TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inovação Estratégica

Por:   •  4/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  930 Palavras (4 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz de atividade individual

Disciplina: Inovação Estratégica

Turma: 0122-2_8

Aluno:

Contexto

O contexto da inovação proposta ocorre em uma empresa multinacional de produção, comercialização e distribuição de fertilizantes químicos americana, sendo proposta restritamente a área de distribuição. A distribuição de fertilizantes da organização em questão ocorre em diversas regiões do Brasil onde estão alocadas as unidades de mistura de fertilizantes. Nestas unidades ocorre o processo de recebimento de matérias-primas acabadas e posteriormente expedição do produto como mistura ou elemento simples, a qual a matéria prima não é misturada com outra.

Para gestão das unidades produtivas misturadoras de fertilizantes existem diversos controles nos processos produtivos internos, com indicadores de produção, manutenção, qualidade, segurança, meio ambiente e custos. Nesta ocasião também é imprescindível ter uma boa gestão dos estoques de armazenamento de matéria prima visto que mais de 70% dos fertilizantes acabados são importados e requerem um planejamento de abastecimento e consumo assertivo para não haver falta de produto ou custos com armazenamento externos às unidades.

Para cada controle dos indicadores dos processos produtivos citados anteriormente existe algum sistema ou software específico que precisa ser alimentado manualmente, onde as informações de cada área ficam segregadas em planilhas e muitas vezes ficando “presa” em uma determinada área da empresa. Neste cenário é possível encontrar os seguintes problemas:

  • Excesso de planilhas de controle
  • Restrição de acesso às informações e outras áreas
  • Necessidade de consolidação de indicadores manualmente
  • Falta de transparência nas informações
  • Lentidão na consulta de dados e informações
  • Demora na tomada de decisões
  • Excesso de papeis e relatórios impressos

Para resolução dos problemas citados anteriormente é proposto para esta organização o desenvolvimento de um novo sistema online via web chamado Blending 4.0, o qual permitirá disponibilizar os principais indicadores, metas e informações relevantes para as unidades de mistura em apenas um só lugar e em tempo real. Através deste sistema as diversas áreas da unidade industrial irão preencher, consultar e monitorar as principais informações, metas e indicadores importantes para que os integrantes da unidade tomem decisões de forma mais rápida e assertiva.

Tais metas, indicadores ou dados importantes poderão ser visualizados de forma integrada e online através de dashboards em BI, permitindo a alta gestão visualizar o cenário das unidades de distribuição de forma local, regional ou nacional, permitindo assim a tomada de decisões estratégicas com agilidade.

A produção da unidade de mistura possui configuração puxada, portanto o novo sistema permite os colaboradores de customer service acompanharem de forma online em qual posição está o pedido de cada cliente e passar uma previsão assertiva neste processo gerando confiança e credibilidade. Outro grande ganho é na gestão de estoques de matéria prima que será feita em tempo real com projeções online de acordo com os consumos de MP.

Desafios inerentes à inovação

Assim como qualquer mudança nas organizações o primeiro desafio é a resistência natural dos colaboradores, já que a implementação não somente mudará a forma de execução de tarefas específicas em um novo sistema, como também irá expor informações entre áreas distintas, podendo gerar mais conflitos internos.

Como o novo sistema proposta não apresenta de forma explicita os ganhos financeiros para organização é necessário explicitar com exatidão todos os benefícios desta inovação para a alta liderança e as facilidades que ocorrerão na rotina das unidades.

Um desafio para a implementação é a atualização das infraestruturas de TI existentes como servidores, links e bandas de internet necessário para operação do novo sistema. A segurança de dados também é um fator crítico nesta implementação uma vez que muitos KPI’s importantes da organização estarão em um website que deve ser protegido contra ataques cibernéticos e roubo de dados.

A integração de sistemas já utilizados é um dos desafios já que o novo sistema deverá integrar informações de ERP e outras aplicações utilizadas em um só ambiente virtual.

Apoio à inovação

Para implementar o novo sistema Blending 4.0 a alta liderança da organização deve não somente com os recursos financeiros necessários, mas suportando a implementação em todas as fases e exaltando os ganhos benefícios, visto que o projeto abrange áreas com diferentes gerências entre si. O departamento de TI é um dos principais envolvidos nesta implementação portanto deve estar junto em todo o planejamento e desenvolvimento.

Um fator que facilita a implementação é o caráter inovador que a empresa já possui, portanto os colaboradores em geral estão habituados com transformações constantes e mudanças repentinas em sistemas ou formas de trabalho.

Outro fator contribuinte é que o novo sistema oferece transparência, que é um valor para organização facilitando assim a aprovação entre as áreas envolvidas e governança. Através dele muitas informações poderão ser consultadas de forma online pela alta gestão de forma gerencial e estratégica, facilitando assim a tomada de decisões.

Inovação no modelo de negócios

Canvas

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

Conclusão

A inovação proposta é alinhada com o mundo 4.0 trazendo agilidade na leitura e intepretação de informações para tomada de decisões em uma organização. Com as mudanças rápidas que ocorrem no mundo, cada vez mais fica obsoleto o uso excessivo de planilhas e são eliminadas atividades que envolvem repetição de tarefas. Paralelo a isto é importante também ressaltar a importância de haver integração das informações de uma empresa, trazendo facilidade para de visão sistêmica e reduzindo a departamentalização de áreas. Na implementação desta inovação a alta gestão da organização possui um papel importante para que as barreiras sejam superadas e minimize os conflitos internos que irão surgir. Contudo é notável acima de tudo as facilidades de ganhos que esta inovação agrega para toda a companhia e colaboradores, reduzindo o volume de planilhas e acessos para um mesmo fim, facilitando a visualização de KPI’s importantes de forma rápida e online.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (333.1 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com