas de níveis importantes de insucesso no Brasil, porém precisamos discutir com mais intensidade e com maior ênfase o que levam essas empresas a abandonarem o mercado, quais motivos são cruciais para que elas venha desistir. Analisando esses eventos torna-se possível a construção de caminhos para identificar possíveis falhas e erros que os levem a desistência precoce das empresas e dos empreendedores assim resultando nos seus fracassos, sendo que para a economia do país eles são fundamentais. (Tavares, 2016).

Motivos que podem levar uma ideia empreendedora ao fracasso

Certamente que os pequenos empreendimentos possuem tomadas de decisões de seus proprietários de forma mais centralizada, e possuem um grande numero que escolhem uma ação ou um conjunto delas, partindo de uma opinião ou ponto de vista pessoal, são essas opiniões e atitudes que vão decidir se a empresa dirigida vai chegar ao sucesso ou não. Mesmo o pequeno empreendedor gostando e trabalhando muito para a inovação e pelo pioneirismo, essas ações não são bem vistas ou tem satisfação para o âmbito da segurança do empreendimento.

 

De acordo, ainda que os empreendedores possuam ensino superior ou graduação para administra, eles não estão preparados para o emprrendorismo, observando a grandeza de distancia que existe entre o mercado e a academia de trabalho. Normalmente a falta de conhecimento influencia diretamente na tomada de decisão, trazendo o atraso de alguma e acelerando outras, com isso vemos a falta de sinergia entre o momento onde a decisão foi tomada e o momento certo para agir.

Tavares (2016) fala que os principais motivos da morte precoce da empresa e dos projetos empreendedores sãoo planejamento prévio, a gestão empresarial e o comportamento do empreendedor. Diz também que as mínimas informações sobre o lugar de atuação o pequeno conhecimento das necessidades em que a empresa vai enfrentar, são características marcantes e tradicionais do não planejamento brasileiro. Aqui no Brasil o planejamento em curto prazo para montar um negócio faz com que surpresas ruins aconteçam e brechas sejam visíveis durante a contrução do negocio e atuação no mercado.

Quando você monta um negocio a falta de conhecimento e um dos principais fatores para você não obter sucesso, a gestão desorganizada nas áreas da empresa como finaças, área operacional, área do marketing, área de recrutamento e decisões ruins acabam com a cadeia produtiva.

Outro fator que traz a queda e a quebra do empreendimento está voltado para o empreendedor como esforço e persistência, além dos conhecimentos necessários para o negocio precisa ter muita resiliência, ser um líder e saber lidar com diferentes situações frequentemente.

Como evitar a mortalidade das empresas nos primeiros anos

Quando o planejamento e colocado de forma correta e estratégico em um negócio principalmente na tomada de decisão, contribui para a sobrevivência do negócio no mecado, o planejamento tem a grande capacidade de influenciar aos aspectos e ocasiões que podem dar fim a vida e estrutura da empresa.

Para minimizar ou acabar com os fechamentos das empresas, precisamos ter um planejamento bem definido de ações que vão melhorar a gestão da empresa.

Fazendo o melhor planejamento da empresa ligada a gestão, controle das finanças e a fatores pessoais, podem diretamente mver e influenciar positivamente na empresa e na sua produção assim garantindo o crescimento de forma firme e sustentável, assim também diminuindo os imprevistos.

Cardozo (2018) Ferramentas de benchmarking contribui com todas as decisões para tomar na empresa, influenciar os caminhos a serem tomados com praticas adotadas no desenvolvimento do negócio, segundo o autor o benchmarking não e uma cópia das estratégias e conceitos adotados pelos lideres de mercado, mas uma ferramenta que vai trazer informações para criar sua própria estratégia que solucione as particularidades da empresa como disponibilidades de recursos.

A inovação e indispensável e tem que ser utilizada para minimizar o risco de falência da empresa, porque o mercado vem mudando constantemente. Novas tecnologias e possibilidades vêm chegando todos os anos e isso deve ser vista e observado pelo empreendedor como uma oportunidade de melhorar seu serviço ou produto para o cliente, visto que pode se torna a nova tendência no mercado, assim o publico vai ficando mais exigente. Desta forma a inovação e adaptabilidade são fundamentais para obter o sucesso e sobrevivência da empresa.

Ter a criação de um plano de negócio com o objetivo em promover a orientação a colaboradores, sócios, parceiros e clientes faz toda a diferença. A falta da empresa não ter um plano estruturado tras um ponto negativo para a empresa, com isso tem grandes possibilidades de fechamento (falência), com isso a empresa precisa definir previamente metas e resultados que precisa alcançar para ter sucesso no mercado em que atua, assim obtendo o sucesso da empresa.

Conclusão

Grande oportunidade tem no mundo coorporativo no mundo do empreendorismo, com isso atrai muitos benefícios, e com todo esse contexto a população e atraída para buscar novas oportunidades, mas com tudo isso tem que tomar cuidado e entender todos os fatores que envolvem os negativos e os de riscos, isso pode influenciar o caminho da empresa para que ela chegue à falência.

Normalmente as empresas precisam mitigar as chances de insucessos, com tudo isso precisam tomar algumas atitudes e conceitos, como por exemplo adotar um plano bem estruturado compreendento possíveis números significativos dentro do mercado, as direções a serem tomadas precisam estar dentro de um plano de negocio bem estruturado, no caso do benchmarking e uma ferramenta totalmente estruturada e tras a abertura de novos conceitos para a inovação, são primordiais esses conceitos para reduzir o índices e chances de mortalidade das empresas e assim melhoras seus resultados, conseguetemente consegue fazer com que tenha mas lucro com um custo menor, dessa forma o empreendimento cresce e o empreendedor consegue chegar definitivamente nos seus objetivos traçados com êxito.

Falando de um dos maiores motivos na qual a empresa tem mortalidade, precisamos falar da ausência de satisfação da gestão e uma enorme falta de preparo do empreendedor tem a falta de planejamento, fata de conhecimento do ramo em que se atua, falta de persistência do empreendedor que desiste no primeiro ou segundo obstáculos. Esses são alguns exemplos que vão direto à falência da empresa e nas ideias iniciais dos empreendedores, por isso não recebem a atenção necessária e acabam negligenciando.

Referências bibliográficas

TAVARES, J.C DE S. Causas da mortalidade empresarial: Um estudo de caso. João Pessoa: Universidade Federal, 2016

JULIANO,M de C. Empreendorismo. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A, 2016

https://exame.com/blog/inovacao-na-pratica/a-era-das-organizacoes-exponenciais/

https://administradores.com.br/noticias/como-sua-empresa-vai-morrer-em-10-anos

WWW.EPOCA.COM.BR

CARDOSO.J.W.S

www.inovacaohoje.com.br

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (218 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com